A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES
CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela C. Soares e Susana Martins Fev/2011 ATIVIDADE PROPOSTA PARA APROVAÇÃO PARCIAL DO MÓDULO I - CICLO 4 PROFa. ADRIANE HALMANN Fonte: Google imagens

2 CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ATIVIDADE Produção textual Fonte: Google imagens

3 CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Fonte: Google Imagens METODOLOGIA O vídeo na sala de aula, como proposta de prática pedagógica com a integração das tecnologias. Fonte: Google Imagens

4 CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
OBJETIVOS Fomentar o gosto pela produção de texto. Produzir textos orais e escritos, em dupla, apresentando e explicando para o grupo, na sala de aula. Analisar a qualidade da produção oral, adequando a linguagem utilizada à situação comunicativa, considerando a presença de elementos necessários à compreensão de quem participa da situação. Fonte: Google Imagens

5 CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
ÁREA DE CONHECIMENTO Língua oral e escrita Fonte: Google Imagens PÚBLICO ALVO Alunos do Ensino Fundamental TEMPO ESTIMADO 3 horas Fonte: Google Imagens

6 CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
RECURSOS Video (aprender a aprender) Multimídia (Datashow) Notebook Caderno Lápis Câmera digital Escâner Fonte: Google Imagens

7 CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
DESENVOLVIMENTO 1º momento Assistir o vídeo coletivamente Discussão, interpretação e reconto do vídeo 2º momento Em dupla , elaborar um pequeno texto com base no vídeo Aprender a Aprender; O texto deverá ter um título e um diálogo entre os personagens 3º momento Depois do texto pronto cada dupla deverá ler e ensaiar para dramatizar, o texto produzido. 4º momento Avaliação dos colegas e auto avaliação Considerações da professora sobre as produções.

8 CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
A PRODUÇÃO DO TEXTO

9 CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
TEXTO REVISADO Fonte: Google Imagens Aprender a Aprender Em um lugar longe da civilização, um menino varria a sua casa. De repente ele ouviu um barulho estranho. Assustado largou a vassoura no chão e saiu correndo para ver o que aconteceu. Ele viu o professor fazendo uma mágica e disse: - Eu quero aprender, eu quero aprender. Você me ensina mestre Congu? - O mestre respondeu: - Você vai precisar de muita atenção. Para começar você vai fazer esse jarro. Vou tentar mestre - disse o menino. - Tome essa massa de argila e comece a fazer o jarro. O menino tentou varias vezes e finalmente conseguiu realizar a tarefa.Ele ficou admirado com o seu esforço e os seus olhos brilharam muito. O mestre se aproximou do menino e ficou observando o trabalho dele. O menino levou um grande susto! - O mestre disse: - Agora que você já aprendeu a fazer um jarro. Vamos usar a imaginação e modelar um ovo... SOUSA, Matheus Vieira de; SANTOS, Vanessa Lima; 9 anos, 3º ano G.

10 CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Fonte: Google Imagens AVALIAÇÃO Ao longo do desenvolvimento da atividade, foi possível avaliar como o aluno: a) utilizou a linguagem (oral e escrita) em determinadas situações nas quais faz sentido falar, ouvir e escrever; b) discutiu oralmente; c) relacionou suas hipóteses de escrita com as propriedades da escrita convencional, quando foi necessário ajustar o que fala ou ouve com o que precisa escrever.

11 CADERNO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS A atividade que o grupo desenvolveu foi uma ressignificação da produção textual com o suporte das tecnologias. O filme, exibido em projetor multimídia, agregou qualidade de imagem e clima de cinema, elementos importantes para vivenciar uma experiência fílmica. O reconto do filme, quando scaneado e projetado para análise de todo o grupo proporcionou praticidade e despertou o interesse dos alunos ao identificar os textos dos colegas na exposição.A reescrita coletiva foi realizada com o suporte do word e também exibida em tempo real foi enriquecedor para os alunos. A tecnologia fez a diferença na qualidade desta ação. A mobilização de diversas ferramentas possibilitaram a ação estruturante das tecnologias nas atividades. Houve aprendizagem, interesse e deleite na turma de alunos. Fonte: Google Imagens


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google