A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por quê o computador na educação? José Armando Valente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por quê o computador na educação? José Armando Valente."— Transcrição da apresentação:

1 Por quê o computador na educação? José Armando Valente

2 As novas tecnologias chegaram para revolucionar o processo ensino/aprendizagem. É preciso desmistificar a visão dos pais e alunos em relação a utilização da sala de aula digital

3 Que benefícios serão conseguidos com a introdução do computador na educação? Por quê usar o computador na educação? Existe realmente algum benefício auferido ou é uma questão de modismo?

4 A interação do aluno com o computador promove a construção do conhecimento. Será que o computador não está sendo usado como mais um método educacional como tantos outros já utilizados?

5 Visões da informática em Educação: Cético Indiferente Otimista

6 VISÃO INDIFERENTE Completo desinteresse e apatia frente aos computadores, esperam para ver o que acontecerá.

7 Visão cética: o receio da substituição do professor pela máquina. A criança vive no século XXI e os recursos que a escola dispõe são do século XVIII.

8 Formação de crianças desumanas e robóticas, por meio da substituição do contato humano pela frieza da máquina. Rejeição ao desconhecido, medo da mudança.

9 VISÃO OTIMISTA: são os entusiastas que se lançam na utilização das tecnologias sem uso da razão e, por vezes, sofrem com as frustrações. Uso do computador é visto como modismo e copiado de outros lugares sem adaptação e senso crítico.

10 Computador na escola não significa aprender A RESPEITO DE computadores / computação mas sim aprender COM os computadores. O computador é um meio didático que deve ser utilizado para agregar informações, ao despertar a curiosidade e motivar o aluno tornando as aulas mais interessantes.

11 O computador deve ser incorporado à prática pedagógica. O desenvolvimento do raciocínio lógico e possibilitar a resolução dos problemas

12 PARADIGMAS DO USO DO COMPUTADOR INSTRUCIONISTA: uso do computador como máquina de ensinar, sem alterar a metodologia tradicional de ensino de forma tutorial.

13 CONTRUCIONISTA: o aprendiz constrói o saber através do fazer, motivado pelo seu interesse. O aluno começa a pensar sobre suas próprias idéias ao ver o computador como um meio de aprendizado.

14 O computador deve ser visto pelos professores como um novo paradigma que promove a aprendizagem. O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo ou estar atualizado com relação às inovações tecnológicas.

15 A escola continua formando alunos pouco criativos e escassos na capacidade de pensar. A capacidade de criar e pensar não se constrói do dia pra noite mas, inicia-se no primeiro dia de vida.

16 Cabe ao professor inovar-se, abrir-se ao novo, adaptar-se e modificar sua visão de mundo tendo o computador como um aliado na sua prática pedagógica, não como um rival e substituto.

17 Felizmente, estamos aqui, tendo esta oportunidade de inovar, buscando a melhor maneira de aplicar o uso dessas tecnologias na educação.


Carregar ppt "Por quê o computador na educação? José Armando Valente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google