A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO"— Transcrição da apresentação:

1 A EDUCAÇÃO E O IDOSO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 2008

2 INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no seu Plano Plurianual , apresenta Programas que destacam o desenvolvimento social, especificamente, mais qualidade de vida para todos, focalizando o atendimento integral nos primeiros anos de vida e na terceira idade. Na escola este aprendizado pode ser estimulado, assim como em casa, com os pais ou responsáveis. É extremamente importante que as crianças e adolescentes aprendam a valorizar a Terceira Idade e saibam sobre a importância dos idosos para a sociedade.

3 A EDUCAÇÃO E O IDOSO INTRODUÇÃO
A Secretaria da Educação propõe indicar professores que atuem junto com os profissionais da saúde e selecionar alunos da rede pública. Isso dará a oportunidade das crianças conhecerem de forma mais completa a realidade do idoso, podendo refletir e intervir nas atividades, possibilitando a valorização e a integração entre as gerações. O projeto propõe, também, contribuir para a preservação de valores culturais e garantir a permanência do idoso na comunidade, com o máximo de independência e autonomia.

4 A EDUCAÇÃO E O IDOSO OBJETIVOS
* Promover a integração social do idoso com alunos da rede pública, destacando sua importância para a sociedade. * Incentivar a conscientização sobre o processo de envelhecimento, no espaço escolar, no ambiente familiar e na comunidade. * Melhorar a auto-estima do idoso e o espírito de solidariedade dos jovens.

5 A EDUCAÇÃO E O IDOSO OBJETIVOS
* Adequar currículos, metodologia e material didático aos programas educacionais destinados ao idoso. * Inserir nos currículos mínimos, nos diversos níveis do ensino formal, conteúdos voltados para o processo de envelhecimento, de forma a eliminar preconceitos e a produzir conhecimentos sobre o assunto. * Desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicação, a fim de informar a população sobre o processo de envelhecimento. * Desenvolver programas que adotem modalidades de ensino à distância adequados às condições do idoso. (Política Nacional do Idoso,L.8842/94)

6 A EDUCAÇÃO E O IDOSO ATIVIDADES
As atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula ou em qualquer outro ambiente da escola, definido pelo professor. Visitas de professores, alunos e idosos a museus e parques. Comemoração das datas especiais, como aniversários, dia do Professor, dia da Criança, Dia do Idoso, etc. Atividades lúdicas e educativas que estimulem o bem estar. Estudo de textos teóricos sobre o Envelhecimento. Leitura do Estatuto do Idoso Encontros, reuniões ou passeios entre alunos da rede pública e idosos assistidos pelos centros de saúde e da comunidade

7 A EDUCAÇÃO E O IDOSO CONCLUSÃO
A evolução da expectativa de vida e a necessidade de prestar assistência à população idosa fazem com que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul defina políticas públicas destinadas a esta faixa etária . Assim, é possível o acesso aos serviços de saúde, através da construção de Rede de Serviços, envolvendo as várias áreas, inclusive a educação, promovendo qualidade e dignidade à vida da população da terceira idade.

8 “OS JOVENS EXECUTAM AS REVOLUÇÕES QUE OS VELHOS PREPARARAM”
A EDUCAÇÃO E O IDOSO “OS JOVENS EXECUTAM AS REVOLUÇÕES QUE OS VELHOS PREPARARAM” Napoleão Bonaparte


Carregar ppt "INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google