A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS"— Transcrição da apresentação:

1 WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Ricardo de Oliveira Joaquim

2 Área de Visualização da Janela
Janela do Windows Botões de Comando Barra de Titulo Barra de Menus Barra de Navegação Barra de Endereço Área de Visualização da Janela

3 Botões de ação da Barra de Título
Minimizar = Miniminiza a janela ativa para um botão localizado na barra de tarefas. Maximizar = Amplia a janela ativa para seu tamanho natural, ocupando assim todo o espaço no monitor. Fechar = Fecha a janela ativa, encerrando o “programa”. Restaurar Abaixo = Diminui a janela ativa para um tamanho menor anteriormente formatado.

4 Windows Explorer Clique no botão iniciar > todos os programas > acessórios > Windows explorer Barra de Título Barra de Ferramentas Barra de Menu Barra de Endereço Área de Pastas Arquivos contidos nas pastas

5 Barra de ferramentas do Windows Explorer
Voltar Avançar Acima Pesquisar Pastas Modos de Exibição Pastas A pasta serve para “Organizar” seu HD (disco rígido). São usadas para “Guardar” seus *arquivos. *Arquivo = tudo o que você faz no computador e salva (grava), passa a ser chamado de “Arquivo”.

6 Estrutura de Pastas Uma pasta é uma partição que você cria para armazenar algum tipo de arquivo. Arquivo é o nome dado a um trabalho que você desenvolve no computador. Como criar pastas na área de trabalho: Pressione o botão direito do mouse, sobre um espaço vazio. No menu deslize até a opção Novo. No segundo menu deslize o mouse para opção Pasta. Vai aparecer um ícone na área de trabalho, com nome de nova pasta. Digite o nome da sua pasta. Tecle Enter.

7 O que são Arquivos? Tudo que você faz e salva no computador é chamado de “Arquivo”. Um texto, uma figura ou até mesmo uma só palavra que você salve no computador é chamado de “Arquivo”.

8 Manipulação de arquivos e pastas
01- Na barra de menus, clique no menu “arquivo”, estacione o mouse na opção “novo” em seguida dê um clique em “Pasta”. Uma Pasta igual a essa aparecerá na sua tela bastando apenas você acrescentar o “nome da pasta”.

9 Esses arquivos poderão estar gravados dentro de uma pasta.
Copiando Arquivos Os arquivos poderão ser copiados sempre que for necessário transportá-los de um local para o outro nos discos. Esses arquivos poderão estar gravados dentro de uma pasta. Abra o local onde o arquivo esta gravado. Selecione (marque) os arquivos que deseja copiar. Após selecionados clique no menu “Editar” em seguida clique em Copiar. Abra o local onde será feita a cópia do arquivo e em seguida clique no menu “Editar” > “Colar”. Obs.: Para que você possa selecionar vários arquivos, execute a etapa 2 pressionando a tecla Ctrl no seu teclado.

10 Renomeando Arquivos 2. Clique no menu “arquivo”, opção “renomear”
Quando se cria um arquivo, geralmente damos a esse um nome que possamos reconhecê-lo mais tarde. Mas, existe a necessidade de querer alterar esse nome previamente dado. Para alterá-lo prossiga com as etapas seguintes: 1. Selecione o arquivo que terá o nome alterado 2. Clique no menu “arquivo”, opção “renomear” 3. Note que o nome do arquivo escolhido ficará selecionado. Delete o antigo e digite o novo nome

11 Excluindo Arquivos Quando um arquivo não possui mais utilidade para o usuário, podemos dizer que ele esta apenas ocupando espaço no disco. Então podemos liberar esse espaço excluindo o arquivo inútil. Proceda da seguinte forma: 01- Selecione o arquivo a ser excluído; 02- Clique no menu “Arquivo” em seguida “Excluir”.

12 Excluindo Arquivos O Windows pergunta se deseja enviar o arquivo para a “lixeira”, confirme clicando em “Sim”. Obs.: enviando um arquivo para a lixeira, você não perderá seu arquivo definitivamente, podendo assim, *Restaurá-lo. A lixeira existe para armazenar arquivos que julgamos desnecessários. *Restaurar = Enviar o arquivo para seu local de origem.

13 Lixeira A Lixeira armazena arquivos, pastas, elementos gráficos e páginas da Web excluídos. Esses itens permanecerão na lixeira até que você a esvazie. Para recuperar um item que você tenha excluído, procure-o na lixeira. Para recuperar arquivos excluídos. Na área de trabalho, clique duas vezes em lixeira. Clique no arquivo que deseja recuperar. No menu arquivo clique em restaurar. Observações.: Se você restaurar um arquivo que estava originalmente localizado em uma pasta excluída, essa pasta será recriada e o arquivo será restaurado nela.

14 Lixeira Para esvaziar a Lixeira:
Na área de trabalho, dê um clique duplo na lixeira. No menu arquivo, clique em esvaziar lixeira. Lembre-se: Depois que excluir o arquivo da lixeira, não poderá mais recuperá-lo. Logo, isso quer dizer que se você enviar um arquivo para lixeira, você não irá perdê-lo imediatamente, podendo restaurá-lo a qualquer momento.

15 Salvando no disquete Você pode salvar seus arquivos em um disquete que poderá ser visto em qualquer lugar por qualquer computador. Sendo assim a principal função de um disquete é transportar arquivos de um computador para outro. No menu arquivo, clique em salvar como: Especifique o local onde irá salvar seu arquivo na opção Salvar em: Digite o nome do arquivo Clique em Salvar

16 Acessando o disquete 01- Na barra de tarefas clique no botão “iniciar”. 02- Clique no menu “Meu computador”. A opção “Meu computador” será acessada, basta agora você dar um clique duplo na opção “Disquete de 3 ½ A: Após o clique duplo, você poderá visualizar todo o conteúdo do disquete, independente do programa, por isso se torna a maneira mais viável de se acessar um disquete.

17 Abrindo Arquivos Para abrirmos um arquivo já gravado, primeiramente abra o programa no qual o arquivo foi criado. Depois execute os seguintes comandos: No menu arquivo, clique em “Abrir” Selecione a pasta em que se encontra o documento, clique no arquivo que deseja abrir, depois clique em “Abrir” Selecione a pasta

18 Gravando Arquivos Ao final de todo trabalho, seja lá qual for o programa utilizado, o usuário geralmente deixa seu trabalho armazenado na memória do computador. Esse recurso utilizado é denominado de “Salvar” um arquivo. Quais são os passos? No menu arquivo, clique em “salvar”. Especifique o local onde irá salvar seu arquivo na opção Salvar em: Digite um nome para ele na caixa “Nome do Arquivo”. Salvar em: Nome do arquivo:

19 Aplica suas alterações
Propriedades de data e hora Barra de Título Guias Mês Ano Automático Dia Altera a hora Aplica suas alterações Cancela Confirma

20 Propriedades de vídeo Temas Alterar tema
Um tema é um plano de fundo e um grupo de sons, ícones e outros elementos que o ajudam a personalizar o computador com um só clique.

21 Área de trabalho Plano de Fundo
Localiza o Plano de Fundo Posição do Plano de Fundo Cor do Plano de Fundo Plano de Fundo Usado para alterar o Plano de Fundo, anteriormente conhecido como papel de parede. Utilize o botão “Procurar” para localizar um plano de fundo personalizado.

22 Configurações de Energia
Proteção de tela Seleciona Proteção Configurações Configurações de Energia Usado para alterar a proteção de tela, selecione “texto 3D” para personalizar o texto a ser exibido na “proteção de tela”.

23 Aparência Janelas e Botões Cores Tamanho da fonte
Usado para personalizar suas janelas, botões, cores, tamanho de fonte, etc.


Carregar ppt "WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google