A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA A TRANSFORMAÇÃO NÃO ESTÁ NO FUTURO, NÃO PODE ESTAR NO F.UTURO.ELA SÓ PODE REALIZAR-SE MOMENTO POR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA A TRANSFORMAÇÃO NÃO ESTÁ NO FUTURO, NÃO PODE ESTAR NO F.UTURO.ELA SÓ PODE REALIZAR-SE MOMENTO POR."— Transcrição da apresentação:

1

2 A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA A TRANSFORMAÇÃO NÃO ESTÁ NO FUTURO, NÃO PODE ESTAR NO F.UTURO.ELA SÓ PODE REALIZAR-SE MOMENTO POR MOMENTO. ( KRISHNMURTI )

3 A evolução da tecnologia caminha passo a passo com a educação.Com o uso da escrita difundiu-se rapidamente, a história da humanidade possibilitando ao homem as informações, como a comunicação através da escrita de manuais, livros, jornais, correspondências. O que fez com que a educação ganha-se um grande avanço, especialmente com a produção do livro impresso. A evolução da tecnologia caminha passo a passo com a educação.Com o uso da escrita difundiu-se rapidamente, a história da humanidade possibilitando ao homem as informações, como a comunicação através da escrita de manuais, livros, jornais, correspondências. O que fez com que a educação ganha-se um grande avanço, especialmente com a produção do livro impresso. Com o mercantilismo, o homem sentiu necessidade de desenvolver novas técnicas e construir maquinas mecânicas que possibilitassem a realização de cálculos matemáticos mais confiáveis. A produção de imagens em câmeras também marcou o desenvolvimento tecnológico, porque é graças a esse primeiro passo que ocorreram a expansão e a utilização das imagens tão presentes nos dias de hoje.( Sandra Regina dos Reis Rampazzo.) Com o mercantilismo, o homem sentiu necessidade de desenvolver novas técnicas e construir maquinas mecânicas que possibilitassem a realização de cálculos matemáticos mais confiáveis. A produção de imagens em câmeras também marcou o desenvolvimento tecnológico, porque é graças a esse primeiro passo que ocorreram a expansão e a utilização das imagens tão presentes nos dias de hoje.( Sandra Regina dos Reis Rampazzo.)

4 A tecnologia avançou de um jeito que deixou o homem perplexo com a rápida velocidade que aproximou-se do ser humano,o aperfeiçoamento da fotografia, do cinema, a comunicação, o telégrafo, o telefone, o rádio, a televisão, a eletrônica, o fax, os computadores e como se não basta sem surge a comunicação através da internet, com imagem e voz ao vivo. A tecnologia avançou de um jeito que deixou o homem perplexo com a rápida velocidade que aproximou-se do ser humano,o aperfeiçoamento da fotografia, do cinema, a comunicação, o telégrafo, o telefone, o rádio, a televisão, a eletrônica, o fax, os computadores e como se não basta sem surge a comunicação através da internet, com imagem e voz ao vivo.

5 Como ensinar matemática nos dias de hoje, para crianças da primeira série do ensino fundamental: Como ensinar matemática nos dias de hoje, para crianças da primeira série do ensino fundamental:

6 Trabalhar com as crianças os números, é estar fazendo com elas uma ponte de conhecimento em seu dia-a-dia. Trabalhar com as crianças os números, é estar fazendo com elas uma ponte de conhecimento em seu dia-a-dia. Como diz Piaget,o número é uma estrutura mental construída pela criança a partir da capacidade natural de pensar.Daí conclui-se que a idéia de número não se ensina, mas é aprendida naturalmente por meio da abstração reflexiva. Como diz Piaget,o número é uma estrutura mental construída pela criança a partir da capacidade natural de pensar.Daí conclui-se que a idéia de número não se ensina, mas é aprendida naturalmente por meio da abstração reflexiva.

7 Entendemos que a construção do conceito de número envolve o desenvolvimento prévio de processos cognitivos, que poderão ser conquistados com atividades de classificação e seriação. Para melhor compreensão sobre esses,conceitos vamos mostrar como trabalhar as atividades numéricas através da classificação e a seriação: Para melhor compreensão sobre esses,conceitos vamos mostrar como trabalhar as atividades numéricas através da classificação e a seriação: a) Reconhecer semelhanças e diferenças entre objetos de uma coleção como por ex: a) Reconhecer semelhanças e diferenças entre objetos de uma coleção como por ex:

8 Organizar frascos plásticos garrafas de refrigerantes,enumerando e que contenham uma quantidade de liquido colorido digamos diferente utilizando uma ordem, do mais cheio para o menos cheio, do menos cheio para o mais cheio.Podemos utilizar outros materiais como, figuras de objetos, de alimentos, de higiene,formar uma fila entre as crianças do maior para o menor do menor para o maior,etc. Organizar frascos plásticos garrafas de refrigerantes,enumerando e que contenham uma quantidade de liquido colorido digamos diferente utilizando uma ordem, do mais cheio para o menos cheio, do menos cheio para o mais cheio.Podemos utilizar outros materiais como, figuras de objetos, de alimentos, de higiene,formar uma fila entre as crianças do maior para o menor do menor para o maior,etc.

9 Sabemos que hoje os materiais dourados são desenvolvidos de peças de madeira,representando quatro sugestões: cubo,placa, barra e cubinho. Sabemos que hoje os materiais dourados são desenvolvidos de peças de madeira,representando quatro sugestões: cubo,placa, barra e cubinho. 1 cubinho de madeira representando o milhar 1 cubinho de madeira representando o milhar 10 prismas representando as centenas 10 prismas representando as centenas 100 prismas representando as dezenas 100 prismas representando as dezenas 500 cubos pequenos representam as unidades 500 cubos pequenos representam as unidades Objetivos de trabalhar com esses materiais é desenvolver na criança a: Idéia de contar números de 1 a 10;

10 Efetuar adição e subtração; Efetuar adição e subtração; Ter noções de unidades e dezenas; Ter noções de unidades e dezenas; Trabalhar números decimais. Trabalhar números decimais. Como desenvolver as atividades: Primeiro a professora mostra todo o material dourado, explica como deve ser utilizado e solicita que as crianças coloquem sobre a mesa um determinado número de peças digamos 10 peças.Simultaneamente, a professora escreve, no quadro de giz, o numeral que pediu.Repetir o exercício com todos os números e 1 a 10. Primeiro a professora mostra todo o material dourado, explica como deve ser utilizado e solicita que as crianças coloquem sobre a mesa um determinado número de peças digamos 10 peças.Simultaneamente, a professora escreve, no quadro de giz, o numeral que pediu.Repetir o exercício com todos os números e 1 a 10.

11 Para fazer adições a professora sugere os alunos, que coloquem em cima da mesa 2 elementos. Depois mais 3 elementos.Em seguida a professora faz no quadro as operações com o símbolo da adição e explica novamente como o aluno trabalha a adição.EX: =5.3+2= =5. Para fazer adições a professora sugere os alunos, que coloquem em cima da mesa 2 elementos. Depois mais 3 elementos.Em seguida a professora faz no quadro as operações com o símbolo da adição e explica novamente como o aluno trabalha a adição.EX: =5.3+2= =5. Na subtração, a professora organiza o material e entrega novamente como na adição,pedindo que as crianças coloquem sobre a mesa 4 elementos.E escreve no quadro o nº 4 e o símbolo da subtração. Em seguida pede para os alunos tirarem 2 elementos, assim continua sucivamente com todos os minuendos e subtraendos. Na subtração, a professora organiza o material e entrega novamente como na adição,pedindo que as crianças coloquem sobre a mesa 4 elementos.E escreve no quadro o nº 4 e o símbolo da subtração. Em seguida pede para os alunos tirarem 2 elementos, assim continua sucivamente com todos os minuendos e subtraendos.

12 Ex: 3-1=2. 4-2=2. 5-3=2. 6-4= =2... Ex: 3-1=2. 4-2=2. 5-3=2. 6-4= =2... Dezenas com o mesmo material trabalhamos as dezenas entregar 10 unidades as crianças e uma barra da dezena, pedir que comparem pelo tamanho e o número, depois concluir que quando temos 10 unidades juntas, chamamos de dezena. Dezenas com o mesmo material trabalhamos as dezenas entregar 10 unidades as crianças e uma barra da dezena, pedir que comparem pelo tamanho e o número, depois concluir que quando temos 10 unidades juntas, chamamos de dezena. Ainda podemos trabalhar as dezenas e todos os números desenvolvendo atividades de canto ex: Ainda podemos trabalhar as dezenas e todos os números desenvolvendo atividades de canto ex:

13 A galinha do vizinho bota ovo amarelinho; bota um; bota dois; bota três; bota quatro; bota cinco; bota seis; bota sete; bota oito; bota nove; bota dez. ou um, dois, feijão com arroz,três, quatro, feijão no prato, cinco, seis, feijão inglês, sete, oito, comer biscoito, nove, dez, comer pastéis.(Brasil,1998.

14 O objetivo de trabalhar a matemática com crianças da 1º série, é estimular o desenvolvimento cognitivo, lógico e aquisição de noções, na qual contribui na concentração da atenção para que absorva de forma co-participate todo e qualquer calculo matemático em seu processo de aquisição.

15 As tecnologias como recurso no meio educacional em sala de aula.

16 AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO A avaliação é processo continuo, no qual requer considerar o desenvolvimento da criança com o envolvimento e o interesse.Por tanto para avaliar um aluno da 1º série o professor tem que analisar, observar,e compreender de que forma é voltado seu pensamento. A avaliação é processo continuo, no qual requer considerar o desenvolvimento da criança com o envolvimento e o interesse.Por tanto para avaliar um aluno da 1º série o professor tem que analisar, observar,e compreender de que forma é voltado seu pensamento.


Carregar ppt "A TECNOLOGIA DE MÃOS DADA COM A EDUCAÇÃO NA MATEMÁTICA A TRANSFORMAÇÃO NÃO ESTÁ NO FUTURO, NÃO PODE ESTAR NO F.UTURO.ELA SÓ PODE REALIZAR-SE MOMENTO POR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google