A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04."— Transcrição da apresentação:

1 TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04

2 TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia FASES DA SOCIEDADE HUMANA: SOCIEDADE ORAL As palavras, histórias e culturas transmitidas por meio de um círculo. SOCIEDADE ESCRITA Fatos registrados e gravados criando a história da época. A escrita passa a ser o instrumento tecnológico para a preservação e transmissão do conhecimento. SOCIEDADE DIGITAL Multiplicação da capacidade de armazenamento de informações. As gerações mais novas passam a raciocinar hipertextualmente.

3 TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia ANTIGAMENTE Reprodução da informação de forma oral e escrita ATUALMENTE Encontrar, processar e combinar as informações. Construir novos conhecimentos. Implementar um processo de aprendizagem contínua. Permitir que o professor seja um administrador do processo ensino- aprendizagem.

4 TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia Dúvidas freqüentes: Quais as melhores técnicas e dinâmicas para trabalhar os vídeos? Cada turma é de um jeito, então, como trabalho o mesmo vídeo, se cada caso é um caso? Que vídeo é mais indicado para a minha disciplina? Como faço para eles se apaixonarem pela aula? Com faço para interpretar os filmes, os vídeos e propagandas?

5 TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia VÍDEOATIVIDADES São estratégias para o uso da TV e do vídeo em ambientes de aprendizagem. É um curso que propõe ampliar as discussões e oferecer parâmetros elementares sobre o uso dos recursos audiovisuais na sala de aula. É um projeto que inclui o vídeo e a TV como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Espaço disponível para pensar em formas de otimizar o uso dos recursos audiovisuais.

6 TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia MEIOS DE PERCEPÇÃO AUDITIVO Aprende pelo que ouve. São alunos que prestam atenção no que o professor diz e não no que ele mostra ou faz. Quando indagados costumam olhar para os lados para recordar o que ouviu a respeito do assunto indagado. Você ganha este aluno falando. VISUAL Aprende pelo que vê. Para eles o que importa é o resultado visual. Quando indagados costumam olhar para cima, buscando respostas no seu arquivo visual. CINESTÉSICO Aprende pelo que faz. Geralmente olham para baixo, procurando respostas em sensações do corpo.

7 TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia Métodos utilizados para cada tipo de aluno: AUDITIVO 1. O professor deve modular a sua voz durante a aula; deve aumentá-la ou diminuí-la de acordo com o momento. 2. A voz assume um papel crucial no aprendizado do auditivo. Fale moduladamente e bem claro.

8 TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia Métodos utilizados para cada tipo de aluno: VISUAL 1. O professor deve se valer de recursos visuais, tais como quadro, filmes, slides, etc. 2. O professor deve fazer perguntas que o façam visualizar o assunto. 3. Gestos ajudam a transmitir melhor uma mensagem para o aluno visual.

9 TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia Métodos utilizados para cada tipo de aluno: CINESTÉSICO 1. Peça ao aluno para realizar tarefas. 2. Movimente-se na sala: o cinestésico gosta de movimento. 3. Faça-o sentir a aula.

10 TECNOLOGIA NA ESCOLA Sensibilização do corpo docente para o uso da tecnologia APLICAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO Os alunos dos tempos atuais, independentemente da camada sócio- econômica a que pertençam, estão acostumados à velocidade das informações, dos gráficos, das artes animadas e outros recursos tecnológicos utilizados pelas programações audiovisuais que visam facilitar a compreensão das notícias, a informação dinâmica, sintética e rápida que não favorecem a reflexão crítica mais demorada. Ao entrar na sala de aula, via de regra, os alunos encontram professores que só dispõem de giz, lousa e verbalização para transmitir o saber historicamente acumulado que precisa ser apreendido e apropriado pelos estudantes. O choque é instantâneo. Esta distância entre a dinâmica do mundo atual e a forma tradicional de ensino gera desinteresse, desmotivação e conseqüentemente dificuldade e morosidade no processo de aprendizagem por parte do aluno.


Carregar ppt "TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google