A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

2 INFORMÁTICA Uso do computador...
Uma ferramenta a mais no processo de desenvolvimento da pessoa com deficiência Amplia possibilidade de comunicação e interatividade Informática educacional: aprimorar as práticas educacionais e desenvolver ferramentas de acessibilidade digital, de baixo custo.

3 Propicia à pessoa com deficiência estratégias para seu desenvolvimento global
É flexível: possibilita ao educador definir parâmetros em cada atividade, individualizando a experiência de ensino e aprendizagem

4 É aberto, o conteúdo é dinâmico e pode ser adaptado a realidade sócio-educacional de cada aluno
Abrange atividades relacionadas às competências cognitivas, sócio-afetivas, motoras e lingüísticas, considerando o educando na sua totalidade

5 RECURSOS PEDAGÓGICOS

6 RECURSOS DE ENSINO Se assemelha mais a um estímulo concreto que possa ser manipulável. Estímulo que deverá ter uma finalidade, ou seja, deverá a esse estímulo ser atribuída a finalidade pedagógica. (MANZINI, 1999)

7 Recurso pedagógico como “[
Recurso pedagógico como “[...] material de auxílio que faz parte de uma atividade de ensino planejada e que tem relação com a faixa-etária, interesse, dificuldade e necessidade do aluno com deficiência”. (FIGEUIREDO, 2002, p. 23)

8 FUNÇÃO DO RECURSO Auxiliar o aluno pensar;
Possibilitando o desenvolvimento de sua imaginação Possibilita a capacidade de estabelecer analogias Aproximar o aluno da realidade e auxiliá-lo a tirar dela o que contribui para a sua aprendizagem. (SCHMITZ, 1984, p. 137)

9 CONSTRUÇÃO DE RECURSOS
Adequada às necessidades do aluno e corresponder à atividade proposta, a fim de beneficiar o aluno, durante o aprendizado, e o professor, no processo de ensino (MELLO, 2003)

10 COMO REALIZAR A ADPTAÇÃO?
Não retirar os próprios objetivos do recurso, Adaptar as necessidades que surgirem; Julgar os momento e as oportunidades para a adoção de um ou outro recurso, e especialmente a combinação de vários deles, Adaptação adequada às necessidades do aluno

11 QUEM USA? O uso a partir das:
Características e objetivos, e conteúdos a serem aprendidos.

12 QUANDO ADAPTAR Quando o modelo sob o qual ele está constituído não permitiria a sua utilização pelo aluno. Quando garante acessibilidade às informações

13 1 Entender a situação que envolve o estudante
Escutar seus desejos. Identificar características Físicas/psicomotoras. Observar a dinâmica do estudante no ambiente escolar. Reconhecer o contexto social.

14

15 2 Gerar idéias Conversar com usuários (estudante/família/ colegas).
Buscar soluções existentes (família/catálogo). Pesquisar materiais que podem ser utilizados. Pesquisar alternativas para confecção do objeto.

16 3 Escolher a alternativa viável
Considerar as necessidades a serem atendidas (questões do educador/aluno). Considerar a disponibilidade de recursos materiais para a construção Do objeto – materiais, processo para confecção, custos.

17 4 Representar a idéia por meio de desenhos, modelos, ilustrações
Definir materiais Definir as dimensões do objeto – formas, medidas, peso, textura, cor, etc.

18 5 Construir o objeto para experimentação
Experimentar na situação real de uso.

19 VÍDEO ADAPTAÇÃO DE RECURSOS

20 6 Avaliar o uso do objeto Considerar se atendeu o desejo da pessoa no contexto determinado. Verificar se o objeto facilitou a ação do aluno e do educador.

21 7 Acompanhar o uso Verificar se as condições do aluno mudam com o passar do tempo e se há necessidade de fazer alguma adaptação no objeto.


Carregar ppt "RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google