A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC UFSC/PMF 2013/2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC UFSC/PMF 2013/2014."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC UFSC/PMF 2013/2014

2 ASPECTOS GERAIS O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

3

4

5

6

7

8

9 Conceitos trabalhados em linguagem, em 2013: *Alfabetização e Letramento; *Sistema de Escrita Alfabética (SEA); *Organização do tempo e espaço em consonância com as modalidades de planejamento (atividade de sistematização, sequência didática e projeto); *Avaliar, planejar e intervir utilizando recursos didático-pedagógicos do FNDE (livros de literatura, jogos linguísticos, livros didáticos).

10 Prof. Carla Peres Souza, Ms Prof. Jussara Brigo, Ms

11 PNAIC Autores dos Cadernos Educação Matemática Ensino e Aprendizagem MetodologiasMatemática

12 PNAIC Dessa forma, a alfabetização matemática é entendida como um instrumento para a leitura do mundo; uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.(Caderno de Apresentação, P.5)

13 PNAIC O papel do lúdico e do brincar; A necessidade de aproximação ao universo da criança, respeitando seus modos de pensar e sua lógica. Discussão sobre os Direitos de Aprendizagem em Matemática para este ciclo. (Caderno de Apresentação, P.8)

14 Complemento da carga horária (40 horas): resgate e articulação com os cadernos de Linguagem: Língua Portuguesa. Atividades presenciais: 80 horas. Atividades não presenciais: 40 h. CERTIFICAÇÃO: 160 HORAS.

15

16 Tentar entender quem estamos educando e para quê estamos educando; Lembrar que crianças pensam como crianças e que portanto devemos contribuir para ampliar suas possibilidades de entendimento do mundo;

17 Quando agimos com pressa, as vezes acabamos mais prejudicando que ajudando. Por exemplo: O professor que tem pressa, define o formato...

18 O médico mandou Marta tomar 24 comprimidos em 8 dias. Ela tem que tomar a mesma quantidade de comprimidos todos os dias. Quantos comprimidos ela tomará por dia? Modo 1: Modo 2: O professor permite que o aluno crie estratégias...

19 I. Utilizar caminhos próprios na construção do conhecimento matemático, como ciência e cultura construídas pelo homem, através dos tempos, em resposta a necessidades concretas e a desafios próprios dessa construção. II. Reconhecer regularidades em diversas situações, de diversas naturezas, compará-las e estabelecer relações entre elas e as regularidades já conhecidas. III. Perceber a importância da utilização de uma linguagem simbólica universal na representação e modelagem de situações matemáticas como forma de comunicação. IV. Desenvolver o espírito investigativo, crítico e criativo, no contexto de situações- problema, produzindo registros próprios e buscando diferentes estratégias de solução. V. Fazer uso do cálculo mental, exato, aproximado e de estimativas. Utilizar as Tecnologias da Informação e Comunicação potencializando sua aplicação em diferentes situações.


Carregar ppt "PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC UFSC/PMF 2013/2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google