A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1 Profª. Lilian Larroca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1 Profª. Lilian Larroca."— Transcrição da apresentação:

1 Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1 Profª. Lilian Larroca

2 Leia atentamente as falas abaixo: 1. - Muito bem, Cebolinha! Acho ótimo vocês fazerem uma manifestação dessas! 2. - Mas primeiro o seu quarto, depois o mundo! O que você entende do texto acima? Quem são os personagens desse texto? Onde estão as personagens? Quem disse cada fala numerada? Que manifestação é essa que eles estão fazendo? O que o quarto tem a ver com o mundo? Qual é a mensagem do texto? Ele é engraçado?

3 Profª. Lilian Larroca E agora? Será que dá para responder? Talvez você até tenha entendido algumas coisa do texto, mas não o compreendeu completamente. Isso acontece porque esse é um texto extra-verbal (ou sincrético). Ele utiliza palavras (elementos verbais) e outros recursos de expressão. No caso desse texto, o recurso utilizado é um conjunto de imagens que, junto com as palavras, forma a história em quadrinhos. Na história em quadrinhos, a imagem é fundamental para a compreensão do texto.

4 Profª. Lilian Larroca Agora leia novamente, observando as imagens: Ficou mais fácil entender?

5 Profª. Lilian Larroca Análise do quadrinho 1 A preocupação do Cebolinha com o meio- ambiente deixou a mãe orgulhosa. Veja seu rosto: ela está feliz! Observe que o Cebolinha não disse nada! A mãe viu a plaquinha que ele carregava e entendeu que ele ia participar de uma passeata (manifestação) contra a poluição. Cebolinha também fica feliz com o orgulho que a mãe sente por ele.

6 Profª. Lilian Larroca Análise do quadrinho 2 Cebolinha também não fica nada contente com o que vê, e nem com o comentário da mãe. Porém, neste quadrinho... A mãe abre a porta do quarto do Cebolinha e tem uma grande decepção. Veja a expressão do rosto dela, como mudou! Temos aqui outro ponto que só é mostrado na imagem. Não há nenhuma palavra escrita sobre a bagunça do quarto: a cama está desarrumada, há brinquedos e sapatos espalhados pelo chão. O quarto está caótico!

7 Profª. Lilian Larroca Percebemos, então, dois pontos que são mostrados apenas pelas imagens: 1. A mudança de sentimentos da mãe e do Cebolinha: estavam felizes e ficaram tristes. 2. A bagunça geral no quarto. Para transformarmos a tirinha em prosa narrativa, precisamos contar tudo que imagem mostra, mas as palavras não contam – nossa narração.

8 Profª. Lilian Larroca As imagens do texto foram transformadas em narração abaixo, mas as partes estão misturadas. Leia-as e tente colocá-las na ordem de narração e falas correspondente ao texto: Mas primeiro o seu quarto, depois o mundo! A mãe ficou decepcionada com toda aquela bagunça e o entusiasmo de Cebolinha também desapareceu! Apontando para toda aquela sujeira, ela disse: Sua mãe ficou muito orgulhosa por ver o filho tão engajado na luta pelo meio ambiente, e disse a ele: Cebolinha ficou feliz com a aprovação de sua mãe. Havia brinquedos jogados em todo o chão, a cama estava desarrumada, os sapatos espalhados ao lado da cama... Muito bem, Cebolinha! Acho ótimo vocês fazerem uma manifestação dessas! Cebolinha estava preparado para participar de uma passeata em defesa da natureza. Ele carregava uma placa onde estava escrito Abaixo a poluição! No entanto, a mãe abriu a porta do quarto do Cebolinha, e viu uma tremenda bagunça.

9 Profª. Lilian Larroca Se colocarmos na ordem certa, estas partes contam a história: Cebolinha estava preparado para participar de uma passeata em defesa da natureza. Ele carregava uma placa onde estava escrito Abaixo a poluição! Sua mãe ficou muito orgulhosa por ver o filho tão engajado na luta pelo meio ambiente, e disse a ele: Muito bem, Cebolinha! Acho ótimo vocês fazerem uma manifestação dessas! Cebolinha ficou feliz com a aprovação de sua mãe. No entanto, a mãe abriu a porta do quarto do Cebolinha, e viu uma tremenda bagunça. Havia brinquedos jogados em todo o chão, a cama estava desarrumada, os sapatos espalhados ao lado da cama... A mãe ficou decepcionada com toda aquela bagunça e o entusiasmo de Cebolinha também desapareceu! Apontando para toda aquela sujeira, ela disse: Mas primeiro o seu quarto, depois o mundo!

10 Profª. Lilian Larroca Agora, para escrevermos o texto bem direitinho, precisamos separar o que é fala e o que é narração. Vamos pintar de verde claro a narração e, de laranja, as falas: Cebolinha estava preparado para participar de uma passeata em defesa da natureza. Ele carregava uma placa onde estava escrito Abaixo a poluição! Sua mãe ficou muito orgulhosa por ver o filho tão engajado na luta pelo meio ambiente, e disse a ele: Muito bem, Cebolinha! Acho ótimo vocês fazerem uma manifestação dessas! Cebolinha ficou feliz com a aprovação de sua mãe. No entanto, a mãe abriu a porta do quarto do Cebolinha, e viu uma tremenda bagunça. Havia brinquedos jogados em todo o chão, a cama estava desarrumada, os sapatos espalhados ao lado da cama... A mãe ficou decepcionada com toda aquela bagunça e o entusiasmo de Cebolinha também desapareceu! Apontando para toda aquela sujeira, ela disse: Mas primeiro o seu quarto, depois o mundo!

11 Profª. Lilian Larroca Antes de escrevermos, precisamos nos lembrar de alguns pontos importantes: 1. A primeira linha de cada parágrafo precisa começar a 2 cm da margem – isso se chama recuo. 2. Não vamos, nesse texto, misturar narração e fala no mesmo parágrafo. Existe um jeito certo para fazer isso, que veremos depois. Portanto, narração em um parágrafo, fala no outro! 3. Todas as falas começam com travessão. 4. Não pule linhas no meio do texto.

12 Profª. Lilian Larroca Vamos lá, mãos à obra!!! Cebolinha estava preparado para participar de uma passeata em defesa da natureza. Ele carregava uma placa onde estava escrito Abaixo a poluição! Sua mãe ficou muito orgulhosa por ver o filho tão engajado na luta pelo meio ambiente, e disse a ele: Vamos iniciar um parágrafo! Use letra maiúscula e não se esqueça do recuo. Como isso estava escrito em outro lugar – a plaquinha, vamos escrever no texto entre aspas. Vamos iniciar um novo parágrafo! Use letra maiúscula e não se esqueça do recuo. A mãe do Cebolinha vai falar. Precisamos terminar o parágrafo com dois pontos (:)

13 Profª. Lilian Larroca Vamos lá, mãos à obra!!! - Muito bem, Cebolinha! Acho ótimo vocês fazerem uma manifestação dessas! Cebolinha ficou feliz com a aprovação de sua mãe. No entanto, a mãe abriu a porta do quarto do Cebolinha, e viu uma tremenda bagunça. Havia brinquedos jogados em todo o chão, a cama estava desarrumada, os sapatos espalhados ao lado da cama... Para a mãe do Cebolinha falar, vamos começar este parágrafo com recuo e travessão! A mãe acabou de falar e agora é a vez do narrador. Vamos iniciar um novo parágrafo! Agora a situação vai mudar. Novo parágrafo outra vez! Vamos escrever aqui tudo o que faz parte da descrição do quarto do Cebolinha.

14 Profª. Lilian Larroca Vamos lá, mãos à obra!!! A mãe ficou decepcionada com toda aquela bagunça e o entusiasmo de Cebolinha também desapareceu! Apontando para toda aquela sujeira, ela disse: - Mas primeiro o seu quarto, depois o mundo! O parágrafo sempre começa com recuo e letra maiúscula. Antes da fala da mãe, terminamos o parágrafo com os dois pontos (:). Para a mãe falar, iniciamos o parágrafo com o travessão.

15 Profª. Lilian Larroca Resultado – veja como ficou o texto: Abaixo a poluição! Cebolinha estava preparado para participar de uma passeata em defesa da natureza. Ele carregava uma placa onde estava escrito Abaixo a poluição! Sua mãe ficou muito orgulhosa por ver o filho tão engajado na luta pelo meio ambiente, e disse a ele: - Muito bem, Cebolinha! Acho ótimo vocês fazerem uma manifestação dessas! Cebolinha ficou feliz com a aprovação de sua mãe. No entanto, a mãe abriu a porta do quarto do Cebolinha, e viu uma tremenda bagunça. Havia brinquedos jogados em todo o chão, a cama estava desarrumada, os sapatos espalhados ao lado da cama... A mãe ficou decepcionada com toda aquela bagunça e o entusiasmo de Cebolinha também desapareceu! Apontando para toda aquela sujeira, ela disse: - Mas primeiro o seu quarto, depois o mundo!

16 Profª. Lilian Larroca Observações finais: O texto em preto é a transcrição dos balões do texto. O texto em azul é a narração elaborada a partir das imagens. Ela é apenas um exemplo. É possível construir outras possibilidades com os alunos. Professor, explore a graça do texto. Por que esta era a história preferida do Cascão? Verifique se as crianças conseguem relacionar este comentário às características do personagem.

17 Profª. Lilian Larroca Para outros downloads: /category/aulas-em-ppt/ Ou


Carregar ppt "Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1 Profª. Lilian Larroca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google