A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS DIDÁTICOS. VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS Em relação à atenção Em relação à atenção a exposição tradicional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS DIDÁTICOS. VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS Em relação à atenção Em relação à atenção a exposição tradicional."— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS DIDÁTICOS

2 VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS Em relação à atenção Em relação à atenção a exposição tradicional de conteúdo, fundamentada na verbalização, vêm-se mostrando numa estratégia pouco eficiente para garantir a atenção do estudante. a exposição tradicional de conteúdo, fundamentada na verbalização, vêm-se mostrando numa estratégia pouco eficiente para garantir a atenção do estudante. quando utilizados com seriedade, os recursos audiovisuais mostram-se extremamente relevantes na promoção do despertar da atenção estudantil (bem superior à explanação oral) quando utilizados com seriedade, os recursos audiovisuais mostram-se extremamente relevantes na promoção do despertar da atenção estudantil (bem superior à explanação oral)

3 VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS Em relação à compreensão e à aplicação de conhecimentos Em relação à compreensão e à aplicação de conhecimentos possibilitam superar as barreiras que se apresentam para a realização de experiências (imensas ou microscópicas, distantes no tempo e espaço, ou fragmentadas em locais diferentes). possibilitam superar as barreiras que se apresentam para a realização de experiências (imensas ou microscópicas, distantes no tempo e espaço, ou fragmentadas em locais diferentes). fotografias, filmes, desenhos, etc. fotografias, filmes, desenhos, etc.

4 VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS Em relação à retenção Em relação à retenção favorece uma apresentação organizada do conteúdo (levando o estudante a uma retenção maior do aprendizado). favorece uma apresentação organizada do conteúdo (levando o estudante a uma retenção maior do aprendizado). possibilitam a freqüente repetição da matéria sem monotonia (o que é dito oralmente pode ser relembrado mais rapidamente). possibilitam a freqüente repetição da matéria sem monotonia (o que é dito oralmente pode ser relembrado mais rapidamente).

5 VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS Em relação à avaliação Em relação à avaliação permite a correção de atitudes em relação a falhas anteriores. permite a correção de atitudes em relação a falhas anteriores. recurso adequado para a avaliação das diversas dimensões da comunicação oral (altura da voz, ritmo, entonação, etc.). recurso adequado para a avaliação das diversas dimensões da comunicação oral (altura da voz, ritmo, entonação, etc.).

6 DESVANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS DESVANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS desestimulam a adoção de um papel mais ativo por parte do estudante. desestimulam a adoção de um papel mais ativo por parte do estudante. direcionamento da aula a partir da utilização de um recurso audiovisual. direcionamento da aula a partir da utilização de um recurso audiovisual. deve-se ter em mente que qualquer recurso audiovisual deve ser reconhecido como um recurso auxiliar de ensino e não como um direcionador do processo didático. deve-se ter em mente que qualquer recurso audiovisual deve ser reconhecido como um recurso auxiliar de ensino e não como um direcionador do processo didático.

7 DIVERSIDADE DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS DIVERSIDADE DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS quadro-de-gizfotografias cartazestransparências mapas álbum objetosmural didático RECURSOS VISUAIS

8 DIVERSIDADE DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS DIVERSIDADE DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS RECURSOS AUDITIVOS RECURSOS AUDITIVOS rádio, discos, cd´s, fita magnética. rádio, discos, cd´s, fita magnética. RECURSOS AUDIOVISUAIS TRADICIONAIS RECURSOS AUDIOVISUAIS TRADICIONAIS televisão, videocassete, dvd. televisão, videocassete, dvd. RECURSOS AUDIOVISUAIS INTEGRADOS AO COMPUTADOR RECURSOS AUDIOVISUAIS INTEGRADOS AO COMPUTADOR projetor multimídia. projetor multimídia.

9 O USO DO QUADRO-DE-GIZ O USO DO QUADRO-DE-GIZ VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO mais simples e acessível recurso audiovisual. mais simples e acessível recurso audiovisual. Acessibilidade. Acessibilidade. Praticidade. Praticidade. Versatilidade. Versatilidade. Possibilidade de participação. Possibilidade de participação. Estímulo ao interesse pela disciplina. Estímulo ao interesse pela disciplina.

10 O USO DO QUADRO-DE-GIZ O USO DO QUADRO-DE-GIZ TÉCNICAS DE SUA UTILIZAÇÃO TÉCNICAS DE SUA UTILIZAÇÃO Planejamento da utilização. Planejamento da utilização. Limpeza. Limpeza. Seqüência de utilização. Seqüência de utilização. Postura do professor. Postura do professor.

11 O USO DO DVD O USO DO DVD Vantagens. Vantagens. Custo razoável. Custo razoável. Qualidade de imagem. Qualidade de imagem. Sincronização som-imagem. Sincronização som-imagem. Disponibilidade de material. Disponibilidade de material. Possibilidade de observação de detalhes, em virtude da utilização da câmera lenta. Possibilidade de observação de detalhes, em virtude da utilização da câmera lenta. Possibilidade de apresentação de experiências desenvolvidas pelos próprios alunos ou professor. Possibilidade de apresentação de experiências desenvolvidas pelos próprios alunos ou professor.

12 O USO DO DVD O USO DO DVD Precauções. Precauções. O material utilizado deverá estar relacionado com os objetivos de ensino. O material utilizado deverá estar relacionado com os objetivos de ensino. Os filmes deverão, preferencialmente, ter curta duração. Os filmes deverão, preferencialmente, ter curta duração. As apresentações devem ser complementadas pela comunicação oral do professor e discussão dos alunos. As apresentações devem ser complementadas pela comunicação oral do professor e discussão dos alunos. Estabelecimento de um sistema de avaliação a fim de se verificar o grau de aprendizagem pelos alunos. Estabelecimento de um sistema de avaliação a fim de se verificar o grau de aprendizagem pelos alunos.

13 O USO DO RETROPROJETOR O USO DO RETROPROJETOR equipamento audiovisual muito útil que oferece inúmeras vantagens ao professor e alunos. equipamento audiovisual muito útil que oferece inúmeras vantagens ao professor e alunos. Não exige escurecimento da classe. Não exige escurecimento da classe. Pode ser colocado em posição que favoreça a movimentação do professor e o seu contato visual com os alunos. Pode ser colocado em posição que favoreça a movimentação do professor e o seu contato visual com os alunos. Sua operação é extremamente simples. Sua operação é extremamente simples. Pode ser utilizado mesmo quando os alunos estejam em círculo. Pode ser utilizado mesmo quando os alunos estejam em círculo. Substitui, com vantagem, o quadro-de-giz para apresentação de gráficos, desenhos, etc. Substitui, com vantagem, o quadro-de-giz para apresentação de gráficos, desenhos, etc.

14 PROJETOR MULTIMÍDIA PROJETOR MULTIMÍDIA Vantagens. Vantagens. Apresentação de gráficos, textos e planilhas com a possibilidade de uso de som e animação. Apresentação de gráficos, textos e planilhas com a possibilidade de uso de som e animação. Projeção de imagens em cores brilhantes e saturados, mesmo com as luzes acesas. Projeção de imagens em cores brilhantes e saturados, mesmo com as luzes acesas. Fácil locomoção. Fácil locomoção. Comando de sua apresentação à distância. Comando de sua apresentação à distância. Leitura do material projetado sem que o professor tenha necessidade de olhar para a tela. Leitura do material projetado sem que o professor tenha necessidade de olhar para a tela.


Carregar ppt "RECURSOS DIDÁTICOS. VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS VANTAGENS DOS RECURSOS AUDIOVISUAIS Em relação à atenção Em relação à atenção a exposição tradicional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google