A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete."— Transcrição da apresentação:

1 A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete Karachenski Batista. Professora Bolsista CAPES/Observatório. Universidade Tuiuti do Paraná

2 PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES
Não há sistematização, rotina, valorização das atividades de leitura, principalmente da literatura infantil. Hipótese: a pouca valorização que os professores da escola dão as atividades de leitura infantil, deve-se a lacunas em sua formação, que não possibilitam o conhecimento de um bom referencial de autores e obras, como metodologias de trabalho com a literatura infanto-juvenil. Machado (2001, p.21) alerta que a falta de leitura por parte do professor é uma consequência das falhas na formação do mesmo.

3 Objetivo Organizar grupos coletivos de investigação, reflexão e planejamento do trabalho educativo, para realizar uma prática pedagógica sistemática com literatura infantil e o desenvolvimento de habilidades da leitura e da escrita dos alunos da escola.

4 Diagnóstico da realidade
Observa-se que não há sistematização, rotina, valorização das atividades de leitura e principalmente da literatura infantil. Os dados de questionário aplicado sobre o trabalho pedagógico das professoras da Escola mostram que não faz parte do cotidiano da ação pedagógica ler e contar histórias infantis. A observação do desempenho dos estudantes em provas aplicadas pela secretaria, revelam que os alunos têm dificuldades em ler e interpretar textos. Infere-se que falta de leitura de bons livros de literatura reflete na compreensão do funcionamento da língua oral e escrita e do seu uso em práticas linguísticas, decorrendo consequentemente em baixos índices atingidos pela escola em avaliações feitas pela Secretaria de Educação do Município e no IDEB.

5 Pressupostos teóricos
O professor que pretende assumir um papel ativo na formação de seus alunos como leitores não pode restringir-se apenas a ensinar a ler, mas deve preocupar-se em apresentar o mundo da leitura indicando livros, lendo para os alunos e envolvendo-se na leitura com eles e para eles.(GROTTA, 2000, p ) Para Cagliari: (1999) “ De tudo que a escola pode oferecer de bom aos alunos é a leitura, sem dúvida, o melhor, a grande herança da educação”. Conforme Silva (2003, p. 57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento”. Machado (2001, p. 23)afirma que “é preciso ensinar os alunos a beleza da língua e reafirmar a noção de que o livro é um amigo que está sempre ao nosso lado”. “Uma prática de leitura que não desperte o prazer de ler não é uma prática pedagógica eficiente”. (PCN, 1997, p.52)

6 AÇÕES REALIZADAS . Análise dos dados da Avaliação do Desempenho Escolar Municipal de Campo Magro (ADEM) . Análise dos diários de aulas ( Cadernos Itinerantes ) elaborado pelas professoras da escola. . Questionário diagnóstico aplicado às professoras sobre a prática pedagógica . Curso Itinerante para as professoras da escola sobre as diretrizes e concepção de educação do campo. Oficina de Alfabetização e letramento para as professoras com destaque para a literatura infantil . Intervenção Pedagógica voltada ao acompanhamento do trabalho com a literatura na escola. Organização de livros de literatura adquiridos pela Secretaria Municipal da Educação de Campo Magro

7 FUTURAS INTERVENÇÕES Formação Continuada o ano todo sobre Literatura Infantil Elaborar projeto de literatura e companhar os professores no desenvolvimento. Continuidade da organização da biblioteca. Ampliação do acervo de livros de literatura para a biblioteca.

8 Considerações Finais Empreender ações para que a leitura de livros de literatura infantil seja uma prática sistemática na escola do campo e contribua no processo de alfabetização e letramento dos alunos. O desafio que se assume é envolver as professoras na pesquisa, planejamento e execução de atividades sistematizadas de literatura infantil.

9 Referências BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua Portuguesa (1ª a 4ª séries). Brasília: Secretaria de Educação Fundamental 1997.v.2. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguistíca. Ed. Scipione, São Paulo, 1999. GROTTA, Ellen Cristina Baptistella. Formação de Leitor: Importância da Mediação do Professor MACHADO, Ana Maria. A literatura deve dar prazer. Rio de Janeiro. Nova Escola: A revista do professor, São Paulo, v 16, nº 145, set 2001. SILVA, Ana Araujo. Literatura para bebês, Pátio, São Paulo, nº 25,


Carregar ppt "A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google