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PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC.

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Apresentação em tema: "PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA PNAIC

2 O QUE É O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA? É o compromisso formal assumido pelos governos federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

3 Ao aderir ao Pacto, nos comprometemos a I – Alfabetizar todas as crianças em Língua Portuguesa e em Matemática até, no máximo, os oito anos de idade; II – Realizar avaliações anuais (Prova Brasil) para os alunos dos 2º e 3º anos.

4 O Pacto caracteriza-se, sobretudo Pela integração e estruturação, a partir da Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, de diversas ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas do MEC que contribuem para a alfabetização; Pelo compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios; Pela orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.

5 PNAIC - Principais componentes Formação continuada, presencial, para os Professores Alfabetizadores, com foco na alfabetização; Incentivo aos professores para participar da formação; Distribuição de recursos materiais do MEC, voltados para a alfabetização e o letramento, articulados pela formação (PNLD, PNBE, Jogos Pedagógicos);

6 PNAIC - Principais componentes Aumento da quantidade de materiais didáticos entregues por sala de aula; Disponibilização de soluções digitais de apoio à alfabetização (jogos, conteúdos); Mobilização da sociedade e da comunidade escolar no acompanhamento do Pacto.

7 PNAIC - Principais componentes Monitoramento e acompanhamento pelos conselhos de educação e escolares; Aplicação de avaliações diagnósticas (Provinha Brasil) pelas próprias redes, com retorno de resultados, no início e ao final do 2º ano; Realização de avaliações externas anuais para todos os alunos concluintes do 3º ano;

8 PNAIC - Principais componentes Apoio pedagógico complementar por meio do Mais Educação; Incentivo para as escolas que mais avançarem, face aos objetivos de alfabetização; Gestão e monitoramento do programa, em colaboração com estados e municípios.

9 EIXOS DO PNAIC

10 MATERIAIS DIDÁTICOS : Distribuição de livros didáticos – PNLD. Distribuição de obras de literatura para as escolas participantes Distribuição do Kit Jogos Pedagógicos para apoio à alfabetização para cada sala de aula. Entrega de obras de apoio pedagógico às escolas participantes por meio do PNBE do Professor.

11 TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS Adoção de soluções digitais de apoio à alfabetização nas salas de aula e/ou nos laboratórios de informática

12 AVALIAÇÃO Aplicação da Provinha Brasil para os 2º e 3º anos como referência para avaliação do nível de alfabetização. Excepcionalmente, neste ano, os alunos do 3º ano realizarão a Provinha Brasil nos meses de fevereiro (21-22) e novembro. Os alunos do 2º ano realizarão a prova nos meses de abril e novembro.

13 FORMAÇÃO A formação dos professores nos municípios será realizada pelos Orientadores de Estudo que são professores ou coordenadores da rede que foram indicados pela DRE em Os orientadores de estudo participarão de um curso inicial de 40h, que será realizado de 25/02 a 01/03 pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), totalizando ao longo do trabalho, 200h. A bolsa de estudos dos orientadores de estudo será de R$765,00. Local da formação: Uninove (Campus Memorial) Rua Deputado Salvador Julianelli

14 FORMAÇÃO DE PROFESSORES Público alvo: Professores que lecionam nos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental Local: CEUs Carga Horária: 120h 8 encontros presenciais de quatro horas, aos sábados com atividades para serem realizadas com alunos computadas em horas de trabalho (84h) 8 h de seminário final e 28 h de estudo e atividades extra sala Bolsa de Estudos: R$200,00

15 FORMAÇÃO DE PROFESSORES Conteúdos: Alfabetização: concepções, currículo dos três anos iniciais do Ensino Fundamental na área da Língua Portuguesa, integrando os demais componentes. Avaliação da alfabetização, instrumentos. Planejamento do ensino na alfabetização, rotina, diferentes recursos didáticos na alfabetização. Reflexão sobre o funcionamento do sistema alfabético de escrita e os processos de apropriação.

16 FORMAÇÃO DE PROFESSORES Conteúdos: A sala de aula como ambiente alfabetizador, diferentes agrupamentos, atividades diversificadas para atendimento às diferentes necessidades das crianças, a exploração da literatura como atividade permanente. Os diferentes textos em salas de alfabetização. Projetos didáticos e sequências didáticas na alfabetização. Avaliação, planejamento de estratégias de atendimento das crianças que não estejam progredindo. Avaliação final; registro de aprendizagens, avaliação do trabalho docente.

17 PORTAL DO ALFABETIZADOR A construção de um espaço virtual com o objetivo de oferecer informações práticas que possam contribuir com o fazer pedagógico do professor alfabetizador, apresentando diversos links com atividades, planejamentos de sequências didáticas, jogos, brincadeiras, textos, livros, filmes, músicas e discussões atualizadas sobre alfabetização.

18 Contatos Coordenadora do Núcleo de Alfabetização - SME/ DOT EF: Fátima Antônio Assessoras: Cristhiane de Souza Ione Apª Cardoso Nilza Isaac de Macedo

19 PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

20 PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO É operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e destinado às escolas de territórios prioritários.

21 PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO Podem participar do Programa as escolas que em 2012: Escolas contempladas com PDDE/ Integral no ano de 2008, 2009, 2010 e 2011; Receberam o Bolsa Família; Escolas que participam do Programa Escola Aberta

22 Composição Programa Mais Educação Programa Ampliar Ampliação o tempo de permanência (mínimo de 7 horas) Recuperação Paralela + Atividades Complementares

23 PDE INTERATIVO O PDE Escola é um programa de apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão. Para as escolas priorizadas pelo programa, o MEC repassa recursos financeiros visando apoiar a execução de todo ou de parte do seu planejamento. A ferramenta utilizada pelas escolas para realizar o seu planejamento é o PDE Interativo, um módulo disponível no SIMEC. O PDE Interativo foi desenvolvido com base na metodologia do PDE Escola, mas a partir de 2012, todas as escolas públicas do país poderão utilizá-lo – mesmo aquelas que não foram priorizadas pelo PDE Escola, ou seja, que não receberão recursos federais desse programa

24 Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático- pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.


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