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Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular Jeff Skelton Professor de Informática Escola Secundária de Hedrick Lewisville, Texas.

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1 Atingindo a Capacitação em Informática através da Grade Curricular Jeff Skelton Professor de Informática Escola Secundária de Hedrick Lewisville, Texas

2 Histórico da Introdução à Informática na Escola Secundária de Hedrick Antes de : Introdução à informática é ensinada aos alunos da 8 a série durante 18 semanas por estudante Antes de : Introdução à informática é ensinada aos alunos da 8 a série durante 18 semanas por estudante : Computação básica é ensinada a todos os alunos da escola durante 10 semanas por estudante : Computação básica é ensinada a todos os alunos da escola durante 10 semanas por estudante 1998-ao Presente: 1998-ao Presente: -- Introdução básica para os alunos da sexta série durante ±10 semanas integrando arte da linguagem e habilidades em matemática -- Projetos da grade curricular da 7 a série durante ± 10 semanas -- Projetos da grade curricular da 8 a série durante ± 10 semanas -- Semanas restantes utilizadas em aulas de arte, outros projetos

3 Análise Lógica Os computadores são somente uma das muitas ferramentas utilizadas para alcançar um objetivo – APRENDER. Os computadores são somente uma das muitas ferramentas utilizadas para alcançar um objetivo – APRENDER. O Departamento de Educação do Texas (DET) recomenda que se passe da oitava para a sexta série a iniciação em informática O Departamento de Educação do Texas (DET) recomenda que se passe da oitava para a sexta série a iniciação em informática As matérias da grade curricular têm objetivos tecnológicos que se ajustam às recomendações do DET. As matérias da grade curricular têm objetivos tecnológicos que se ajustam às recomendações do DET. A capacitação e experiência dos estudantes em computação aumentam através da integração A capacitação e experiência dos estudantes em computação aumentam através da integração

4 Cronograma – Plano de Integração da Escola Rascunho do programa é preparado pelo professor de introdução à informática no começo do ano letivo Rascunho do programa é preparado pelo professor de introdução à informática no começo do ano letivo O professor atualiza o cronograma de acordo com os dados fornecidos pelos professores das outras matérias O professor atualiza o cronograma de acordo com os dados fornecidos pelos professores das outras matérias T-Menos Duas Semanas: O professor de informática começa o planejamento T-Menos Duas Semanas: O professor de informática começa o planejamento T-Menos Uma Semana: T-Menos Uma Semana: O professor de informática recomenda como completar o projeto e quais os aplicativos a serem utilizados (I.e.: Microsoft Excel, Word) O professor de informática recomenda como completar o projeto e quais os aplicativos a serem utilizados (I.e.: Microsoft Excel, Word) O professor de informática cria os materiais necessários para o laboratório de computação O professor de informática cria os materiais necessários para o laboratório de computação

5 Programa de Informática para a Sexta Série Unidade I: Introdução a Informática Unidade I: Introdução a Informática 5 períodos de aula de uma hora 5 períodos de aula de uma hora Unidade II: Aprendendo Habilidades Básicas de Processamento de Texto (Word) através das aulas de Linguagem Unidade II: Aprendendo Habilidades Básicas de Processamento de Texto (Word) através das aulas de Linguagem 5 períodos de aula de uma hora 5 períodos de aula de uma hora Unidade III: Capacitação no uso de Bibliotecas e Recursos de Pesquisa na Internet (Internet Explorer) Unidade III: Capacitação no uso de Bibliotecas e Recursos de Pesquisa na Internet (Internet Explorer) ± 15 períodos de aula de uma hora ± 15 períodos de aula de uma hora Unidade IV: Uso de Planilhas (Excel) Unidade IV: Uso de Planilhas (Excel) ± 5 períodos de aula de uma hora ± 5 períodos de aula de uma hora Unidade V: Prática em Apresentações (PowerPoint ) Unidade V: Prática em Apresentações (PowerPoint ) ± 5 períodos de aula de uma hora ± 5 períodos de aula de uma hora Unidade VI: Projeto Final Unidade VI: Projeto Final ± 5 períodos de aula de uma hora ± 5 períodos de aula de uma hora

6 Unidades da 7 a Série Unidade I: Boas-vindas e Revisão Inicial Unidade I: Boas-vindas e Revisão Inicial 2 períodos de aula de uma hora 2 períodos de aula de uma hora Unidade II: Prática de Pesquisa de Bibliotecas e Internet Unidade II: Prática de Pesquisa de Bibliotecas e Internet ± 15 períodos de aula de uma hora ± 15 períodos de aula de uma hora Unidade III+: Vários projetos a serem determinados Unidade III+: Vários projetos a serem determinados ± 10 períodos de aula de uma hora ± 10 períodos de aula de uma hora

7 Unidade I: Mesma da 7 a Série Unidade I: Mesma da 7 a Série Unidade II: Projeto a ser determinado Unidade II: Projeto a ser determinado ± 5 períodos de aula de uma hora ± 5 períodos de aula de uma hora Unidade III: Matemática – Projeto Baseball Unidade III: Matemática – Projeto Baseball ± 5 períodos de aula de uma hora ± 5 períodos de aula de uma hora Unidade IV: Prática na Pesquisa de Bibliotecas e Internet Unidade IV: Prática na Pesquisa de Bibliotecas e Internet ± 18 períodos de aula de uma hora ± 18 períodos de aula de uma hora Unidades da 8 a Série

8 Exemplos de Projetos da 7 a Série Banco de dados sobre a História do Texas com perguntas e respostas usando o Microsoft Excel ou Access para construir e desenvolver o banco de dados Banco de dados sobre a História do Texas com perguntas e respostas usando o Microsoft Excel ou Access para construir e desenvolver o banco de dados Catálogo de Sonhos de Consumo usando funções e fórmulas do Microsoft Excel para calcular o percentual, desconto em dólares, impostos, e custo total para preços por atacado e no varejo Catálogo de Sonhos de Consumo usando funções e fórmulas do Microsoft Excel para calcular o percentual, desconto em dólares, impostos, e custo total para preços por atacado e no varejo Usar o Microsoft PowerPoint para criar um Catálogo Ilustrado de Sonhos de Consumo Usar o Microsoft PowerPoint para criar um Catálogo Ilustrado de Sonhos de Consumo

9 Exemplo para Estudantes: Democracia ou Ditadura? De acordo com o gráfico à esquerda, a maioria das pessoas prefere a democracia De acordo com o gráfico à esquerda, a maioria das pessoas prefere a democracia Um governo democrático dá às pessoas do país mais poder de decisão sobre suas vidas. Um governo democrático dá às pessoas do país mais poder de decisão sobre suas vidas. Isso faz com que os seres humanos desfrutem melhor da vida e estejam mais dispostos a cooperar com o Governo. Isso faz com que os seres humanos desfrutem melhor da vida e estejam mais dispostos a cooperar com o Governo.

10 Pressupostos para o Laboratório de Computação Suficientes equipamentos para acomodar a turma com maior número de alunos Suficientes equipamentos para acomodar a turma com maior número de alunos Acesso a computadores com softwares atuais, como o Microsoft Windows 98, Microsoft Office 2000 e Internet Explorer 5.0 Acesso a computadores com softwares atuais, como o Microsoft Windows 98, Microsoft Office 2000 e Internet Explorer 5.0 Escalação para permitir a maximização do tempo de uso do computador Escalação para permitir a maximização do tempo de uso do computador

11 Diretrizes para a Aplicação de Tecnologia I. Fundamentos: Os estudantes tomam decisões conscientes sobre a tecnologia e suas aplicações. II. Aquisição de Informações: Os estudantes usam tecnologia para acessar, analisar e avaliar a informação adquirida III. Resolvendo Problemas: Os estudantes optam pela tecnologia adequada à tarefa, sintetizam o conhecimento, criam uma solução e avaliam os resultados IV. Comunicação: Os estudantes formatam dados digitais para uma comunicação efetiva; distribuem o produto eletronicamente em uma variedade de meios; e usam aplicativos tecnológicos para facilitar a avaliação da comunicação

12 Benefícios da Integração da Informática com a Grade Curricular 30 ou mais semanas de tempo no laboratório de computação com o novo plano contra 18 semanas do programa anterior 30 ou mais semanas de tempo no laboratório de computação com o novo plano contra 18 semanas do programa anterior Os professores das outras matérias também aprendem (desenvolvimento profissional passivo) Os professores das outras matérias também aprendem (desenvolvimento profissional passivo) Melhor aproveitamento da aprendizagem das outras matérias Melhor aproveitamento da aprendizagem das outras matérias Aumentam a capacitação no uso do computador Aumentam a capacitação no uso do computador

13 Chaves para o Sucesso Consenso e apoio do corpo administrativo e pedagógico Consenso e apoio do corpo administrativo e pedagógico Boas instalações Boas instalações Tempo (períodos de aula e extensão do planejamento) Tempo (períodos de aula e extensão do planejamento) Cooperação Cooperação = Incremento na aprendizagem ao mesmo tempo em que se desenvolve a capacitação em informática

14 Chaves para o Sucesso Consenso e apoio do corpo administrativo e pedagógico Consenso e apoio do corpo administrativo e pedagógico Boas instalações Boas instalações Tempo (períodos de aula e extensão do planejamento) Tempo (períodos de aula e extensão do planejamento) Cooperação Cooperação = Incremento na aprendizagem ao mesmo tempo em que se desenvolve a capacitação em informática

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