A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização"— Transcrição da apresentação:

1 PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Avaliação no Ciclo de Alfabetização

2 Avaliação no ciclo de Alfabetização
“(...) a avaliação sempre tem que ser formativa, de maneira que o processo avaliador, independentemente de seu objeto de estudo, tem que observar as diferentes fases de uma intervenção que deverá ser estratégica. (Zabala,1998)” (Un. 1, ano 3, p.24) Confronto: a avaliação técnica, que regulamenta o tempo escolar, possui caráter classificatório, somativo, controlador, com objetivo de certificação. Envolve registro quantitativo e produz promoção ou reprovação do aluno.

3 Avaliação no ciclo de Alfabetização
Tipos de avaliação: Avaliação diagnóstica – “(...) possibilita elaborar o planejamento, atendendo às necessidades gerais da turma e às individuais das crianças. (Un. 1, ano 3, p.08); “permite conhecer qual é a situação da partida, em função de determinados objetivos gerais bem definidos (avaliação inicial) (...); uma atuação na sala de aula, em que as atividades e tarefas e os próprios conteúdos de trabalho se adequarão constantemente (avaliação reguladora) às necessidades que vão se apresentando para chegar a determinados resultados (avaliação final) e a uma compreensão e valoração sobre o processo seguido que permita estabelecer novas propostas de intervenção (avaliação integradora)”. (Zabala, 1998). (Un. 1, ano 3, p.24)

4 Avaliação no ciclo de Alfabetização Instrumentos de avaliação
“(...) criar instrumentos de avaliação variados para níveis de conhecimentos diversos e saber lidar com a heterogeneidade das aprendizagens, respeitando os percursos distintos e diferenciando o atendimento, instrumentos e encaminhamentos.” (Un. 1, ano 2, p.21) “Ao tratarmos da avaliação diagnóstica, é importante refletir sobre os instrumentos a serem utilizados. Para investigar as apropriações dos alunos em relação à escrita (...) é necessário observar como seus alunos desenvolvem as atividades em sala de aula; analisar suas produções escritas; observar como leem palavras ou textos curtos em diferentes situações; entrevistar ou conversar informalmente com os alunos; propor testes em atividades específicas, como a Provinha Brasil.” (Un. 1, ano 2, p.22)

5 Avaliação no ciclo de Alfabetização
Instrumentos de avaliação: Observação e registro – ficha descritiva, fotos, gravações em áudio e/ou em vídeo, caderno de campo. Auto-avaliação. Portfólio. (Un. 1, ano 1, p.26)

6 Avaliação no ciclo de Alfabetização
Itens a serem avaliados: “(...) avalia-se tanto os alunos, para mapear seus percursos de aprendizagem, como as práticas pedagógicas com o objetivo de analisar as estratégias de ensino adotadas de modo a relacioná-las à possibilidades dos educandos.” (Un. 1, ano 1, p.26) “(...) capacidades ou conhecimentos serão avaliados para planejar os processos de ensino com objetivos a serem alcançados por meio da introdução, sistematização ou consolidação das habilidades e conhecimentos pelas crianças.” (Un. 1, ano 2, p.21) “Avaliar as próprias estratégias é fundamental para que possamos redimensionar o ensino, tendo como norte a avaliação do que os alunos fazem e dizem (...).” (Ferreira e Leal, 2006, p.14). (Un. 1, ano 3, p.22)

7 Avaliação no ciclo de Alfabetização
Avaliar para quê? “(...) para favorecer aprendizagens e não legitimar as desigualdades (...)” (Un. 1, ano 3, p.22) “(...) para garantir que as aprendizagens não consolidadas em uma determinada etapa escolar (...) sejam garantidas em outra (...).” (Un. 1, ano 3, p.22)

8 Avaliação no ciclo de Alfabetização
“O Erro” “Se a avaliação é usada para ressaltar o erro de modo punitivo, ela não serve para a ajudar a criança a agir no processo de aprendizagem, pois ela desenvolve o medo de ousar e sem ousar, a aprendizagem é comprometida (...). Como diz Bernadin (2003, p.138) o erro não é aceito (...), mas plenamente integrado, como ponto de apoio e testemunha do pensamento.” (Un. 1, ano 3, p.22)

9 Avaliação no ciclo de Alfabetização
Avaliação consistente “É preciso definir quais capacidades ou conhecimentos serão avaliados para planejar os processos de ensino com objetivos a serem alcançados por meio da introdução, sistematização ou consolidação das habilidades e conhecimentos pelas crianças.” (Un. 1, ano 2, p.21)

10 Avaliação no ciclo de Alfabetização
Avaliação para uma Educação Inclusiva “(...) na perspectiva da inclusão que norteia a proposta da organização escolar em ciclos é fundamental que os sistemas de ensino estabeleçam o que deve ser ensinado em cada ano escolar e construam estratégias didáticas para os estudantes, respeitando-se a heterogeneidade do grupo.” (Un. 1, ano 1, p.29)


Carregar ppt "PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google