A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos."— Transcrição da apresentação:

1 Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos

2 Coleção 2o segmento Parceria Ação Educativa e Global Editora

3 Programa de educação de jovens e adultos Linhas de Ação – Assessoria a programas educativos – Participação e apoio a redes e fóruns – Formação de educadores; – Elaboração de subsídios e materiais pedagógicos; – Salas de aula experimentais

4 Ponto de partida para elaboração Contexto de redefinição do papel da EJA na sociedade brasileira; Sistematiza e incorpora avanços das pesquisas nas diferentes áreas do conhecimento das dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar Elaborada com a participação de educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos, nas escolas estaduais e municipais e em outras instituições, Valoriza as experiências construídas ao longo da trajetória da EJA em nosso pais; Financiamento Secretaria de Educação Fundamental, co-edição e distribuição nacional MEC (2002).

5 A coleção Conta com 11 livros e busca abranger problemas e assuntos que correspondem aos interesses e necessidades educativas de jovens e adultos e das comunidades em que estão inseridos; É um projeto construído coletivamente, no qual princípios educativos e propostas pedagógicas dão sustentação aos textos, às atividades e aos projetos de trabalho sugeridos. Seis livros partem de temas relativos às principais formas de participação na sociedade contemporânea;

6 Seis livros temáticos

7 Viver, Aprender

8

9 Unificado – 5ª e 6ª série ( temático)

10 Unificado – 7ª e 8ª série (temático)

11 Livros disciplinares Cinco livros tratam de conhecimentos lingüísticos e matemáticos; Aprendizagens fundamentais para ação efetiva na sociedade de cultura escrita: dois de Linguagem, dois de Matemática e um de Língua Estrangeira Moderna

12 Viver, Aprender

13

14

15 Unificado – 5ª e 6ª série (disciplinar)

16 Unificado – 7ª e 8ª série (disciplinar)

17 Arquitetura dos livros – Cada livro é formado por três partes: Livro do estudante Roteiro de atividades (SEPARATA) Livro de professores – Propõe ao professor a criação e o desenvolvimento de projetos coletivos de trabalho;

18 Arquitetura dos livros Objetivo: Oferecer condições aos estudantes para: – Desenvolver novas habilidades e adquirir conhecimentos para tomada de decisões; – Aprender a investigar a realidade; – Reconhecer as desigualdades sociais e econômicas e sociais; – Ter acesso a bens culturais;.

19 Estrutura dos materiais Guia do educador n Orientações didáticas n Explicações sobre temas tratados n Definição de objetivos de aprendizagens n Descrição das atividades n Sugestões de atividades complementares n Textos informativos para educadores Livro do educando n Organizados em módulos temáticos e unidades de estudo n Abordam articuladamente as áreas curriculares em projetos didáticos

20 Seis Focos de Atenção...

21 Foco 1 A continuidade do processo educativo Programas viáveis e compatíveis às necessidades dos envolvidos; A criação de oportunidades para que pessoas ampliem conhecimentos 21

22 Foco 2 Diversidade cultural Implica conhecer os educandos e: produtores eportadores de cultura – Reconhecê-los como produtores e portadores de cultura e que essa bagagem é diversa e relacionada às suas biografias e ciclos de vida, aos grupos a que pertencem, ao contexto em que vivem, entre outros. – Identificarintegrar – Identificar e integrar os conhecimentos, valores, representações, expectativas e habilidades que possuem; mudançasidentitárias – Considerar que a alfabetização provoca mudanças identitárias; projetoseducativos – Organizar projetos educativos em função dessa bagagem e necessidades dos grupos. 22

23 Foco 3 Educação não se faz por transferência – Práticasconectamnecessidades – Práticas e propostas que se conectam a projetos e necessidades dos grupos atendidos e respondam às exigências sociais; realidadediagnóstico intervenção – A realidade local, o diagnóstico de questões e a busca de soluções e intervenção são tarefas e conteúdos a serem contemplados no processo de alfabetização; – Situaçõesreaissignificativas – Situações reais e significativas, relacionadas à vida; – Situaçõescomunicativas – Situações comunicativas como aquelas que as pessoas falam, lêem e escrevem no mundo social 23

24 Foco 4 Ambiente alfabetizador Organizar os tempos e os espaços de modo a favorecer: diálogonegociação – O diálogo e a negociação entre todos os envolvidos; articulação – A articulação e a mobilização dos grupos que tomam parte do processo educativo e de outros da comunidade; intercâmbio – O intercâmbio de experiências e saberes; 24

25 Foco 5 Alfabetizar e letrar simultaneamente Requer: – Superar a noção de que o foco da alfabetização concentra-se em ler para aprender a ler e em escrever para aprender simplesmente a tecnologia da escrita; gamadiversificadadesituações – Promover uma gama diversificada de situações de: produção de textos (orais, escritos ou em outras linguagens), de leitura e interpretação de textos, de acesso a diversas fontes de informação, de reflexão sobre a linguagem como objeto de estudo; 25

26 Foco 6 Formação dos(as) professores(as) formação inicial Rever a formação inicial: seus currículos e finalidades; fazer com eles(as) o que se quer para os estudantes Rever a formação continuada: fazer com eles(as) o que se quer para os estudantes sujeitosde aprendizagem; – Conhecer e reconhecer os(as) professores(as) como sujeitos de aprendizagem; papéisatribuições – Rever e atualizar seus papéis e atribuições; proposição pelos(as) professores(as) – Promover a elaboração, proposição e implementação de ações educativas criadas pelos(as) professores(as) e apoiadas pelos(as) formadores(as). 26


Carregar ppt "Viver, Aprender Materiais Didáticos Educação de Jovens e Adultos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google