A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem. RealizaçãoIniciativa Meninas: - Validar sub-título Meninas: - Validar sub-título Projeto TRILHAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem. RealizaçãoIniciativa Meninas: - Validar sub-título Meninas: - Validar sub-título Projeto TRILHAS."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem

2 RealizaçãoIniciativa Meninas: - Validar sub-título Meninas: - Validar sub-título Projeto TRILHAS

3 O que é o Projeto TRILHAS É um conjunto de materiais elaborado para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade. Objetivo Inserir as crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental em um universo letrado. Beneficiados Escolas públicas das grandes cidades e capitais; Escolas públicas dos municípios prioritários; Escolas Prioritárias de municípios não prioritários das Redes Municipais e Estaduais de Educação. O Projeto TRILHAS conta com o apoio de uma Rede de Ancoragem Nacional que auxilia e incentiva o bom uso do material por meio de um processo de formação continuada.

4 O Projeto TRILHAS e a Rede de Ensino O Projeto TRILHAS está alinhado ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, assim como ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Eixo de trabalho voltado para distribuição do material e a formação continuada com foco na alfabetização inicial Distribuição de materiais de apoio para alfabetização e letramento articulados ao PNBE com complementação de jogos pedagógicos Programa com interface entre Governo Federal, Estadual e Municipal (regime de colaboração) Portal SIMEC (Sistema Integrado do MEC) O TRILHAS e o PNAIC compartilham a mesma concepção de letramento. Objetivos comuns entre TRILHAS e PNAIC O TRILHAS pode contribuir para o alcance das metas: Toda a criança plenamente alfabetizada até 8 anos de idade Alcance de 6,0 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para 2022

5 Como o material TRILHAS contribui para o processo de alfabetização? Amplia o acervo Instrumentaliza o Professor Favorece a criação e a sistematização de encontros de formação continuada Leitura como Prática permanente ++= Desenvolvimento das capacidades intelectuais no cotidiano escolar

6 Rede de Ancoragem Apoia o uso do material TRILHAS nas escolas e fortalece as ações de formação no município

7 Auxiliar a implementação do Projeto TRILHAS Neste ano a Rede de Ancoragem investirá na consolidação do TRILHAS como política pública Objetivos em 2012Objetivos em 2013 Incentivar o uso do Material Fomentar as ações de formação continuada na escola e no município Apoiar a consolidação do Projeto TRILHAS Aperfeiçoar o uso do Material Fortalecer as ações de formação continuada e as lideranças locais com foco na autonomia do município

8 Instituto Natura Articuladores Estaduais Membros do CONSED e UNDIME Formadores Escolares Diretores e/ou Coordenadores Pedagógicos de Escolas Formadores Locais representantes técnicos das Secretarias de Educação Professores Aproximadamente Formadores Estaduais Professores Universitários Funcionamento da Rede de Ancoragem TRILHAS 2012

9 Instituto Natura Articuladores Estaduais Membros do CONSED e UNDIME Formadores Escolares Diretores e/ou Coordenadores Pedagógicos de Escolas Formadores Locais representantes técnicos das Secretarias de Educação Professores Aproximadamente Formadores Estaduais Professores Universitários Líderes Regionais 150 Formadores Locais com perfil de Liderança Funcionamento da Rede de Ancoragem TRILHAS 2013

10 Funções e atribuições na Rede de Ancoragem Instituto Natura Articulador Estadual Formador Estadual Líder Regional Formador Local Formador Escolar Professores Apoiar e acompanhar as ações da Rede de Ancoragem Divulgar o Projeto TRILHAS e colaborar na articulação das ações formativas Realizar a formação dos Formadores Locais e acompanhar as ações nos municípios Articular as ações do TRILHAS nos polos e favorecer a comunicação entre Formadores Estaduais e Locais Realizar a formação dos Formadores Escolares e acompanhar o Projeto nas escolas Realizar a formação dos Professores e acompanhar o Projeto em sala de aula Estudar o material TRILHAS e utilizá-lo em sala de aula

11 Encontros Regionais Participantes Líder Regional e Formadores Locais Foco Alinhamento das ações TRILHAS nos municípios do polo Periodicidade Bimestral Liderança Coordenação dos Líderes Regionais com apoio dos Formadores Estaduais; Logística: Município polo Estrutura dos Encontros de Formação Encontro de Articulação Participantes iN, Formadores e Articuladores Estaduais Periodicidade Anual (presencial) e bimestral (à distancia) Liderança Coordenação e Logística: iN Encontro Local Participantes Formadores Locais e Formadores Escolares Periodicidade Bimestral Liderança Coordenação: Formadores Locais com apoio dos Formadores Estaduais; Logística: SME/SEE Encontro Estadual Participantes Formadores Estaduais e Locais Periodicidade Anual Liderança Coordenação: Formadores Estaduais com apoio do CONSED e UNDIME; Logística: iN Encontro Escolar Participantes Formadores Escolares e Professores Periodicidade Quinzenal Liderança Coordenação: Formadores Escolares com apoio dos Formadores Locais; Logística: Escola

12 Em 2013 a Rede de Ancoragem reconhecerá e premiará boas práticas Uso do Material TRILHAS Reconhecimento de boas práticas Premiação das melhores práticas

13 Reconhecimento REDE QUE ENSINA! Premiação MUNICÍPIO LEITOR Objetivo Favorecer o constante engajamento dos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e secretarias de educação, reconhecendo-os como produtores de conhecimento sobre a prática pedagógica. Conquista Publicação de Cadernos de orientação e Cadernos de Apoio. Indicadores previstos Qualidade da proposta Bom entendimento do trabalho Crianças com bom desempenho na leitura e na escrita Rede com formação continuada implantada Objetivo Permitir que a implementação do Projeto traga resultados de Eficiência, Eficácia e Coesão Social. Prêmio Biblioteca e Selo. Indicadores previstos Quantidade de livros lidos pelas crianças por ano Quantidade de livro lidos pelos professores por ano Comunidade interagindo com a literatura, os livros e a leitura Criação de redes institucionais pela leitura Rede de Ensino em constante processo de formação

14 Conheça o Portal TRILHAS! Crie um Perfil Convide amigos para trocar experiências Participe de fóruns sobre assuntos relacionados ao projeto ou temas de interesse dos educadores Crie um blog e divulgue as experiências da sua escola ou rede. Veja materiais ou posts em murais que você recomendou Crie novos encontros ou confirme presença nos que foi convidado

15 Conheça o Portal TRILHAS! Crie atividades ou responda as que foram criadas pelo seu formador Confira links de referência na área da educação Acesse materiais do TRILHAS, vídeos e textos de referência Veja o que seus amigos escreveram Compartilhe com seus amigos, fotos, vídeos e links interessantes Reveja todos os seus posts no mural

16 Conheça o Portal TRILHAS! Acesse e crie sua conta! Acesse e crie sua conta!


Carregar ppt "Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem. RealizaçãoIniciativa Meninas: - Validar sub-título Meninas: - Validar sub-título Projeto TRILHAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google