A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms
Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms. Karin Jelinek Profª Suelen Assunção 2009/1 Educação Matemática I Universidade Federal do Rio Grande do Sul

2 Utilizando as peças do material Base Dez, represente o número 128
Utilizando as peças do material Base Dez, represente o número 128.  Represente o mesmo nº utilizando apenas dezenas e unidades do material;  Represente a mesma quantidade utilizando apenas unidades do material;  Em qual das três representações vocês utilizaram o maior número de peças? Por quê?  A quantidade representada em cada caso mudou? Então o que mudou?  Podemos concluir que nesse nº há quantas dezenas? E unidades?  Qual é o significado correto do algarismo 8, em 128?

3 O sistema de numeração decimal e a importância do zero: - agrupamentos de 10 em 10; - o valor representado por um algarismo vai depender de sua posição na representação, por isso, o sistema é chamado POSICIONAL; - por quê o algarismo para representar o ZERO é de importância fundamental?

4 Para pensar... Como representar o número trezentos e cinqüenta e quatro?

5 E o duzentos e três?

6 O número que queremos escrever tem 2 centenas, ou 20 dezenas (não sobram outras dezenas além daquelas que foram agrupadas em centenas) e tem ainda 3 unidades. Precisamos, então, usar um símbolo para representar o ‘nada’, a ausência de dezenas não agrupadas em centenas.

7 Atividades para compreensão do sistema de numeração decimal: - Lançar a seguinte situação problema: dê uma quantidade de palitos maior que nove (por ex. 13) e peça às crianças que escrevam o símbolo que representa essa quantidade; - Caso consigam representar, questionar por ex: “por que esses nº tem dois símbolos?” ... “O que quer dizer o um à esquerda do três?” ...

8 Num segundo momento, disponha de vários palitos (inicialmente menos do que 100) e dê elásticos para as crianças. Peça a elas para formarem grupos de dez palitos e amarrarem com os elásticos; - Proponha diversas situações dessas, aumentando e diminuindo a quantidade de palitos; - Após cada contagem, a criança deverá representar o que fez com desenho e anotar o resultado numa tabela do tipo: scaniar tabela

9 Alguns questionamentos interessantes de serem feitos:
Alguns questionamentos interessantes de serem feitos: Para fazer um ‘montinho’ quantos palitos devo ter? Quantos palitos no máximo podem ficar sem amarrar? Se tenho dez palitos, que devo fazer com eles?

10 Atividade Explorando cartões com os valores como 16 e 61: Ao mostrar esses cartões para os alunos, que perguntas você poderia fazer para ajudar seus alunos a observarem a diferença existente entre esses dois registros numéricos de agrupamentos diferentes?

11 A ordenação dos números naturais: Qual dos dois números é o maior
A ordenação dos números naturais: Qual dos dois números é o maior? ou

12 Atividade. Explorar dois grupos de objetos (por ex. palitos e fichas)
Atividade Explorar dois grupos de objetos (por ex. palitos e fichas). Questionar se temos mais fichas ou palitos Estamos contribuindo para a descoberta de critérios de comparação e ordenação de quantidades! (há mais que..., há menos que..., há tantos quantos...)

13 Atividade JOGO ‘DEZ NÃO PODE’ Objetivo: compreender as características do sistema decimal. - fazer agrupamentos de 10 em 10; - fazer reagrupamentos; - fazer trocas; - estimular o cálculo mental. Cada criança do grupo, na sua vez de jogar, lança o dado e retira para si a quantidade de cubinhos correspondente ao número que sair no dado. Toda vez que uma criança juntar 10 cubinhos, ela deve trocar os 10 cubinhos por uma barra. E aí ela tem direito de jogar novamente. Da mesma meneira, quando tiver 10 barrinhas, pode trocar as 10 barrinhas por uma placa e então jogar novamente. O jogo termina, por exemplo, quando algum aluno consegue formar duas placas. O professor então pergunta: - Quem ganhou o jogo? - Por quê?

14 Atividade PREENCHENDO TABELAS Objetivo: compreender as características do sistema decimal. - preencher tabelas respeitando o valor posicional; - fazer comparação de números; - fazer ordenação de números. A atividade é uma complementação ao jogo ‘Dez não pode’. Ao final de cada rodada, cada criança escreve em uma tabela a quantidade conseguida.

15 - Quem conseguiu a peça de maior valor. - E de menor valor
- Quem conseguiu a peça de maior valor? - E de menor valor? - Quantas barras Lucilia tem a mais que Gláucia?

16 Atividade JOGO ‘VAMOS FAZER UM TREM
Atividade JOGO ‘VAMOS FAZER UM TREM?’ Objetivo: compreender que o sucessor é o que tem "1 a mais" na seqüência numérica. O professor combina com os alunos: - Vamos fazer um trem. O primeiro vagão é um cubinho. O vagão seguinte terá um cubinho a mais que o anterior e assim por diante. O último vagão será formado por duas barras.

17 Após a montagem do trem as crianças podem registrar em cartões o código de cada vagão.

18 Referências http://educar. sc. usp
Referências Pró-letramento: Programa de formação continuada de professores dos anos iniciais do EF – Matemática. Brasília: MEC - Secretaria de Educação Básica, 2008.


Carregar ppt "Sistema de Numeração Decimal Profa. Ms"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google