A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla."— Transcrição da apresentação:

1 APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA
POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla Graciani Vilani

2 APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA
ÁREA DE CONHECIMENTO: Todas as disciplinas NÍVEL: Ensino Fundamental e Médio AMBIENTES UTILIZADOS: A sala de aula, a Biblioteca e a sala de informática

3 OBJETIVO GERAL: Integrar o educando e o tecnológico dentro de uma visão pedagógica, criativa e aberta, como ponto de apoio ao processo ensino aprendizagem. OJBETIVO ESPECÍFICO: Proporcionar através da tecnologia virtual, oportunidade de pesquisar informações, curiosidade, compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento.

4 OBJETIVO GERAL: Integrar o educando e o tecnológico dentro de uma visão pedagógica, criativa e aberta, como ponto de apoio ao processo ensino aprendizagem. OBJETIVO ESPECÍFICO: Proporcionar através da tecnologia virtual, oportunidade de pesquisar informações, curiosidade, compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento.

5 DESENVOLVIMENTO: O uso pedagógico das redes oferece a alunos e professores, neste processo, a chance de poder esclarecer dúvidas à distância promovendo ainda estudos interdisciplinares permitindo-lhe a discussão de temas do mesmo interesse. Mediante a essa tecnologia o aluno sairá de seu isolamento enriquecendo seu conhecimento de forma individual ou grupal. Poderá fazer perguntas, manifestar idéias e pensamentos e definitivamente, a sala de aula não ficará mais confinada a quatro paredes. Isto quer dizer, que o uso desta tecnologia, poderá criar uma nova dinâmica pedagógica interativa, que será inserida no projeto pedagógico, a qual contribuirá e muito para a ampliação da formação dos alunos.

6 As pesquisas são feitas de maneira diferente ou em pequenos grupos, o assunto pesquisado está dentro do programa de cada disciplina. As pesquisas serão realizadas dentro e fora do período de aula. Durante a aula, o professor acompanha cada aluno, dá sugestões, incentiva, complementa os resultados, aprende com as informações que os alunos passam. Essas pesquisas posteriormente serão apresentados para os demais colegas e para o professor ou conforme encaminhamento de cada educador.

7 A atuação da internet nas bibliotecas, passou a ser de forma mais direta, possibilitando um conhecimento maior das necessidades e dificuldades de cada aluno, o que contribuiu para que a mesma estivesse buscando cada vez mais, desenvolver novos recursos e forma de atendimento, procurando disponibilizar o maior número de informação, bem como atualizar os diversos suportes de pesquisa disponíveis na biblioteca, e que possibilitasse o atendimento dos diferentes tipos de alunos, com assessor local, tornado viável e atualizados suas consultas de forma direta.

8 Através da internet, o aprendiz pode trocar mensagens com pessoas do próprio país ou de nacionalidades, acessar jornais, revistas, bibliotecas e museus virtuais, realizar pesquisas sobre os mais diversos assuntos, conhecer sites de qualidade etc. A internet combina perfeitamente com os novos rumos da educação, por ser adequada à nova relação aluno e professor. Centrada no aluno e na ação deste como sujeito, requer que o professor se torne um companheiro, na jornada do conhecimento. Cabe salientar que, para o computador realmente funcionar como uma ferramenta que possa trazer benefícios para a aprendizagem dos educandos, fazem-se necessário um planejamento prévio de sua utilização na sala de aula e a capacitação para os profissionais que dele vão se servir.

9 Coordenando os trabalhos de pesquisa na biblioteca

10 AVALIAÇÃO: No decorrer do projeto será avaliado o domínio da tecnologia, os problemas e as dificuldades, o aumento da motivação, o interesse dos alunos pela pesquisa. Serão realizados trabalhos os quais favoreçam os seguintes aspectos: Aumento de entendimento, e demonstração na capacidade do educando em utilizar corretamente a informação, ou em benefício social não restringindo o conhecimento à um grupo fechado participando assim, do desenvolvimento de informação nas pesquisas;

11 A primeira parte que deve ser compreendida quanto ao processo de avaliação é que o ato de avaliar não deve ser apenas o de julgar os erros e acertos do aprendiz. Esses devem servir como um modo de fazer os alunos amadurecerem, construírem novos conhecimentos junto com o aluno, refletindo e buscando melhor junto com ele, respeitando o tempo de aprendizagem de cada educando; Portanto, serão realizadas auto-avaliações, as quais, quando feitas pelo aprendiz, melhoram seu senso crítico e de auto-crítica; Convém salientar que a avaliação deve, portanto, ser colocada a serviço da aprendizagem, como um instrumento que vise a evolução do conhecido educando.


Carregar ppt "APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google