A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011. CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011. CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS."— Transcrição da apresentação:

1 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011

2 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

3 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: A concepção de Educação e Infância perpassa o observado no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: A criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É profundamente marcada pelo meio social em que desenvolve, mas também o marca Entende-se a Infância e a própria Educação infantil como um tempo precioso, em que se tem muita curiosidade para explorar e descobrir tudo o que cerca, em que se brinca, em que se aprende, em que se observa e se é observado, em que se fala e também se escuta, em que constroe e descontroe, enfim um tempo precioso, em que se tem muita curiosidade para explorar e descobrir tudo que o cerca.

4 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: CONCEPÇÃO DE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

5 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: Na situação atual, em que os Centros de Educação Infantil vem construindo sua identidade dentro da Educação Municipal, a equipe escolar vem discutindo e buscando refletir dentro das situações ocorridas no cotidiano a concepção de qual é o papel do CEI diante dessas demandas e desafios que se apresentam, principalmente na tentativa de superar a idéia de assistencialismo e compensação enraizada neste espaço. O grupo está no processo de construção de uma proposta educacional que contemple as possibilidades das crianças a aprender e se desenvolver, de reorganizar e organizar os tempos e espaços para atender as necessidades das crianças, a organizar a rotina de forma que respeite o diferentes ritmos das mesmas e que, portanto seja mais flexível e de discutir e refletir o planejamento e avaliação das propostas da rotina de modo que aperfeiçoe o cuidar e o educar, enquanto tarefas integradas voltadas a atender as diversas dimensões da infância.

6 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

7 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: O CEI

8 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: RECURSOS HUMANOS DIREÇÃO: Marta Delgado Koch da Silva COORDENAÇÃO: Cristina Antunes Tavares Ferreira CORPO DOCENTE: 31 AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO: 05 AGENTE ESCOLAR: 04 AGENTE DE APOIO: 05

9 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: RECURSOS FÍSICOS 1 sala com trocador; 6 salas comuns; 4 banheiros infantis; 2 refeitórios; 1 lactário; 1 cozinha com sua respectiva dispensa; 1 lavanderia 1 almoxarifado 1 almoxarifado 1 depósito; 1 sala para materiais pedagógicos;

10 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: RECURSOS FÍSICOS 1 secretaria; 1 sala de Diretor de Escola; 1 sala de Coordenação Pedagógica; 1 banheiro da secretaria; 1 banheiro feminino para funcionários; 1 banheiro masculino para funcionários; 1 solário; Área externa com parque e pátio descobertos.

11 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: Número de vagas Turmas Quantidade Alunos Atendidos Berçário I Berçário II Mini Grupo I Mini Grupo II Total Período: Integral

12 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE

13 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: As crianças atendidas por esta Unidade Educacional são advindas do próprio bairro, marcado por construções realizadas através de invasões, cujos moradores vieram das mais diversas regiões, principalmente do nordeste brasileiro. Uma característica evidente no bairro é que a construção das casas, em sua maioria, não possuem quintal e estão inacabadas, por não contar com nenhuma área de lazer, a rua se torna o único espaço onde as crianças costumam compartilhar suas brincadeiras. Muitas vezes tão pequenas num espaço tão inseguro sem nenhum acompanhamento de um adulto. Em uma entrevista realizada pelo CEI os pais relataram que as crianças possuem pouco acesso aos jornais, revistas e aos livros, bem como ao computador e internet. A situação das famílias constitui-se de baixa renda, mas possuem perspectiva de melhoria na qualidade de vida.

14 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: OBJETIVOS E FINALIDADES

15 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: Entende-se como competência e responsabilidade inerentes a esse Centro de Educação Infantil, atentar para o respeito à dignidade e aos direitos da criança, considerando suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, religiosas, entre tantas. Oferecendo às crianças o acesso aos bens culturais, possibilitando o seu desenvolvimento das capacidades de pensar, expressar, comunicar e interagir.

16 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: METAS

17 Que ao final do Mini-Grupo II a criança seja capaz de: Expressar-se através das múltiplas linguagens com autonomia; Cuidar de si, de seus objetos de uso pessoal, do outro e do ambiente, respeitando as diferenças e valorizando atitudes que contribuem para uma vida saudável; Resolver conflitos sem o auxílio de um adulto e sem agressividade.

18 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: AÇÕES

19 Possibilitar experiências com as diferentes linguagens no cotidiano da criança, estimulando a mesma a expressar seus pensamentos, idéias, sentimentos e emoções; Propiciar a aquisição de autonomia através da prática dos hábitos alimentares saudáveis, higiene pessoal e cuidados com o seu corpo e com o do outro; Seleção e aquisição de novos brinquedos e realização de oficinas para a confecção de brinquedos pelos alunos, com o intuito de promover, através do lúdico (brinquedos e brincadeiras), a apropriação das diferentes linguagens e propiciar experiências de aprendizagem visando o desenvolvimento global da criança; Discutir, refletir e definir claramente as etapas e níveis de aprendizagem a serem alcançados pelas crianças em cada agrupamento, elaborando o planejamento didático de todo o trabalho pedagógico de forma sequencial e construí-lo coletivamente.

20 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: DESAFIOS

21 Reorganizar o tempo e os espaços para que as crianças possam atingir os objetivos propostos; Desenvolver nas crianças, cuja faixa etária é de 0 à 4 anos, noções de cidadania; Possibilitar uma maior interação entre as crianças das diferentes faixas etárias.

22 CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: Mini Grupo II

23 Mini Grupo I

24 Berçário I

25 Berçário II


Carregar ppt "CEI JARDIM SHANGRI-LÁ PROJETO PEDAGÓGICO 2011. CEI JARDIM SHANGRI-LÁ R. SALVADOR DE ALBUQUERQUE, 124 - JARDIM SHANGRI-LÁ TEL: 3941-9684 CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google