A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formadora: Andréia Sol

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formadora: Andréia Sol"— Transcrição da apresentação:

1 Formadora: Andréia Sol
EDUCAÇÃO DO CAMPO FORMAÇÃO PACTO/UEMG 11 a 13 de agosto Formadora: Andréia Sol

2 Poema "Aula de leitura" Ricardo Azevedo
A leitura é muito mais do que decifrar palavras. Quem quiser parar pra ver pode até se surpreender: vai ler nas folhas do chão, se é outono ou se é verão; nas ondas soltas do mar, se é hora de navegar; e no jeito da pessoa, se trabalha ou se é à-toa; na cara do lutador, quando está sentindo dor; vai ler na casa de alguém o gosto que o dono tem; e no pêlo do cachorro, se é melhor gritar socorro; e na cinza da fumaça, o tamanho da desgraça; e no tom que sopra o vento, se corre o barco ou vai lento; também na cor da fruta, e no cheiro da comida, e no ronco do motor, e nos dentes do cavalo,

3 e nos dentes do cavalo, e na pele da pessoa, e no brilho do sorriso, vai ler nas nuvens do céu, vai ler na palma da mão, vai ler até nas estrelas e no som do coração. Uma arte que dá medo é a de ler um olhar, pois os olhos têm segredos difíceis de decifrar.

4 Planejamento do ensino na perspectiva da diversidade
EDUCAÇÃO DO CAMPO Planejamento do ensino na perspectiva da diversidade (Caderno 02)

5 Propostas: Leitura do Texto:
Refletir sobre a diversidade dos espaços educativos e, particularmente, na educação do campo; Leitura do Texto: Aprofundando o tema: As múltiplas realidades das escolas do campo (pag. 09)

6 EDUCAÇÃO DO CAMPO Apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e a consolidação do processo de alfabetização em escolas do Campo (Caderno 03)

7 Objetivos gerais Fortalecer os princípios e valores dos diferentes povos do campo, numa perspectiva inclusiva e democrática. Norteadores dos processos educativos das infâncias do campo: Estar articulado a realidade das comunidades existentes, ampliando e valorizando os conhecimentos e vínculos das crianças com a realidade em que vivem. Valorização dos diferentes saberes dos povos do campo, inclusive da oralidade e da cultura popular, como rica fonte para o letramento infantil; Respeito aos tempos e espaços formativos diferenciados em função dos interesses e modos de vida e produção da comunidade em que a escola se insere; Destaque ao trabalho e á pesquisa como princípios educativos, integrando os conhecimentos escolares e científicos ás realidades do campo, dentre outros; Prática alfabetizadora inserida em situações reais e significativas de uso de leitura e escrita, possibilitando leituras da realidade e a compreensão, por parte das crianças, das finalidades sociais da escrita;

8 Sugestão de atividades para os encontros em grupo: Ler de forma compartilhada o texto 1 ( Apropriação do sistema de escrita alfabética pelas crianças: que caminhos percorrem? Como podemos auxiliá-las em suas trajetórias de aprendizagem?) e discutir as possibilidades de alfabetizar letrando na educação do campo; refletir sobre a situação dos alunos quanto ao conhecimento dos sistema de escrita alfabética e as possíveis estratégias para atender ás crianças que ainda não tenham dominado tais conhecimentos. (Caderno 03 - pág. 57)

9 Brincando na escola: O lúdico nas escolas do Campo
EDUCAÇÃO DO CAMPO Brincando na escola: O lúdico nas escolas do Campo (Caderno 04)

10 Propostas Compreender a importância do lúdico no processo de alfabetização para as crianças do campo; Entender a importância do papel dos jogos no processo de alfabetização de crianças do campo; Compreender como os jogos podem ser uma alternativa didática que contemple a heterogeneidade de conheceimentos dos aprendizes no processo de alfabetização; Refletir sobre a necessidade do diagnóstico dos alunos e os diferentes tipos de jogos a serem utilizados na sala de aula; Planejar o ensino inserindo jogos nas propostas de organização de rotinas da alfabetização, adequando-as ás diferentes necessidades de aprendizagem dos alunos, Analisar jogos para turmas multisseriadas contemplando crianças que tenham diferentes conhecimentos sobre a escrita.

11 Propostas de Atividades:
Leitura Coletiva: Ler coletivamente o texto 3: Alfabetizar brincando: a valorização dos elementos do campo (pág. 31). Propostas de Atividades: Jogos na alfabetização de crianças do campo (págs. 21 a 30)

12 Se precisarem entrem em contato:
Até a próxima!!!! Se precisarem entrem em contato: (031)


Carregar ppt "Formadora: Andréia Sol"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google