A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”"— Transcrição da apresentação:

1 “Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.” Seymour Papert 25 de março de 2017

2 Informática aplicada à Educação Matemática
Profª. Andréa Cardoso

3 Conteúdo Programático
Tecnologia da informação e da comunicação; Utilização de softwares no ensino de Matemática; Linguagem de programação LOGO; Geometria dinâmica com o Cabri-géomètre; Planilhas eletrônicas; Internet e educação. 25 de março de 2017

4 Critérios de Avaliação
A: Avaliação escrita individual T: trabalhos em classe e extra classe S: Seminário 25 de março de 2017

5 Máquinas de ensinar

6 Informatização das escolas
O ano de 1998 foi marcado pelo fim da primeira etapa do processo de informatização das escolas públicas brasileiras. As escolas estão preparadas para receber estes equipamentos? No final da década de 80, o mesmo processo fracassou no Estados Unidos e na França pela falta de planejamento e investimentos na formação do professor. 25 de março de 2017

7 Informatização das escolas
Em que momento o aluno freqüenta o laboratório de informática? O computador precisa estar integrado à atividade didática, sendo utilizado como uma ferramenta a mais, como já são os livros didáticos, para- didáticos, a calculadora ou, até mesmo, o giz. Apenas a chegada de máquinas na escola não é suficiente. É preciso capacitar os professores a usar com o mínimo de destreza o computador, para que eles possam aliar o seu conhecimento técnico ao conhecimento pedagógico, e dessa união retirar meios de levar a seus alunos novas maneiras de aprendizagem e descoberta de informação. 25 de março de 2017

8 Histórico das máquinas de ensinar
A primeira máquina utilizada na educação foi desenvolvida em pelo Dr. Sidney Pressey. Era uma máquina desenvolvida para corrigir questões de múltipla escolha. Em 1950, Skinner propôs a criação de uma máquina, utilizando o conceito de Instrução Programada. Com isso, ocorreu a primeira utilização dos computadores como instrumentos didáticos. 25 de março de 2017

9 Ambientes computadorizados
O ambiente educacional computadorizado possui três entidades básicas: o professor, e o computador. o aprendiz, 25 de março de 2017

10 Softwares educacionais
O software é o elemento principal de um ambiente educacional, pois dele depende a eficiência do processo de ensino. Objetivo: Auxiliar o processo de ensino- aprendizagem; Problemática: Os primeiros softwares educacionais apenas reproduziam os métodos tradicionais de ensino no novo ambiente computadorizado. 25 de março de 2017

11 Softwares educacionais
Existem diversos tipos de softwares educacionais, que podem ser: exercício-e-prática, tutoriais ou livros multimídias, jogos educacionais, simuladores ou ferramenta educacional. Exercício-e-Prática: São softwares (bem simples) que fornecem exercícios ao aprendiz para que ele possa resolver e aprender por meio da prática. São utilizados para auxiliar no processo de fixação ou revisão da aprendizagem. Tutoriais: São softwares que possuem um módulo tutor que tem a função de apresentar o conteúdo ao aprendiz e verificar a assimilação da aprendizagem através de perguntas. Em alguns casos fornece uma explicação sobre as respostas erradas. Jogos Educativos: São softwares que tem a função de ensinar o aprendiz e desenvolver certas habilidades por meio de jogos que implementam conteúdos educacionais. Possuem a grande vantagem de possibilitar a inclusão do aspecto lúdico no processo de aprendizado, onde o aprendiz é levado a aprender brincando. 25 de março de 2017

12 Ferramenta educacional
Enquanto os outros tipos de softwares educacionais objetivam ensinar de forma direcionada, os simuladores têm uma proposta oposta, não visam ensinar, mas levar o aprendiz ao processo de descoberta da sua própria forma de aprendizado. Sócio-Construtivismo = Construtivismo Interacionismo 25 de março de 2017

13 Simuladores Estratégia
Exploração autodirigida, ao invés da instrução direta e explícita. Vantagens O aprendiz pode: - experimentar situações de perigo sem riscos (sem se machucar); - tomar atitudes ou cometer erros sem prejuízo (sem desperdício de material). 25 de março de 2017

14 Escolha do software A escolha deve ser feita por critérios pedagógicos, respondendo a perguntas bem simples: O que este programa se propõe a realizar? O conteúdo trabalhado atinge o objetivo? Quais são os campos conceituais trabalhados? Que atividades podem ser exploradas? O programa é adequado ao nível dos meus alunos? 25 de março de 2017

15 Escolha do software Fácil de aprender
Que tipo de programa deve ser utilizado no ensino? Requisitos: Fácil de aprender Interpretada e interativa (fácil de usar) Flexível Funções matemáticas e gráficas Comandos e documentação em português Baixo custo (código aberto) 25 de março de 2017


Carregar ppt "“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google