A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A importância do diagnóstico da escrita numérica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A importância do diagnóstico da escrita numérica."— Transcrição da apresentação:

1

2 A importância do diagnóstico da escrita numérica.

3 O que os alunos sabem a respeito das características do nosso sistema de numeração. Quais números eles já conseguem grafar.

4

5 Entregue uma folha pautada para cada aluno. Oriente-os a usar números e que a atividade será individual. Peça para que escrevam da maneira como acham que é correta e que os números devem ser escritos um embaixo do outro. Neste momento evite fazer qualquer interferência.

6 0 – Alguns alunos podem pensar que zero não é um número. 5 – 10 – 20 – 25 – 50 – – esses números podem ser considerados marcos porque são números de uso social frequente. Aparecem em notas e moedas e alguns são números redondos. 52 – 86 – são números transparentes, que dizem exatamente o que são, possíveis de antecipar, quando falamos esses números damos indícios de quais algarismos utilizar.

7 11 – 13 – são números opacos (ou não transparente), que não explicitam em sua forma oral. 77 – pode parecer fácil, por ter três algarismos iguais. Mas algumas crianças acham que repeti-los é incorreto. 51 – 2010 – são números familiares ou de uso frequente (datas, marca de bebidas alcoólicas), além de ter o zero intercalado. 52 – contem inversões dos algarismos de dois números. 648 – é um número composto por três algarismos diferentes.

8 150 – é um exemplo de números que podem ser compostos a partir de outros já ditados (50,100) bons para mostrar de que forma os alunos articulam seus conhecimentos sobre os marcos e possíveis números novos. MEDIANTE ESSES CRITÉRIOS ESCOLHA NO MÁXIMO DEZ NÚMEROS A SEREM DITADOS.

9 Tamanho da escrita; O Primeiro é o que manda; A escrita associada a fala. (idéias aditivas e multiplicativas)

10 Quadro numérico. Problemas na calculadora. Jogos (Bingo,Jogo de Batalha,Fichas sobrepostas, etc)

11 Para trabalhar com os números, é fundamental partir do que os alunos já sabem,identificando-se que conhecimentos eles têm, como os utilizam, quais as dificuldades suas práticas revelam. Dê as crianças a oportunidade de formular hipóteses, estabelecer comparações Montar um ambiente aritmetizador, deixando à disposição cartazes, quadros, calendários, gráficos, relógios e todo tipo de informação visual que estimule o pensamento numérico.Assim, todos perceberão onde e como o Sistema de Numeração é utilizado.

12 É exatamente explorando esse conflito que o professor pode ajudá-la a construir, progressivamente, escritas convencionais e com significado.

13 Ficha de acompanhamento


Carregar ppt "A importância do diagnóstico da escrita numérica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google