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Área do conhecimento: Biologia Nível: Ensino Médio Tema: A importância da Ludicidade no processo ensino-aprendizagem Assunto: Biotecnologia, clonagem,

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1 Área do conhecimento: Biologia Nível: Ensino Médio Tema: A importância da Ludicidade no processo ensino-aprendizagem Assunto: Biotecnologia, clonagem, projeto genoma e terapia gênica Série: 1ª Bimestre: 3º Ano Letivo:2008 Professora: Lauci

2 Objetivos Incentivar a capacidade de criação; Incentivar a capacidade de criação; Estimular o aprendizado através da pesquisa e confecção de jogos educativos pelos alunos; Estimular o aprendizado através da pesquisa e confecção de jogos educativos pelos alunos; Permitir outras formas de compreender e aprender os conteúdos explorados em sala de aula; Permitir outras formas de compreender e aprender os conteúdos explorados em sala de aula; Valorizar as idéias criativas dos alunos; Valorizar as idéias criativas dos alunos;

3 Tecnologia utilizada Computador Computador Revistas científicas Revistas científicas Jornal Jornal Livros Livros

4 Contexto Compreendendo as demandas de nossos alunos, trabalhando no sentido de atendê-las, de forma a desenvolver nossas competências possibilitando seu desenvolvimento ; Compreendendo as demandas de nossos alunos, trabalhando no sentido de atendê-las, de forma a desenvolver nossas competências possibilitando seu desenvolvimento ; É necessário desenvolver uma ação educativa consciente, que desenvolva nosso aluno em suas potencialidades, em sua capacidade de criar soluções e respostas adequadas, em sua condição básica de agir conjugando crenças, valores e conhecimento; É necessário desenvolver uma ação educativa consciente, que desenvolva nosso aluno em suas potencialidades, em sua capacidade de criar soluções e respostas adequadas, em sua condição básica de agir conjugando crenças, valores e conhecimento; Esse projeto deverá ser executado no Laboratório de Informática, para pesquisas na Internet ( imagens, textos científicos). Após pesquisa confeccionar os jogos em sala de aula. Esse projeto deverá ser executado no Laboratório de Informática, para pesquisas na Internet ( imagens, textos científicos). Após pesquisa confeccionar os jogos em sala de aula.

5 TEMPO 2 horas/aula (Laboratório de Informática) 2 horas/aula (Laboratório de Informática) 2 horas/aula (Sala de aula) 2 horas/aula (Sala de aula)

6 Metodologia Leitura; Leitura; Pesquisa na Internet; Pesquisa na Internet; Visualização de imagens; Visualização de imagens; Vídeos; Vídeos; Após pesquisa e interpretação do conteúdo, confeccionar os jogos educativos. Após pesquisa e interpretação do conteúdo, confeccionar os jogos educativos.

7 Professor Valoriza as idéias criativas; Valoriza as idéias criativas; É acessível; É acessível; Estimula a ação; Estimula a ação; É otimista sobre os resultados; É otimista sobre os resultados; Presta atenção aos interesses dos alunos; Presta atenção aos interesses dos alunos; Estimula os alunos a questionar sua idéias; Estimula os alunos a questionar sua idéias; Compartilha os riscos; Compartilha os riscos; Concede tempo; Concede tempo; Incentiva a independência de julgamentos; Incentiva a independência de julgamentos; Intervém quando necessário orientando às aulas na realização do trabalho Intervém quando necessário orientando às aulas na realização do trabalho

8 Avaliação Avalia-se o desempenho de cada aluno, considerando os métodos utilizados para a realização da pesquisa e confecção dos jogos educativos; Avalia-se o desempenho de cada aluno, considerando os métodos utilizados para a realização da pesquisa e confecção dos jogos educativos; Valoriza-se as idéias criativas; Valoriza-se as idéias criativas;

9 Descrição do Projeto Apresentação em PowerPoint, com imagens, slides, textos escritos e som. Apresentação em PowerPoint, com imagens, slides, textos escritos e som.


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