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UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE. ELE NUNCA SABERÁ ONDE SUA INFLUÊNCIA TERMINA. Henry Adams (1838-1918)

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Apresentação em tema: "UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE. ELE NUNCA SABERÁ ONDE SUA INFLUÊNCIA TERMINA. Henry Adams (1838-1918)"— Transcrição da apresentação:

1 UM PROFESSOR SEMPRE AFETA A ETERNIDADE. ELE NUNCA SABERÁ ONDE SUA INFLUÊNCIA TERMINA. Henry Adams ( )

2 FASCÍCULO 2 OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO PARTE 1

3 AS OPERAÇÕES ANTIGAMENTE, APRENDÍAMOS AS OPERAÇÕES COMEÇANDO PELA ADIÇÃO PASSANDO PELA SUBTRAÇÃO ATÉ CHEGAR A MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO, ESSAS DUAS ÚLTIMAS CONSIDERADAS MAIS DIFÍCEIS.

4 AS OPERAÇÕES SEGUNDO GERARD VERGNAUD, PSICÓLOGO FRANCÊS, AS OPERAÇÕES SÃO DIVIDIDAS EM DOIS GRUPOS: CAMPO ADITIVO E CAMPO MULTIPLICATIVO.

5 CAMPO ADITIVO GANHAR E PERDER Partir de situações problemas é uma maneira interessante de ensinar aos alunos, pois eles conseguem articular diversas estratégias para chegar ao resultado, mesmo não tendo conhecimento das regras ou sinais que essas operações têm.

6 CAMPO ADITIVO GANHAR E PERDER Não é raro ouvir os termos ganhar e perder aliados a adição e subtração. Os alunos sintetizam o problema na apropriação de termos como esses e adicionam os números que estão no enunciado sem interpretar.

7 CAMPO ADITIVO GANHAR E PERDER O professor também deverá ter como referência algumas mudanças no decorrer desse processo de ensino e aprendizagem. Veja alguns tópicos norteadores para o planejamento das atividades.

8 CAMPO ADITIVO GANHAR E PERDER A incógnita não precisa estar no fim do enunciado, ela pode aparecer em outros lugares. ? + 3 = 5 ou 8 + ? = 13 As palavras-chaves não devem ser enfatizadas, pois a criança decide qual estratégia/operação deseja utilizar. O professor deve propor a socialização entre os grupos valorizando sempre a estratégia de cada um, mesmo que elas apresentem contas parciais, desenhos ou apenas o cálculo mental.

9 CAMPO ADITIVO CLASSES TRANSFORMAÇÃO positiva Joana tinha alguns selos e ganhou de seu primo 17 selos ficando com 47. Quantos selos Joana tinha? ? + 17 = 47 Pedro tinha 30 figurinhas, mas ganhou algumas de sua irmã e ficou com 47. Quantas figurinhas ele ganhou? 30 + ? = 47

10 CAMPO ADITIVO CLASSES TRANSFORMAÇÃO negativa Paulo tinha vários carrinhos, mas acabou perdendo 15. Agora ele tem 22 carrinhos. Quantos carrinhos Paulo tinha antes? ? - 15 = 22 Carlos tinha 34 cards, mas perdeu alguns. Agora ele tem 22 cards. Quantos cards Carlos perdeu? 34 - ? = 22

11 CAMPO ADITIVO CLASSES COMBINAÇÃO DE MEDIDAS Em uma festa há 35 crianças. Desses, 14 são meninos. Quantas meninas têm nessa festa? 14 ? = 35 Na mesa há 18 doces. Desses, 8 são brigadeiros e o restante são beijinhos. Quantos beijinhos estão na mesa? 8 ? = 18

12 CAMPO ADITIVO CLASSES COMPARAÇÃO Gustavo tem 12 moedas e Henrique tem 18 moedas. Quantas moedas a mais que Gustavo o Henrique tem? 12 ________________ ? __________________ 18 Ricardo tem 22 livros e Roberto tem 7 livros a mais que o Ricardo. Quantos livros tem Roberto? 22 ____________________ 7 = ?

13 CAMPO ADITIVO CLASSES COMPOSIÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES No início do jogo, Humberto tinha 29 pontos. Ele ganhou mais 10 e depois mais 15 pontos. O que aconteceu com seus pontos no fim de jogo? = No início do jogo, Claudia tinha 29 pontos. Perdeu 12 e, logo em seguida, perdeu mais 6. Com quantos pontos ela terminou o jogo? =

14 CAMPO ADITIVO CLASSES COMPOSIÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES No início do jogo, Cíntia tinha 27 pontos. Ela ganhou 20 pontos, mas na próxima rodada acabou perdendo 25. O que aconteceu com os pontos de Cíntia? =

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16 EM DUPLAS : CADA ALUNO DEVERÁ SEPARAR O SEU MATERIAL E FAZER O REGISTRO NO PORTIFÓLIO. 1º ALUNO - UMA PLACA, SETE BARRAS E CINCO CUBOS 2º ALUNO - UMA PLACA, QUATRO BARRAS E OITO CUBOS

17 1º ALUNO 175 2º ALUNO 148

18 JUNTANDO E FAZENDO TROCAS : SOLICITAR ÀS DUPLAS QUE JUNTEM AS QUANTIDADES. EXPLICAR QUE NUNCA PODE FICAR MAIS DE 10 (UNIDADES, DEZENAS OU CENTENAS) E QUE DEVERÃO TROCAR 10 CUBOS POR UMA BARRA E DEZ BARRAS POR UMA PLACA, CASO SEJA NECESSÁRIO. COMEÇAR PELA UNIDADE

19 = 323

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