A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMANA 24 – ATIVIDADE 1 RELATO DE EXPERIÊNCIAS Cursista: Mariângela Bortolini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMANA 24 – ATIVIDADE 1 RELATO DE EXPERIÊNCIAS Cursista: Mariângela Bortolini."— Transcrição da apresentação:

1 SEMANA 24 – ATIVIDADE 1 RELATO DE EXPERIÊNCIAS Cursista: Mariângela Bortolini

2 APRESENTAÇÃO Atendo no Laboratório turmas primeiro ao quinto ano incluindo uma turma de alunos especiais com deficiência auditiva que estão sendo alfabetizados em Libras e um aluno com deficiência mental. O Laboratório de Informática possui apenas seis computadores e atendo cada turma em dois momentos. Em virtude do número reduzido de computadores para atender todos os alunos da sala de aula ao mesmo tempo a escola organizou dois agrupamentos por turmas. Metade dos alunos participam da aula de informática, enquanto a outra metade desenvolve atividades de leitura, na biblioteca. Depois há uma inversão dos grupos.

3 Dessa forma os professores não participam da aula no Lied. Desenvolvo meu trabalho executando as atividades planejadas com os professores auxiliando-os na processo de ensino-aprendizagem. Os alunos auditivos estão em fase de alfabetização e o trabalho desenvolvido com libras vem avançando consideravelmente e atendendo as expectativas no que diz respeito a escrita. Apresentam algumas dificuldades em relação a números(contagem).

4 PROPOSTA ( TUX PAINT) Desenvolvi um trabalho utilizando o software Tux Paint em três momentos com o objetivo desenvolver atividades criativas num programa de criação, edição de imagens, desenhos geométricos, permitindo alterações, colorir, apagar, incluir imagens, possibilitando a utilização de variadas ferramentas que o programa oferece. Eles tiveram a oportunidade de interagir com um recurso muito atraente que estimula muito a criatividade e o interesse. Os recursos permitem muitas criações com aprendizados. O software possui caráter lúdicos e atrativos, tornando-se ferramentas muito importantes para prender a atenção das crianças levando-as a se concentrarem e desenvolvendo, dessa forma, atenção, percepção e memória.

5 REALIZAÇÃO Os alunos tiveram grande interesse em conhecer esse novo programa. A cada dificuldade pediam ajuda e também em muitos momentos buscaram alternativas e para superação de obstáculos. PRIMEIRAS PRODUÇÕES As criações foram espontâneas e os alunos trabalharam com a maioria das ferramentas com grande habilidade, o que fez que o software fosse explorado de forma diversificada. Realmente este programa trouxe grandes resultados no seu processo de ensino aprendizagem.

6 AVALIAÇÃO A avaliação foi através da observação das criações dos alunos, seus avanços, dificuldades e superações no trato com o programa favorecendo no processo de aprendizagem de maneira lúdica. PRODUÇÕES

7 CONCLUSÕES Os objetivos referentes aos momentos iniciais com o software foram obtidos e a cada nova aula com o programa pretendo direcionar o trabalho para criações específicas relacionadas ao conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.

8 REFLEXÕES Percebo que o software vai ser muito usado por todos os usuários do Lied e não só pelas crianças especiais. Tive a oportunidade de trabalhar na presença da professora de Libras e ela também ficou encantada com o material e estamos já planejando outras aulas com maiores intervenções. Apresentei também ä outros professores e também acharam muito interessante. Pretendo organizar metodicamente um trabalho diversificado com o Tux Paint e outro com o Hagá Que especialmente para atender alguns alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem envolvendo, dessa forma alunos de todas as turmas da escola e para isso estarei aproveitando um período de tempo do planejamneto semanal para expor meus objetivos e apresentar o material para os professores que ainda não conhecem.


Carregar ppt "SEMANA 24 – ATIVIDADE 1 RELATO DE EXPERIÊNCIAS Cursista: Mariângela Bortolini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google