A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Católica Dom Bosco Nome : Turma: Professora: 3º Ano Produção e reescrita: pontuação em diálogo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Católica Dom Bosco Nome : Turma: Professora: 3º Ano Produção e reescrita: pontuação em diálogo."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Católica Dom Bosco Nome : Turma: Professora: 3º Ano Produção e reescrita: pontuação em diálogo.

2 Leia com atenção as etapas para produção de texto narrativo O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: Esquematizando temos: Apresentação; Descrição; O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo. Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura: Esquematizando temos: Apresentação; Descrição; Complicação ou desenvolvimento; Desfecho. Complicação ou desenvolvimento; Desfecho.desenvolvimento Final Final

3 Observe a tirinha abaixo, recorde as etapas para produção de texto narrativo e crie um início e final, acrescentando o diálogo da tirinha

4 Agora observe a parte de uma história organizada de maneiras diferentes e depois responda as questões: 1ª versão O sapato saiu mancando e foi bater na portado sapateiro. Nada feito vizinho! O estoque de saltos acabou. Por que você não procura a fábrica? O sapato então foi até a fábrica. Nada feito, meu filho, não temos mais nada aqui. Já mandamos tudo para as lojas... O sapato tentou o supermercado. Nada feito, freguês, aqui só tem sapato completo.Por que você não procura um sapateiro? 2ª versão O sapato saiu mancando e foi bater na portado sapateiro: - Nada feito vizinho! O estoque de saltos acabou. Por que você não procura a fábrica? O sapato então foi até a fábri- ca:-Nada feito, meu filho, não temos mais nada aqui. Já mandamos tudo para as lojas... O sapato tentou o supermer- cado: -Nada feito, freguês, aqui só tem sapato completo.Por que você não procura um sapateiro?

5 Qual dos textos está com a pontuação correto? O que você observou para excluir uma das versões

6 3ª Versão O sapato saiu mancando e foi bater na portado sapateiro: - Nada feito vizinho! O estoque de saltos acabou. Por que você não procura a fábrica? O sapato então foi até a fábrica: - Nada feito, meu filho, não temos mais nada aqui. Já mandamos tudo para as lojas... O sapato tentou o supermercado: - Nada feito, freguês, aqui só tem sapato completo. Por que você não procura um sapateiro? Agora compare as três versões e veja qual está correta? O que você observou para excluir as duas versões erradas? Explique:

7 Leia o texto que um aluno fez e observe a pontuação e o uso da letra maiúscula. Depois reescreva-o no espaço abaixo: A pesca de narizinho -Um dia a narizinho estava passeando e encontrou Emília e a Narizinho chamou emília para pescar e as duas foram pescar e Emília disse: - é um lugar que tem peixão! – Lá tem aquelas varas de pescar? Claro lá tem tudo para pescaria.- Pronto chegamos, vamos pegar peixes. -depois de um tempo Emília disse: -Tá tão parado, você está cansada? Estou. - vamos embora -E foram para casa, no outro dia elas voltaram e pescaram muitos peixes.

8

9 Atividades produzidas pela profª Marluci Ribeiro Fontoura. Colégio Salesiano Dom Bosco Clique na imagem para entrar no site Para acessar crie seu login e senha no site


Carregar ppt "Universidade Católica Dom Bosco Nome : Turma: Professora: 3º Ano Produção e reescrita: pontuação em diálogo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google