A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM FRAÇÕES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM FRAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM FRAÇÕES

2 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES COM O MESMO DENOMINADOR
Para fazermos adição ou subtração de frações, precisamos que cada fração represente “partes de mesmo tamanho”, ou seja, as frações precisam ter denominadores iguais. Observe o desenho que representa duas frações: e Repare que, como os denominadores são diferentes, o “tamanho” de cada parte também é diferente, dificultando a comparação entre as frações.

3 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES COM DENOMINADOR COMUM
Nesse exemplo de adição de frações, ambos os denominadores são iguais a “7”. Basta, então, manter o 7 como denominador da fração e colocar a soma “2+1” no numerador do resultado. Nesse exemplo de subtração de frações, ambos os denominadores são iguais a “9”. Basta, então, manter o 9 como denominador da fração e colocar a subtração “5-2” no numerador do resultado.

4 ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES COM DENOMINADORES DIFERENTES
x 3 x 5 x 3 x 5

5 Depois de encontradas as frações equivalentes apropriadas, ou seja, que possuam mesmo denominador basta substituí-las na conta original. Note que, depois da substituição, passamos a ter uma adição com denominadores iguais. O mesmo tipo de ferramenta pode ser usado nas subtrações com frações de denominadores diferentes.

6


Carregar ppt "ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM FRAÇÕES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google