A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFESSORES COLABORADORES: IONE P. AMARAL / GEOGRAFIA ROUSE CHRISTIANE / GEOGRAFIA E HISTÓRIA FÁBIO RENER / HISTÓRIA MARLETE / INFORMÁTICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFESSORES COLABORADORES: IONE P. AMARAL / GEOGRAFIA ROUSE CHRISTIANE / GEOGRAFIA E HISTÓRIA FÁBIO RENER / HISTÓRIA MARLETE / INFORMÁTICA."— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSORES COLABORADORES: IONE P. AMARAL / GEOGRAFIA ROUSE CHRISTIANE / GEOGRAFIA E HISTÓRIA FÁBIO RENER / HISTÓRIA MARLETE / INFORMÁTICA

2 Alunos de Geografia do ensino fundamental a partir da 6º (sexto ano). Pois a partir desta série o aluno encontrará um profissional especialista em geografia, saindo muitas vezes do lúdico aplicado na educação básica e partindo para um aprofundamento dentro do conhecimento geográfico.

3 Que os alunos possam: -Discutir e se expressar sobre o tema geografia. O que afinal estudaremos, o que é geografia, por que devo estudar geografia? -Conhecer as etapas de pesquisa de um trabalho a médio e longo prazo, tornando o aluno um protagonista do processo de crescimento intelectual, fazendo com que o aluno sinta-se responsável por algo, no caso um projeto que vai envolvê-lo e a seus colegas.

4 - Passar por etapas, que devem ser respeitadas, preservando desta forma a compreensão de cada aluno, buscando desta forma, uma cumplicidade entre os colegas de classe.

5 TEMPO ESTIMADO: 6 AULAS

6 -Construção do dicionário de Geografia do Aluno: Reforçando e buscando a conscientização do aluno, mostrando a este como construir seu próprio livro. -Alfabetização Geográfica: Em que a escola, o professor e o aluno podem ajudar neste processo.

7 Temos em vista a atividade iniciada em sala de aula - Como iniciar sua pesquisa: diretrizes para o aluno construir seu próprio Dicionário de Geografia. Posteriormente um trabalho voltado para a pesquisa permanente de conceitos, termos e expressões ligadas a Geografia, tendo com base não apenas a sala de aula e sim, o cotidiano, a vida do aluno. A proposta passa pela esquecida e pouco usual lição de casa, focada no caso, num trabalho de pesquisa permanente e efetivo na qual o envolvimento do aluno possa refletir em frutos consideráveis ao longo de cada ano letivo.

8 -Livros didáticos e para-didáticos, Atlas, revistas, jornais, internet, vídeos, conversa com familiares, etc. Todo material pode e deve ser aproveitado para pesquisa. -Caderno (qualquer tipo), com divisões em ordem alfabética (feitas em sala de aula) para facilitar a pesquisa durante e depois da construção do Dicionário de Geografia do Aluno.

9 . Devem-se valorizar todos os conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) desenvolvidos em sala de aula e fora dela de modo que o aluno tenha a oportunidade de mostrar, durante o processo de aprendizagem, as dificuldades, para que elas possam ser superadas. Recorrer somente a uma forma de avaliação não é suficiente para que se conheça o que o aluno aprendeu, como aprendeu e como utiliza o que aprendeu.Avaliar se o aluno sabe trabalhar com os recursos disponiveis.

10 Através de trabalhos; Avaliação escrita diagnóstica Atividade avaliativa Pesquisa Trabalhos em grupos

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24


Carregar ppt "PROFESSORES COLABORADORES: IONE P. AMARAL / GEOGRAFIA ROUSE CHRISTIANE / GEOGRAFIA E HISTÓRIA FÁBIO RENER / HISTÓRIA MARLETE / INFORMÁTICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google