Carregar apresentação
2
Formação Sala de Leitura e Filosofia
Agenda: 1.Abertura 2 Objetivos 3 Desenvolvimento Reflexão vídeo Marcos legais 4. Intervalo 5. Diagnóstico da rede 6. Orientações para sala de leitura 7. Proposta de trabalho 8. Avaliação
3
Objetivos: 1. Apresentar aos professores as diretrizes pedagógicas que vão fundamentar o trabalho da SME e da sala de leitura, em busca da melhoria da qualidade do ensino do nosso município; 2. Refletir sobre a formação do leitor a partir de uma análise atenta quanto ao: - acervo de literatura - organização - condição de funcionamento - práticas pedagógicas desenvolvidas 3. Sugerir atividades diversificadas que facilitam a aprendizagem dos alunos através da reflexão e da resolução de situações problemas.
4
Desenvolvimento
5
Vídeo
6
Nossa meta... “Conceber a formação do leitor como um processo possível de ser desenvolvido em sala de aula e/ou no espaço da biblioteca, com um acervo diversificado, um ambiente organizado e uma programação de leitura animada, especialmente, com as imagens.” Biblioteca Escolar e práticas educativas O mediador em formação Renata Junqueira de Souza (org)
7
Se não temos biblioteca, temos sala de leitura.
Toda força à leitura Se não temos biblioteca, temos sala de leitura. Com determinação, através da leitura sistemática, a escola garantirá um dos principais direitos da infância: Aprender a ler.
8
Sala de leitura e filosofia. Educação Infantil 11
Sala de leitura e filosofia... Educação Infantil 11. Práticas pedagógicas da Educação Infantil Eixos do currículo Garantir experiências de narrativas, de apreciação e interação com linguagem oral e escrita, convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; Princípios - Éticos, Políticos, Estéticos; Interações e Brincadeiras (DCN Educação Infantil)
9
Sala de leitura. Ensino fundamental Currículo Art
Sala de leitura... Ensino fundamental Currículo Art.30 – Inciso III § 2º Considerando as características de desenvolvimento dos alunos, cabe aos professores adotar formas de trabalho que proporcionem maior mobilidade das crianças nas salas de aula e as levem a explorar mais intensamente as diferentes linguagens artísticas, a começar pela literatura, a utilizar materiais que ofereçam oportunidades de raciocinar, manuseando-os e explorando as suas características e propriedades. (DCN Ensino fundamental de 9 anos)
10
Sala de leitura... EJA PARECER CNE/CEB 11/2000 - HOMOLOGADO
(...) a Educação de Jovens e Adultos (EJA) representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. Ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.
11
Formar leitores: desafio da sala de aula e da sala de leitura
Diretriz Pedagógica 2013 Dados Estatísticos Planejamento T.D. “...seguindo o caminho para a eficiência , a eficácia e efetividade.” (Profa. Sandra Simões)
12
Aspectos importantes:
Qualidade do ensino Responsabilidade de todos Diagnóstico da rede Cultura da avaliação e autoavaliação
13
É fundamental que se coloque no centro das práticas educacionais a leitura efetiva.
Interpretação Leitura Motivação
14
Diagnóstico da Sala de Leitura e Filosofia - Abril 2013
15
Projeto Sala de Leitura e Filosofia 2013
Pronto! Agora é hora de ler!!!!
16
Intervalo
17
Proposta de trabalho: D5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto etc) Atividade: Em dupla, localize no entorno da escola imagens que retratem um ambiente escolar de qualidade. Fotografe e monte um postal escrevendo/desenhando um pequeno texto.
18
Avaliação Soneto de Fidelidade “Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.” Soneto de Fidelidade Vinícius de Moraes
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.