A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No Guia, as obras são apresentadas em ordem crescente de sua inscrição no PNLD/2011. Cabe ao professor a tarefa de comparar o conteúdo das resenhas e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No Guia, as obras são apresentadas em ordem crescente de sua inscrição no PNLD/2011. Cabe ao professor a tarefa de comparar o conteúdo das resenhas e."— Transcrição da apresentação:

1

2 No Guia, as obras são apresentadas em ordem crescente de sua inscrição no PNLD/2011. Cabe ao professor a tarefa de comparar o conteúdo das resenhas e exercer seu insubstituível papel na escolha do livro didático.

3 O Guia traz as resenhas das 16 coleções aprovadas no PNLD/2011 As resenhas contêm informações que ajudam a escolher o livro didático que seja mais adequado ao trabalho com os alunos e ao projeto político- pedagógico da escola. Expressam uma avaliação de cada coleção, feita por educadores que estão envolvidos com o ensino do 6º ao 9º ano, com base nos critérios publicados pelo Ministério da Educação. Os efeitos positivos do livro didático nas escolas não dependem apenas de uma boa escolha do livro, mas também de um uso adequado desse instrumento em sala de aula.

4 I. respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas ao ensino fundamental; II. observância de princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano; III. coerência e adequação da abordagem teórico- metodológica assumida pela coleção, no que diz respeito à proposta didático-pedagógica explicitada e aos objetivos visados; IV. correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos; V. observância das características e finalidades específicas do manual do professor e adequação da coleção à linha pedagógica nele apresentada; VI. adequação da estrutura editorial e do projeto gráfico aos objetivos didático-pedagógicos da coleção.

5 I. Cabe ao ensino da língua materna, nesse nível de ensino-aprendizagem, aprofundar o processo de inserção, qualificada do aluno na cultura da escrita. II. Aperfeiçoamento de sua formação como leitor e produtor de textos escritos. III. Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita requeridas por esses novos níveis e tipos de letramento. IV. Ampliação da capacidade de reflexão sobre as propriedades e o funcionamento da língua e linguagem. V. Desenvolvimento das competências e habilidades associadas a usos escolares, formais e/ou públicos da linguagem oral. VI. Proficiência em leitura e escrita no que diz respeito a diferentes gêneros e tipos de textos.

6 I. A fruição estética e apreciação crítica da produção literária associada à língua portuguesa II. Desenvolvimento de atitudes, competências e habilidades envolvidas na compreensão da variedade linguística e diversidade dialetal. III. Domínio das normas urbanas de prestígio. IV. Prática de análise e reflexão da língua.

7 Leitura Produção de textos escritos Oralidade Conhecimentos linguísticos

8 Vivência Transmissão Uso situado Construção/Reflexão

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35 Contribui para o processo ensino- aprendizagem Favorece a aquisição de conhecimentos socialmente relevantes Promove o desenvolvimento de competências cognitivas, que contribuem para aumentar a autonomia Desenvolve a capacidade de convivência e de exercício da cidadania Consolida, amplia, aprofunda e integra os conhecimentos adquiridos Auxilia na autoavaliação da aprendizagem Contribui para a formação social e cultural

36 Auxilia no planejamento e na gestão das aulas Favorece a aquisição dos conhecimentos, assumindo o papel de texto de referência Auxilia na avaliação da aprendizagem do aluno Favorece a formação didático- pedagógica

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72


Carregar ppt "No Guia, as obras são apresentadas em ordem crescente de sua inscrição no PNLD/2011. Cabe ao professor a tarefa de comparar o conteúdo das resenhas e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google