A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009 A REDE EM REDE A Formação Continuada na Educação Infantil Formação de Professores 21 de julho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009 A REDE EM REDE A Formação Continuada na Educação Infantil Formação de Professores 21 de julho."— Transcrição da apresentação:

1 SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009 A REDE EM REDE A Formação Continuada na Educação Infantil Formação de Professores 21 de julho

2 Meta Promover a todas as crianças matriculadas na Educação Infantil a vivência de experiências com as diferentes linguagens e saberes que circulam em nossa sociedade, baseados pelos princípios que norteiam as Orientações Curriculares.

3 A Rede Em Rede Foco nos instrumentos metodológicos (observação, registro, devolutiva, plano de ação) utilizados pelos CPs em seu trabalho de formação de professores, transversalizados pelas múltiplas linguagens compreendidas e vivenciadas nas U.E.s como práticas sociais e culturais Fase 1/ 2006: Apropriação – Coordenador Pedagógico Foco nas linguagens apontadas nos Planos de Formação elaborados pelos CP (Linguagem Oral e Escrita, Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Brincadeira). Formação central e local: uso dos instrumentos metodológicos e aproximação das crianças às práticas sociais Fase 2/ 2007: Aprofundamento – Coordenador Pedagógico Subsidiar a Rede no processo de seleção e organização de conteúdos de aprendizagem a serem desenvolvidos Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens e Orientações Didáticas Formação Central (foco na Gestão Pedagógica compartilhada – CP e D) e Local (foco na Supervisão de práticas - CP); Jornadas Pedagógicas; Seminários e Cursos Optativos. Fase 3/ 2008: Criação Partilhada – CP e Diretor de Escola

4 PROPOSTA DOT EI 2009 A partir do acompanhamento e avaliação da Fase 3 do Programa e da análise das contribuições de todos os envolvidos no desenvolvimento do trabalho elaboramos como proposta o Rede em rede – Fase 4 com o objetivo de encerrar um ciclo de trabalho envolvendo educadores e profissionais das diferentes instâncias e segmentos.

5 DOT EDUCAÇÃO INFANTIL Rede fase 4/ 2009 GT PROFESSORES 1 Assessor + Formadores credenciados GT CP 1 Assessor + Formadores das DREs (Supervisores e/ ou ATEs) GT GESTORES (D e CP) 1 Assessor + Formadores credenciados GT SUPERVISORES 1 Assessor Coordenação Geral FOCO LINGUAGENS EXPRESSIVAS FOCO As OCs e os INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS FOCO As OCs e a GESTÃO PEDAGÓGICA FOCO As OCs e o acompanhamento e a avaliação dos PPs das Unidades Produto GPS Produto 2010: Revisão das OCs Produto 2010: Revisão das OCs Produto Indicadores 1 encontro mensal (3 horas) com DOT e Assessoria 1 encontro mensal com F.CENTRAL/ 4 h, quintas- 1 encontro mensal com F.LOCAL/ (4 horas) Cursos Optativos Módulos 1 Módulos = 20 h 18h presenciais + 2 h não presenciais

6 GT DREs Supervisores e Diretores Focos Olhar investigativo do Supervisor sobre as ações da Educação Infantil Pesquisa LOCAL Registros da UE: PP, Plano de Gestão Compartilhada do D e do CP, Plano de Formação do CP, Programação Didática, Planos de trabalho dos professores, aprendizagens das crianças... Eixo OCs Temáticas Interações Tempos Espaços Materiais

7 Formação Local CP Focos Desenvolvimento de trabalho realizado para as crianças Plano de Formação do CP Apoiar o CP no seu papel de formador local Eixo OCs Temática Plano de Trabalho, práticas e registro dos professores Programação Didática para as diferentes faixas etárias

8 Formação Central Diretor e CP Focos Desenvolvimento de trabalho realizado para as crianças Plano de Gestão Pedagógica Eixo OCs Temáticas Processo de Acompanhamento e Avaliação Gestão dos Tempos Gestão dos Espaços Gestão dos Materiais Gestão das Interações

9 Formação de Professores Focos Desenvolvimento de trabalho realizado junto às crianças Planos de Trabalho Eixo OCs Temáticas Linguagens expressivas: integração e especificidades

10 Formação de Professores 1. Público Professores de CEIs, EMEIs e EMEEs 2. Módulos 1 módulo = 20 horas 1 módulo = 6 encontros de 3 horas cada + 2 h não presenciais 3. Cronograma previsto: depende dos trâmites de contratação Módulo 1: setembro e outubro Módulo 2: novembro e dezembro 4. Encontros 3ª e 4ª feiras, manhã/ tarde e noite 5. Produto final Publicação

11 Formador de Professores 1. Planejamento CENTRAL com DOT EI - encontro mensal com Equipe da DOT – EI, Coordenação Geral e Assessores para: a.discutir relatórios de acompanhamento enviados, b.avaliar os encontros de formação de professores, c.planejar pautas e encaminhamentos, d.elaborar pautas para os Módulos/ encontros nas DREs e.contribuir para a produção do PRODUTO FINAL 2. Detalhamento do desenvolvimento das pautas 3. Encontros semanais de 3 horas nas DREs: o manhã; o manhã/ tarde; o tarde/ noite ; o noite 4. Relatórios dos encontros: 1.parciais (notícias por ): inicial 2.intermediários (a cada três encontros): formativa 3.final do módulo/ grupo: somativa 5. Acompanhamento de UEs/ Professores para coleta de material para indicação para os Seminários (DRE) e para as Publicações


Carregar ppt "SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009 A REDE EM REDE A Formação Continuada na Educação Infantil Formação de Professores 21 de julho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google