A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação Ensino Fundamental 4ºe 5º anos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação Ensino Fundamental 4ºe 5º anos"— Transcrição da apresentação:

1

2 Formação Ensino Fundamental 4ºe 5º anos
Agenda: 1.Abertura 2 Objetivos 3 Desenvolvimento - Diretriz Pedagógica - Diagnóstico 4º e 5º - Direito ao aprendizado - Projeto 2013 4. Intervalo 5. Proposta de trabalho - Ferramentas tecnológicas aliadas a ações pedagógicas 6. Avaliação

3 Objetivos: 1. Apresentar aos professores as diretrizes pedagógicas que vão direcionar o trabalho da SME,em busca da melhoria da qualidade do ensino do nosso município; Analisar os diagnósticos das turmas dos 4º e 5º anos, reavaliando e redefinindo estratégias e ações para melhorar a aprendizagem dos alunos; Sugerir atividades diversificadas com o tema Vinícius de Moraes que podem facilitar a aprendizagem dos alunos através da reflexão e da resolução de situações problemas.

4 Diretriz Pedagógica 2013 Planejamento T.D.
Dados Estatísticos Planejamento T.D. “...seguindo o caminho para a eficiência , a eficácia e efetividade.” (Profa. Sandra Simões)

5 Estrutura Resultado Processo Profissionais da unidade escolar
Escolas do município Processo Resultado Profissionais da unidade escolar Comunidade escolar Diagnóstico, avaliação, dados atuais Ensino , aprendizagem, projetos,programas

6 Ficha Diagnóstica – 4º e 5º ano -2013
Prefeitura Municipal de Piraí Secretaria Municipal de Educação Divisão Técnico Pedagógica Ficha Diagnóstica – 4º e 5º ano -2013 Unidade escolar:___________________________________________________________________________________________________________ Nome do professor: ________________________________________________________________________________________________________ Turma: _______________Número de alunos: ___________________ Período da verificação: _____/03/ à ____/03/2013 Orientadora pedagógica: __________________________________________________________________________________________________ Orientadora Educacional:__________________________________________________________________________________________________ Aspectos avaliados Número de alunos com muita dificuldade Número de alunos com dificuldade Número de alunos sem dificuldade Fluência na leitura - Lê diferentes textos . Produção textual - Escreve diferentes textos sem apoio com coerência, coesão e clareza. Compreensão de texto - Compreende o sentido das mensagens orais e escritas. Raciocínio lógico matemático - Resolve situações problema envolvendo as quatro operações OBS: ____________________________________________________________________ “ Aprender para nós é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e a aventura do espírito.” Paulo Freire

7 Dados Estatísticos - MARÇO Diagnóstico da rede – 4º e 5º ano

8 Desempenho das Turmas de 4º ano
Foram avaliados 248 alunos aproximadamente Não foram computados os dados: Escolas de Lajes; Lucio de Mendonça; Ciep 158; Ciep 477

9 Desempenho das Turmas de 5º ano
Foram avaliados 279 alunos aproximadamente Não foram computados os dados: Escolas de Lajes; Lucio de Mendonça; Ciep 158

10 Aspectos importantes:
Qualidade do ensino Responsabilidade de todos Diagnóstico da rede Cultura da avaliação e autoavaliação

11 Se não temos biblioteca, temos sala de leitura.
Toda força à leitura Se não temos biblioteca, temos sala de leitura. Com determinação, através da leitura sistemática, a escola garantirá um dos principais direitos da infância: Aprender a ler.

12 Direito ao aprendizado SAEB - Prova Brasil – 5º e 9º anos
Segundo a constituição federal de 1988 os alunos tem o direito ao aprendizado de competências cognitivas básicas e gerais. Para verificar se este direito vem sendo garantido para cada um dos alunos, o governo lança mão de instrumentos de avaliação externa: SAEB - Prova Brasil – 5º e 9º anos SAERJ – 16 de abril

13 Currículo Mínimo QUADRO SÍNTESE DOS CONTEÚDOS LÍNGUA PORTUGUESA
I – Oralidade - Comunicação oral (falar/ouvir/compreender/interpretar) - Argumentação e contra argumentação - Formulação de perguntas e respostas - Planejamento da fala - Significados (coletivos) e sentidos (individuais) de palavras e expressões - Narração (temporalidade e causalidade) - Previsão/ hipóteses - Descrição (personagens, objetos, situações) - Elementos complementares (gestos, sinais, postura) - Variedades lingüísticas (regionais e culturais)

14 II– Leitura - Função social dos textos - Símbolos gráficos
- Imagem e escrita - Relação fonema / grafema - Compreensão e interpretação (diferentes gêneros) - Temporalidade (ontem, hoje, amanhã, antes, depois) - Antecipação e inferência - Relação registro lingüístico/suporte (jornal, livro, cartaz, etc.) - Informações relevantes do texto - Apreciação de textos literários III – Produção Textual - Função social da escrita - Relação som e escrita - Sistema alfabético - Ordem alfabética - Segmentação do texto (frase/palavra) - Direção da escrita (esquerda/direita, de cima para baixo) - Diversidade textual (diferentes gêneros)) - Produção textual (com ajuda e com autonomia) - Regras gramaticais (maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, concordância) - Sistema ortográfico - Coerência e elementos de coesão

15 QUADRO SÍNTESE DOS CONTEÚDOS
MATEMÁTICA I – Números e operações - Conceito de número (classificação, ordenação, seriação e conservação) - Quantificação (contagem, pareamento, estimativa) - Ordem crescente e decrescente - Sistema decimal, valor proporcional - Operações (adição, subtração, divisão, multiplicação, idéias, sinais convencionais, reversibilidade) - Número racional: representação fracionária e decimal - Resolução de problemas com números racionais - Porcentagem II – Espaço e Forma - Localização, movimentação e posição - Trajetos: distância e tempo - Formas e sólidos geométricos - Segmento de reta, reta e semi-reta - Paralelismo e perpendicularismo - Composição e decomposição de figuras planas

16 QUADRO SÍNTESE DOS CONTEÚDOS
MATEMÁTICA I – Números e operações - Conceito de número (classificação, ordenação, seriação e conservação) - Quantificação (contagem, pareamento, estimativa) - Ordem crescente e decrescente - Sistema decimal, valor proporcional - Operações (adição, subtração, divisão, multiplicação, idéias, sinais convencionais, reversibilidade) - Número racional: representação fracionária e decimal - Resolução de problemas com números racionais - Porcentagem II – Espaço e Forma - Localização, movimentação e posição - Trajetos: distância e tempo - Formas e sólidos geométricos - Segmento de reta, reta e semi-reta - Paralelismo e perpendicularismo - Composição e decomposição de figuras planas

17 III – Grandezas e medidas
- Unidades de medida (comprimento, massa, capacidade, superfície, temperatura, tempo) - Duração, seqüência temporal, periodicidade - Velocidade, distância, simultaneidade - Sistema monetário - Perímetro e área IV – Tratamento da informação - Interpretação de dados e informação - Gráficos e tabelas (confecção e interpretação) - Estatística, probabilidade, combinatória Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental – Anos Iniciais 2010

18 Intervalo

19 Prática pedagógica: ATIVIDADES

20 A terra prometida Vinícius de Moraes
Poder dormir Poder morar Poder sair Poder chegar Poder viver Bem devagar E depois de partir poder voltar E dizer: este aqui é o meu lugar E poder assistir ao entardecer E saber que vai ver o sol raiar E ter amor e dar amor E receber amor até não poder mais E sem querer nenhum poder Poder viver feliz pra se morrer em paz

21 Proposta de trabalho a partir da música Terra Prometida (Vinícius de Moraes)
Atividade 1 Área de conhecimento: Matemática Raciocínio Lógico: D10 - Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função dos seus valores; A professora Maria trabalha na Escola Municipal de Piraí de 2ª a 6ª feira, pela manhã. Quanto a professora Maria gasta por semana para vir trabalhar? E durante o mês, qual será seu gasto sabendo que este mês possui 30 dias e não tivemos nenhum feriado.

22 Área de conhecimento: Geografia
Atividade 2 Área de conhecimento: Geografia ...E depois de partir poder voltar E dizer: este aqui é o meu lugar.... No mapa ao lado está localizado o município de Piraí. A partir desse ponto, identifique os municípios vizinhos utilizando a legenda.

23 Atividade 3 Área de conhecimento: Língua Portuguesa: D4 - Inferir uma informação implícita no texto. “ Poder dormir Poder morar Poder sair Poder chegar Poder viver “ 1. Leia o trecho retirado do poema e observe as duas imagens. Podemos concluir que: 2. Analisando a 2ª imagem, destaque: a) pontos negativos: __________________________________________________ b) pontos positivos: ___________________________________________________ 3. A 1ª imagem retrata uma paisagem do município de Piraí. Desperte o seu lado poeta e escreva outras palavras expressando o seu sentimento por esse “pequeno gigante”. Poder _________________________ Poder_________________________

24 Atividade 4 Área de conhecimento:Língua Portuguesa: D5- Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propaganda, quadrinhos, foto etc) Proposta de trabalho: Em grupo, localize no entorno da escola imagens que retratem ou não a música de Vinícius de Moraes “Terra Prometida”. Fotografe e monte um postal escrevendo um pequeno texto.

25 Avaliação Soneto de Fidelidade “Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.” Soneto de Fidelidade Vinícius de Moraes

26 “Páscoa é dizer sim ao amor e a vida; é investir na fraternidade, é lutar por um mundo melhor, é vivenciar a solidariedade.” Feliz Páscoa !  


Carregar ppt "Formação Ensino Fundamental 4ºe 5º anos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google