A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA"— Transcrição da apresentação:

1 JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA
DEVOLUTIVA JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA

2

3 GESTÃO DE RECURSOS - EMEI GESTÃO DE RECURSOS – CEI
Equipe Gestora: Aquisição de materiais (2); Ampliação do repertório de gêneros literários (2); Reorganizar o acervo de livros. Equipe Docente: Manutenção dos equipamentos; Reposição de materiais (2); Aquisição de materiais para uso nos cantinhos (3); Otimizar espaços (3) e sua manutenção; Ampliação do jardim dos sentidos; Oferecer subsídios materiais e pedagógicos para sustentação dos projetos. GESTÃO DE RECURSOS – CEI Equipe Gestora: *Aquisição de Novos Materiais (3). Equipe Docente: *Aquisição de Novos Materiais Pedagógicos (4); *Conservação dos Espaços Internos e Externos (2); *Manutenção do Prédio (3).

4 Priorizar a aquisição de materiais e reformar espaços físicos garantem a aprendizagem?

5 Ampliar Discussão De Como Trabalhar Com Cantos
FORMAÇÃO -EMEI Equipe Gestora: Formação para o uso da sala de informática (2); Conceituar jogos na educação infantil (2); Trocas de vivências; Formação do quadro de apoio. Equipe Docente: Ampliar conhecimento sobre brincadeiras populares dirigidas e livres; Formação dos professores para trabalhar (3); Adequação do currículo para crianças com necessidades educacionais especiais; Aprimorar as experiências (2). FORMAÇÃO - CEI Equipe Gestora: Ampliar Discussão De Como Trabalhar Com Cantos Construção De Princípios Comuns Que Norteiem A Ação Pedagógica Aprimorar As Práticas De Leitura Atrelado Ao Projeto Entorno (2) Equipe Docente:

6 -Dentre as prioridades elencadas quais conteúdos/temas foram apontados?

7 MONITORAMENTO- EMEI Equipe Gestora: Cumprir a linha de tempo garantindo o desenvolvimento das aprendizagens nos campos de experiências (3). Equipe Docente: REGISTROS Equipe Gestora: Registro das observações, avanços alcançados e replanejamento (5); Observação e registro das brincadeiras; Potencializar os registros (3). Equipe Docente: Organização e sistematização dos registros Melhorar os registros das avaliações

8 Como monitorar, acompanhar e registrar os avanços e as dificuldades nas aprendizagens? - O acompanhamento está articulado às necessidades e a Equipe Gestora dá devolutivas?

9 VÍNCULO FAMÍLIA-U.E. CEI VÍNCULO UE-FAMÍLIA- EMEI
Equipe Gestora: Equipe Docente: Participação dos Pais no Acompanhamento da Criança. VÍNCULO UE-FAMÍLIA- EMEI Equipe Gestora: Empréstimo do livros e participação dos pais no relato destas histórias (2); Parceria com a família nas ações desenvolvidas. Equipe Docente: Melhorar o vínculo família-escola; Empréstimo de livros para pais (3); Projeto do Leitura com a participação de alunos e pais; Aumentar a participação dos pais ou responsáveis na vida escolar de seus filhos.

10 COMO É A TRANSPARÊNCIA NA UNIDADE?
COMO ACONTECE O ACOLHIMENTO E RECEPÇÃO DAS CRIANÇAS E FAMÍLIAS ? COMO SÃO PLANEJADAS AS ATIVIDADES QUE ENVOLVEM AS FAMÍLIAS ? HÁ UM DIÁLOGO PERMANENTE U.E/FAMILIA? A UNIDADE ESTABELE PARCERIAS ( CEFAI CONSELHO TUTELAR, CAPS, UBS, REDE DE PROTEÇÃO E OUTROS) ?

11 PLANEJAMENTO - CEI Equipe Gestora: Organização do Espaço Externo (4); Intensificar as Rodas de Conversas; Incluir na Rotina Atividade Permanente; Otimizar a Utilização de Todos os Espaços do CEI (4); Elaboração de Protocolos de Conduta; Desenvolvimento da Linguagem Corporal e Oral Com Foco no BI e BII (2); Organização de Oficinas de Musicalidade; Qualificar as Brincadeiras (2); Ênfase na Linguagem Artística; Articulação Entre os Professores dos Dois Turnos; Promover Situações de Convivência Onde as Relações Interpessoais Possam ser Exploradas; Teatro e Música; Intensificar a Exploração da Linguagem Verbal – Ler e Contar Histórias; Fortalecer o Trabalho com as Crianças no Campo de Experiências do Brincar e Imaginar.

12 PLANEJAMENTO- CEI Equipe Docente: Diversificar o Uso de Materiais Pedagógicos; Facilitar o Acesso ao Acervo de Livros, Cd e DVD; Melhorar a Comunicação; Organizar O Acolhimento No Espaço De Convívio; Ampliar As Interações Entre Os Agrupamentos (3); Trabalhar A Diversidade Cultural; Ampliar A Identidade E Autonomia; Sistematizar As Sessões Simultâneas De Leitura; Explorar A Linguagem Corporal (2) I– Privilegiar A Área Externa; Promover A Apropriação Do Conhecimento Matemático E Das Linguagens Artísticas (3): Exploração Do Espaço Externo (3); Brincar, Imaginar /Faz De Contas (3); Organizar O Cronograma Da Semana Cultural; Organização Dos Espaços; Adequação Da Linha De Tempo; Promoção Da Autonomia, Criatividade E Construção Do Conhecimento; Equilibrar Os Campos De Experiências (2); Trabalhar As Linguagens Verbal E Corporal; Organização da Rotina; Trabalhar com Música; Jogos de Regras; Trabalhar atividades que Contemplem a Socialização e a Integração entre as Crianças.

13 Otimização da área externa (3); Focar as brincadeiras (9);
PLANEJAMENTO - EMEI Equipe Gestora: Otimização da área externa (3); Focar as brincadeiras (9); Utilização de tempos e espaços de forma planejada (6); Exploração de recursos áudio visuais disponíveis na escola; Reorganizar o acervo de livros; Investir no campo de experiência (3) - cuidar de si do outro e do ambiente (3); Plano de trabalho e as questões de gênero; Trabalho com projetos didáticos no campo dos conhecimentos matemáticos; Uso da sala de informática (2); Ações de contação de histórias (3); Elencar seleção de músicas e histórias; Aprimorar a escolha de livros; Jogos de cooperação e rodas cantadas (2); Intensificar o repertório cultural de jogos e brincadeiras (2); Potencializar os registros (3); continua ...

14 Equipe Gestora: (Cont.)
PLANEJAMENTO - EMEI Equipe Gestora: (Cont.) Campo de experiência pouco explorado (não especificado) horta; Focar nas experiências de linguagem corporal (3); Reorganização dos cantos de atividades (3); Elaboração de projetos para otimização da sala de vídeo, leitura e informática; Utilização dos espaços de leitura; Organização da unidade através de cantos; Maior envolvimento da UE no projeto entorno (6); Continuidade nas ações sobre o projeto de educação ambiental (2); Trabalhar com questões de gênero (2) – corpo, sexualidade; Trabalhar com a diversidade; Utilização de DVD e vídeo com objetivo didático; Propostas envolvendo musicalidade.

15 Equipe Docente: (cont...) Otimizar espaços e sua manutenção (3);
PLANEJAMENTO - EMEI Equipe Docente: (cont...) Otimizar espaços e sua manutenção (3); Continuar/otimizar com os cantos de brincadeiras (2); Trabalhar com a contação de histórias e brincadeiras (2); Projeto consciência alimentar; Higiene e alimentação; Projeto meio ambiente, biblioteca volante e horta; Continuidade do trabalho para a autonomia das crianças; Projeto entorno (3); Ampliar o repertório de histórias; Elaboração de sequências de atividades; Retomar o projeto reciclagem; Valores humanos e interações significativas; Roda de conversa como atividade permanente; Exploração natureza e cultura; parcerias com equipamentos do entorno; Trabalhar o reconhecimento do nome; Trabalhar questões de gênero e étnico raciais; Reciclagem; Pesquisa.

16 O PLANEJAMENTO ESTÁ PAUTADO NAS APRENDIZAGENS?

17 Como Equilibrar os Campos de Experiências?

18 DOCUMENTOS CONSTRUIDOS NA U.E.
PROJETO PEDAGÓGICO PLANO DE METAS PEA PROJETO DE FORMAÇÃO PLANO SEMANAL LINHA DO TEMPO / ROTINA CRONOGRAMA DOS ESPAÇOS

19 QUEM CONSTROI ESTES DOCUMENTOS ?

20 QUEM E COMO ACOMPANHAR ? Plano ( Diário/ Semanal/Quinzenal ...)
Registros dos Professores Cronograma dos Espaços Avaliações Produções das crianças / Portifólios Devolutivas

21 LINHA DE TEMPO ROTINA

22 “Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário”
Délia Lerner Editora Artmed, 2002

23 Modalidades Organizativas de Atividades
Gestão do tempo didático dos campos de experiências Concepção de que a aprendizagem progride através de sucessivas reorganizações de conhecimentos Mudança qualitativa Rompimento da correspondência linear entre: parcelas de conhecimento parcelas de tempo

24 Atividades Permanentes ou Atividades Habituais na Educação Infantil
Oportunidade de aproximar os alunos de diversas experiências Exemplos Repetem-se regularmente Permitem leitura diária pelo professor roda de conversa diária oficina de pintura semanal cantos de brincadeiras hora da música Convivência intensa com experiências significativas Diariamente Semanalmente Mensalmente Capacidade de retomar a atividade. Ex. brincar Oportunidade de experimentar diferentes experiências em todos Durante vários meses, ao longo do ano Desenvolver estratégias

25 Seqüência de atividades
Cada seqüência prevê duração limitada a algumas semanas Exemplo - Leitura Mobiliza: atividades coletivas atividades grupais atividades individuais Exemplos atividades de brincar brincadeiras de cantos brincadeiras de regras resgatar brincadeiras tradicionais Brincadeiras com objetos Permite realizar várias seqüências ao longo do ano Textos de mesmo autor VINICIUS DE MORAES Textos de mesmo tema BRUXAS Textos de mesmo gênero FÁBULAS

26 Projetos de trabalho Planejar, prever, dividir responsabilidades Tempo flexível Produto final Tempo necessário para alcançar o objetivo Aprender conhecimentos específicos Tarefa coletiva composta de subtarefas Desenvolver capacidades e procedimentos específicos Usar recursos tecnológicos dias Avaliar os resultados em função do plano inicial Aprender a trabalhar em grupo meses ano Controlar o tempo Dividir e redimensionar as tarefas

27 ISSO TUDO É O COMEÇO, O MEIO, O RECOMEÇO, O MEIO, SEM FIM...


Carregar ppt "JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google