Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
2
O CELULAR COMO UM ALIADO EDUCATIVO
3
Como o uso do celular pode auxiliar o professor de forma positiva na sua prática pedagógica?
4
Neste tempo vigente, o celular, é uma ferramenta essencial
Neste tempo vigente, o celular, é uma ferramenta essencial. Sua presença tornou-se para nós, motivo de segurança e para pais de crianças menores de idade, um controle. Hoje eles estão repletos de novidades, são coloridos, sonoros e repletos de tecnologia. Se o celular é um aparelho, que a maioria das pessoas tem, por que então não utilizá-lo como ferramenta pedagógica? Reconhecemos que o envolvimento de nossos alunos com a tecnologia, se da de forma continua no decorrer do cotidiano. Por isso surgiu a ideia de apresentá-lo como uma ferramenta eficaz para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem, onde os próprios alunos poderão manuseá-lo e os educadores poderão propor atividades prazerosas e significativas.
5
Alguns recursos, deste aparelho, que podem nos auxiliar na prática pedagógica
RÁDIO: O rádio pode possibilitar ao aluno compartilhar democraticamente com os outros colegas o saber elaborado e novos conhecimentos. Ao trabalhar com o rádio o educador e a escola estarão promovendo atitudes como: capacidade de trabalhar em equipe, atenção auditiva, compromisso ético, opinião pessoal e respeito pela opinião dos outros.
6
CALCULADORA: Com o desenvolvimento das tecnologias da comunicação e a evolução tecnológica, instrumentos como calculadora precisam ser incorporados pela escola e utilizados de forma criativa e construtiva, pois fazem parte do repertório social dos alunos. Inúmeras atividades podem ser propostas com a calculadora. Pode usá-la para conferir cálculos efetuados mentalmente ou quando os procedimentos de cálculo envolvem números de grandeza elevada.
7
VÍDEO: um bom vídeo é interessantíssimo para introduzir um novo assunto, para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas, facilitando o desejo de pesquisa nos alunos aprofundando o assunto do vídeo e da matéria, permitindo abordagens múltiplas e interdisciplinares. CÂMERA E FILMADORA: o aluno pode fotografar desenhos explicativos que o professor colocou no quadro. Registrar o make off dos trabalhos realizados em sala de aula (maquetes, apresentações em grupo, teatro...) Registrar por meio de filmes, visitas ao laboratório, ao museu, palestras de outros professores, entrevistas e etc.
8
AGENDA: pode ser utilizada para marcar datas de provas, entrega de trabalhos ou outras datas que considera importante que os alunos se lembrem, pois o telefone celular tem uma agenda com mecanismo de alerta. OU TORPEDOS: pelo celular é possível receber atualizações de sites, blogs e até mensagens. O professor pode criar um serviço desses e disponibilizar para os alunos. Pode trabalhar também com leitura de notícias, publicação de notícias ou com mensagens instantâneas.
9
CRONÔMETRO: podemos utilizá-lo na aula de educação física para marcar um determinado tempo de uma dinâmica, ou de uma corrida. JOGOS: os jogos nos proporcionam uma aprendizagem prazerosa além de estimular o raciocínio e a coordenação motora. BLUETOOTH: Bluetooth é uma tecnologia que permite uma comunicação simples, rápida, segura e barata entre, smartphones, telefones celulares, etc. Ondas de rádio no lugar de cabos. Assim, é possível fazer com que dois ou mais dispositivos comecem a trocar informações com uma simples aproximação entre eles.
10
Como vimos. Basta usarmos nossa criatividade que nossas aulas serão bem dinâmicas e produtivas. Antes, é claro, o professor tem que ter discernimento para formular suas aulas de maneira que todos possam participar, mesmo quem não possui um celular. Dividindo a turma por grupo e cada grupo deverá ter pelo menos um aluno que disponha do celular com o recurso que será utilizado.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.