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APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron Professora: Tânia Michel Disciplina: matemática Computacional IV INICIAR.

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1 APRENDENDO FRAÇÕES Acadêmica: Adriane Wentz Hammarstron Professora: Tânia Michel Disciplina: matemática Computacional IV INICIAR

2 Convidei meus amigos para comer pizza em minha casa. Ao total seriam quatro pessoas para comer. assamos a pizza, sentamos à mesa e começamos a cortá-la para dividir. Observe: Pizza inteira Pizza dividida Em quantos pedaços foi dividida a pizza? Quantos pedaços cada pessoa poderá comer? Conferir ? AVANÇARVOLTAR

3 1 4 Chamamos o quatro de denominador. Ele representa o número em que quero dividir o meu todo, neste caso entre quatro pessoas. = Vamos avaliar a divisão da pizza e o modo como represento através de frações: ? AVANÇARVOLTAR

4 Vamos avaliar a divisão da pizza e o modo como represento através de frações: 1 4 = ? Chamamos o quatro de denominador. Ele representa o número em que quero dividir o meu todo, neste caso entre quatro pessoas. Chamamos o um de numerador. Ele representa o número que tenho efetivamente. Será o número de pedaços que cada pessoa poderá comer. AVANÇARVOLTAR

5 Se eu dividir minha pizza em oito pedaços, quantos pedaços cada pessoa poderá comer? Cada pessoa poderá comer pedaços da pizza. Conferir Represente esta divisão da pizza como uma fração: Conferir Número de partes que dividimos a pizza Número de partes que cada pessoa irá comer Conferir ? AVANÇARVOLTAR

6 1 4 = 2 8 = ? Analise o que há em comum entre as duas situações: AVANÇARVOLTAR

7 1 4 = 2 8 = ? Note que se dividirmos a pizza em quatro pedaços ou em oito, cada pessoa irá comer a mesma quantidade de pizza: AVANÇARVOLTAR

8 Neste caso dizemos que as frações são equivalentes, ou seja, elas representam a mesma parte de um todo. Assim, se eu dividir a pizza em 12 pedaços, quantos pedaços cada pessoa poderá comer? 1 4 = 2 8 = 12 Conferir ? AVANÇARVOLTAR

9 Desta forma podemos dizer que: 1 4 = 2 8 = 3 12 ? = = AVANÇARVOLTAR

10 ? AVANÇARVOLTAR Abaixo tenho o desenho de uma pizza. Vamos mexer as setas do denominador da fração e ver o que acontece: Tenho o todo de uma pizza, ou seja, tenho uma pizza inteira.

11 ? AVANÇARVOLTAR Tenho uma pizza dividida em duas partes.

12 ? AVANÇARVOLTAR Tenho uma pizza dividida em três partes.

13 ? AVANÇARVOLTAR Agora vamos mexer as setas do numerador da fração e ver o que acontece: Tenho uma pizza dividida em três partes. E quero comer apenas uma destas partes.

14 ? AVANÇARVOLTAR Tenho uma pizza dividida em três partes. E quero comer apenas duas destas partes.

15 ? AVANÇARVOLTAR ? AVANÇARVOLTAR Tenho uma pizza dividida em três partes. E quero comer todas as partes.

16 Agora é a sua vez. Mexa as setas do numerador e do denominador da fração para cima e para baixo e veja o que acontece: ? AVANÇARVOLTAR

17 ? AVANÇARVOLTAR SOMA E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES: Para somarmos frações, elas deveram estar divididas pelo mesmo denominador. Por exemplo: Se desejar somar 1/3 com 2/3, procedemos: Como os denominadores, ou seja, número em que eu dividi o meu todo, é igual, basta somarmos a quantidade de partes que tenho, neste caso uma parte mais duas partes, que resultam em três. Desta forma, na verdade eu tenho um todo.

18 ? AVANÇARVOLTAR Já, para somarmos 2/3 + 2/9, perceba que os denominadores são diferentes. Então primeiramente, teremos que tornar os denominadores iguais. Para isto será possível o cálculo do MMC. Então observe: Veja que 2/3 é equivalente a 6/9. =

19 ? AVANÇARVOLTAR Assim, 2/3 é equivalente a 6/9. Então 2/3 + 2/9 = 6/9 + 2/9 Agora sim poderemos somar:

20 Para subtrairmos frações o processo segue como o da soma. Os denominadores devem ser iguais. Depois disto, basta fazer a operação de subtração. Por exemplo: Tinha uma pizza dividida em nove pedaços. Ao final do dia, foram comidos oito pedaços. Com quantos pedaços fiquei? ? AVANÇARVOLTAR

21 Agora é a sua vez. Com a ajuda da pizza, calcule os seguintes exercícios: ? FECHARVOLTAR Conferir

22 Mensagens: Para desenvolver as atividades deste objeto, você precisa ler todas as informações que aparecem na tela e fazer o que é solicitado. Depois de tudo pronto, clique em conferir. De as suas respostas estiverem corretas clique no botão avançar. Ou no botão voltar. Para fechar a caixa de texto e continuar clique no botão fechar. Boa sorte! FECHAR Você precisa responder a pergunta corretamente. Basta digitar o número no campo e clicar em conferir. Caso tenham ficado dúvidas volte uma tela. Caso tenha acertado a resposta, clique em avançar. FECHAR

23 Mensagens Clique no botão conferir, para verificar se as respostas estão corretas. FECHAR Digite na caixinha a resposta e clique em conferir, para verificar se as respostas estão corretas. FECHAR

24 Mensagens Leia todas as informações que o objeto esta apresentando. Para avançar ou voltar nas explicações clique nas setas e. FECHAR Digite na caixinha a resposta e clique em conferir, para verificar se as respostas estão corretas. FECHAR

25 ? AVANÇARVOLTAR

26 ? AVANÇARVOLTAR ? AVANÇARVOLTAR colar


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