A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A escrita dos Números..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A escrita dos Números.."— Transcrição da apresentação:

1 A escrita dos Números.

2 A importância do diagnóstico da escrita numérica.

3 ESCRITA DE NÚMEROS O que os alunos sabem a respeito das características do nosso sistema de numeração. Quais números eles já conseguem grafar.

4 COMO REALIZAR?

5 ATIVIDADE PROPOSTA DITADO DE NÚMEROS
Entregue uma folha pautada para cada aluno. Oriente-os a usar números e que a atividade será individual. Peça para que escrevam da maneira como acham que é correta e que os números devem ser escritos um embaixo do outro. Neste momento evite fazer qualquer interferência.

6 CRITÉRIOS PARA ESCOLHA DOS NÚMEROS A SEREM DITADOS
0 – Alguns alunos podem pensar que zero não é um número. 5 – 10 – 20 – 25 – 50 – – esses números podem ser considerados “marcos” porque são números de uso social frequente. Aparecem em notas e moedas e alguns são números redondos. 52 – 86 – são números “transparentes”, que dizem exatamente o que são, possíveis de antecipar, quando falamos esses números damos indícios de quais algarismos utilizar.

7 11 – 13 – são números “opacos” (ou não transparente), que não explicitam em sua forma oral.
77 – pode parecer fácil, por ter três algarismos iguais. Mas algumas crianças acham que repeti-los é incorreto. 51 – 2010 – são números familiares ou de uso frequente (datas, marca de bebidas alcoólicas), além de ter o zero intercalado. 52 – contem “inversões” dos algarismos de dois números. 648 – é um número composto por três algarismos diferentes.

8 150 – é um exemplo de números que podem ser compostos a partir de outros já ditados (50,100) bons para mostrar de que forma os alunos articulam seus conhecimentos sobre os “marcos” e possíveis números “novos”. MEDIANTE ESSES CRITÉRIOS ESCOLHA NO MÁXIMO DEZ NÚMEROS A SEREM DITADOS.

9 As crianças e a construção de escritas numéricas.
Tamanho da escrita; O Primeiro é o que manda; A escrita associada a fala. (idéias aditivas e multiplicativas)

10 ENCAMINHAMENTOS Quadro numérico. Problemas na calculadora.
Jogos (Bingo,Jogo de Batalha,Fichas sobrepostas, etc)

11 Dicas: Para trabalhar com os números, é fundamental partir do que os alunos já sabem,identificando-se que conhecimentos eles têm, como os utilizam, quais as dificuldades suas práticas revelam. Dê as crianças a oportunidade de formular hipóteses, estabelecer comparações Montar um ambiente aritmetizador, deixando à disposição cartazes, quadros, calendários, gráficos, relógios e todo tipo de informação visual que estimule o pensamento numérico.Assim, todos perceberão onde e como o Sistema de Numeração é utilizado.

12 É exatamente explorando esse conflito que o professor pode ajudá-la a construir, progressivamente, escritas convencionais e com significado.

13 Ficha de acompanhamento


Carregar ppt "A escrita dos Números.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google