A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS O TRABALHO COM O CONTEÚDO ESTRUTURANTE DE LEM E SEUS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DAR-SE-Á EM QUATRO MOMENTOS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS O TRABALHO COM O CONTEÚDO ESTRUTURANTE DE LEM E SEUS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DAR-SE-Á EM QUATRO MOMENTOS:"— Transcrição da apresentação:

1 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS O TRABALHO COM O CONTEÚDO ESTRUTURANTE DE LEM E SEUS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DAR-SE-Á EM QUATRO MOMENTOS:

2 1- A MOBILIZAÇÃO PARA O CONHECIMENTO; 2- A PROBLEMATIZAÇÃO; 3- A INVESTIGAÇÃO; 4- A CRIAÇÃO DO CONCEITO.

3 A PARTIR DO CONTEÚDO ESTRTURANTE: DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL, SERÃO ABORDADAS QUESTÕES LINGÜÍSTICAS, SOCIOPRAGMÁTICAS, CULTURAIS E DISCURSIVAS, BEM COMO AS PRÁTICAS DE USO DA LÍNGUA: ESCRITA, ORALIDADE E LEITURA.

4 O PONTO DE PARTIDA DA AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA SERÁ O TEXTO VERBAL E NÃO VERBAL.

5 PROPÕE-SE QUE NAS AULAS DE LEM O PROFESSOR ABORDE OS VÁRIOS GÊNEROS TEXTUAIS, EM ATIVIDADES DIVERSIFICADAS ANALISANDO A FUNÇÃO DO GÊNERO ESTUDADO, SUA COMPOSIÇÃO, A DISTRIBUIÇÃO DE INFORMAÇÕES, O GRAU DE INFORMAÇÃO PRESENTE ALI,A INTERTUALIDADE, OS RECURSOS COESIVOS, A COERÊNCIA E SOMENTE DEPOIS DE TUDO ISSO A GRAMÁTICA EM SI.

6 SENDO ASSIM, O ENSINO DEIXA DE PRIORIZAR A GRAMÁTICA PARA TRABALHAR COM O TEXTO, SEM NO ENTANTO, ABANDONÁ-LA.

7 DO MESMO MODO, A PRODUÇÃO DE TEXTO SE FAZ SEMPRE A PARTIR DO CONTATO COM OUTROS TEXTOS, QUE SERVIRÃO DE APOIO E AMPLIARÃO AS POSSIBILIDADES DE EXPRESSÃO DO ALUNO.

8 AS DISCUSSÕES PODERÃO SER FEITAS EM LÍNGUA MATERNA, POIS NEM TODOS OS ALUNOS DISPÕEM DE UM LÉXICO SUFICIENTE PARA QUE O DIÁLOGO SE REALIZE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. ELAS SERVIRÃO COMO SUBSÍDIO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGA ESTRANGEIRA.

9 O TRABALHO COM O TEXTO TRARÁ UMA UMA PROBLEMATIZAÇÃO E A BUSCA POR SUA SOLUÇÃO DEVERÁ DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PARA QUE DESENVOLVAM UMA PRÁTICA ANALÍTICA CRÍTICA.

10 INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PODE-SE DIZER QUE UM TEXTO APRESENTA VÁRIAS POSSIBILIDADES DE LEITURA, QUE NÃO TRAZ EM SI UM SENTIDO PREESTABELECIDO PELO SEU AUTOR. QUEM FAZ A LEITURA É O SUJEITO, PORTANTO O TEXTO NÃO DETERMINA A SUA INTERPRETAÇÃO.

11 LEITURA O PROFESSOR DESEMPENHA UM PAPEL IMPORTANTE NA LEITURA, JÁ QUE, PELA FORMA COMO ENCAMINHA O TRABALHO EM SALA DE AULA, OS SIGNIFICADOS PODERÃO SER MAIS OU MENOS PROBLEMATIZADOS, OU AS POSSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS PODERÃO SER MAIS OU MENOS SIGNIFICATIVAS.

12 ESPERA-SE QUE O TRABALHO COM A LEITURA VÁ ALÉM DAQUELA SUPERFICIAL, LINEAR. UMA QUESTÃO É LINEAR QUANDO BUSCA RESPOSTAS JÁ VISUALIZADAS NO PRÓPRIO TEXTO.

13 PARA COMPREENDER UM ENUNCIADO EM PARTICULAR, DEVEM TER EM MENTE QUEM DISSE O QUÊ, PARA QUEM, ONDE, QUANDO E O PORQUÊ.

14 ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE CRIAR UM LEITOR NÃO INGÊNUO, MAS QUE SEJA CRÍTICO, REAJA AOS TEXTOS COM OS QUAIS SE DEPARA E ENTENDA QUE POR TRÁS DELES HÁ UM SUJEITO, UMA HISTÓRIA, UMA IDEOLOGIA E VALORES PARTICULARES E PRÓPRIOS DA COMUNIDADE EM QUE ESTÁ INSERIDO.

15 O MAIOR OBJETIVO DA LEITURA É TRAZER UM CONHECIMENTO DE MUNDO QUE PERMITA AO LEITOR ELABORAR UM NOVO MODO DE VER A REALIDADE.

16 ORALIDADE NA ABORDAGEM DISCURSIVA A ORALIDADE É MUITO MAIS QUE O USO FUNCIONAL DA LÍNGUA, É APRENDER A EXPRESSAR IDÉIAS EM LÍNGA ESTRANGEIRA MESMO QUE COM LIMITAÇÕES.

17 ESCRITA NÃO SE PODE ESQUECER QUE DEVE SER VISTA COMO UMA ATIVIDADE SIGNIFICATIVA, POIS EM SITUAÇÕES REAIS DE USO, ESCREVE-SE SEMPRE PARA ALGUÉM, OU PARA UM ALGUÉM DE QUEM SE CONSTRÓI REPRESENTAÇÃO.

18 É FUNDAMENTAL QUE, NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTE ALGUÉM SEJA DEFINIDO COMO UM SUJEITO SÓCIO-HISTÓRICO- IDEOLÓGICO, COM QUEM O ALUNO VAI PRODUZIR UM DIÁLOGO IMAGINÁRIO, FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DO TEXTO E DE SUA COERÊNCIA.

19 EXEMPLO: A PRODUÇÃO DEVE TER UM OBJETIVO CLARO, POR EXEMPLO, ESCREVER UM E- MAIL PARA UMA EDITORA SOLICITANDO MATERIAL, ELABORAR UMA ENTREVISTA A SER FEITA A UM ESTRANGEIRO OU COM OUTRA PESSOA SOBRE UM ASSUNTO ESCOLHIDO PELA TURMA.

20 AO PROPOR UMA ATIVIDADE ESCRITA, É ESSENCIAL QUE SE DISPONIBILIZEM RECURSOS PEDAGÓGICOS, JUNTO À INTERVENÇÃO DO PRÓPRIO PROFESSOR, PARA OFERECER AO ALUNO ELEMENTOS DISCURSIVOS, LIGÜÍSTICOS, SOCIOPRAGMÁTICOS E CULTURAIS PARA QUE ELE MELHORE SUA PRODUÇÃO.

21 ANÁLISE LINGÜÍSTICA O TRABALHO COM A ANÁLISE LINGÜÍSTICA TORNA-SE IMPORTANTE NA MEDIDA EM QUE PERMITE O ENTENDIMENTO DOS SIGNIFICADOS POSSÍVEIS DAS ESTRUTURAS APRESENTADAS. AS REFLEXÕES LINGÜÍSTICAS DEVEM SER DECORRENTES DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DOS ALUNOS, A FIM DE QUE SE EXPRESSEM OU CONSTRUAM SENTIDOS AOS TEXTOS.

22 Vale ressaltar a diferença entre o ensino de gramática e a prática da análise lingüística:

23 LITERATURA AO APRESENTAR TEXTOS LITERÁRIOS AOS ALUNOS, DEVEM-SE PROPOR ATIVIDADES QUE COLABOREM PARA QUE ELE ANALISE OS TEXTOS E OS PERCEBA COMO PRÁTICA SOCIAL DE UMA SOCIEDADE EM UM DETERMINADO CONTEXTO SOCIAL.

24 O TRABALHO COM LEM DEVE SER ARTICULADO COM AS DEMAIS DISCIPLINAS PARA RELACIONAR OS VÁRIOS CONHECIMENTOS.

25 NESTA PROPOSTA, PARA CADA TEXTO ESCOLHIDO VERBAL E/OU NÃO VERBAL O PROFESSOR PODERÁ TRABALHAR LEVANDO EM CONTA OS ITENS ABAIXO SUGERIDOS:

26 a) Gênero : explorar o gênero escolhido e suas diferentes aplicabilidades. Cada atividade da sociedade se utiliza de um determinado tipo de gênero;

27 b) Aspecto Cultural/Interdiscurso: influência de outras culturas percebidas no texto, o contexto, quem escreveu, para quem, com que objetivo e quais outras leituras poderão ser feitas a partir do texto apresentado;

28 c) Variedade Lingüístic a: formal ou informal; d )Análise Lingüística : será realizada de acordo com a série.

29 ATIVIDADES:

30 - Pesquisa: será proposta para o aluno, acerca do assunto abordado. Lembrando aqui que pesquisa é entendida como uma forma de saber mais sobre o assunto, isso significa que poderá ser realizada não só nos livros ou internet. Uma conversa com pessoas mais experientes, uma entrevista, e assim por diante, também serão consideradas pesquisas.

31 DISCUSSÃO: - Discussão: conversar na sala de aula a respeito do assunto, valorizando as pesquisas feitas pelos alunos. Aprofundar e/ou confrontar informações. Essa atividade poderá ser feita em língua materna.

32 PRODUÇÃO DE TEXTO: - Produção de texto: o aluno irá produzir um texto na língua estrangeira, com a ajuda dos recursos disponíveis na sala de aula e a orientação do professor.

33 Recomenda-se que o professor utilize outros materiais disponíveis na escola: livros didáticos, dicionários, livros paradidáticos, vídeos, DVD, CD-ROM, Internet, TV MULTIMÍDIA etc.

34 Os conteúdos poderão ser retomados em todas as séries, porém em diferentes graus de profundidade, levando em conta o conhecimento do aluno.


Carregar ppt "ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS O TRABALHO COM O CONTEÚDO ESTRUTURANTE DE LEM E SEUS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DAR-SE-Á EM QUATRO MOMENTOS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google