A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO PEDAGÓGICO 2012. PERFIL DAS CRIANÇAS NO INÍCIO DO ANO Mini grupo: primeira experiência escolar; egocentrismo acentuado; insegurança; em processo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO PEDAGÓGICO 2012. PERFIL DAS CRIANÇAS NO INÍCIO DO ANO Mini grupo: primeira experiência escolar; egocentrismo acentuado; insegurança; em processo."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO PEDAGÓGICO 2012

2 PERFIL DAS CRIANÇAS NO INÍCIO DO ANO Mini grupo: primeira experiência escolar; egocentrismo acentuado; insegurança; em processo de desfraldamento; dificuldades para se situar nos diferentes espaços e tempos da escola; dificuldades para expressar suas necessidades e desejos; ampla diversidade do ritmo de estruturação da linguagem verbal e do pensamento racional. Infantil I: primeira experiência nesta unidade de ensino; ampla diversidade do ritmo de estruturação da linguagem verbal e do pensamento racional; dificuldades para se situar nos diferentes espaços e tempos da escola; dificuldades de aceitação e cumprimento das regras de convivência; egocentrismo acentuado. Infantil II: estabelecimento de vínculo em relação ao ano anterior por afinidade ou gênero; autonomia das crianças durante a realização das atividades; autonomia e segurança para se deslocar nos diferentes espaços; demonstração de expectativas sobre o que irão fazer; crianças participativas e curiosas; muito afetivas e falantes; já se apropriaram das regras de convivência em grupo;

3 PRIORIDADE CONSTRUÇÃO e OTIMIZAÇÃO dos espaços e tempos das crianças, pois acreditamos que elas são as protagonistas dos seus fazeres, participando e elaborando de forma ativa e autônoma de sua infância.

4 Proposta Pedagógica Pedagogia de Projetos Cada turma construirá seu projeto de acordo com suas vivências, interesses, curiosidades e necessidades identificadas pelo professor.

5 M E T A S Promover o conhecimento da comunidade, através de reuniões formativas sobre questões ligadas a infância; Estabelecer o relacionamento franco e garantir a participação das famílias das crianças na vida escolar; Desenvolver a socialização da criança, visando uma boa convivência com o outro, onde todas as relações sejam permeadas por valores éticos, respeitando as diferenças e fazendo uso de valores / princípios importantes para a convivência em sociedade (respeito, solidariedade, cooperação, tolerância, verdade, honestidade, entre outros).

6 Contribuir para a formação da identidade das crianças, considerando sua singularidade, história de vida, reconhecendo e valorizando as diferenças existentes entre seus pares e, dessa forma, beneficiando a todas no que diz respeito ao seu desenvolvimento e a construção dos seus conhecimentos. Interagir com os meios físico e social de forma autônoma. Despertar a curiosidade e o interesse pelo conhecimento e aprendizagem. Favorecer o desenvolvimento do pensamento/raciocínio através de situações problematizadoras envolvendo as diferentes linguagens. Construir e otimizar espaços e tempos onde as crianças possam desenvolver a capacidade criadora, atuando como protagonistas.

7 ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR Salas de Aula Parque Brinquedoteca Ateliê Sala 07 (espaço multimeios, cujo nome está em processo de escolha pelas crianças e famílias) Laboratório de Informática Educativa Pátio Área externa Refeitório Sanitários Horta

8 RECURSOS UTILIZADOS Filmadora; Computadores e impressoras; Microsistem e sistema de som; Câmera Fotográfica; Balcão Térmico; Brinquedos e jogos pedagógicos; Projetor Multimídia; Materiais de papelaria; Livros Infantis, CDs, DVDs; Referenciais bibliográficos para pesquisa; Aparelhos audiovisuais;


Carregar ppt "PROJETO PEDAGÓGICO 2012. PERFIL DAS CRIANÇAS NO INÍCIO DO ANO Mini grupo: primeira experiência escolar; egocentrismo acentuado; insegurança; em processo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google