A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PNLD – Programa Nacional do Livro Didático

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PNLD – Programa Nacional do Livro Didático"— Transcrição da apresentação:

1 PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Criado por meio do Decreto-lei nº , de 1985 e agora regulamentado pelo Decreto 7.084, de 27/01/2010, tem por objetivo fornecer aos alunos da rede pública, material didático de qualidade. Neste ano de 2010, as escolas farão a escolha dos livros didáticos para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), que serão utilizados dos anos de 2011 a 2013.

2 o PNLD é constituído de várias etapas, iniciadas com a inscrição das coleções, pelas editoras, em resposta a um edital público do MEC, passa por um longo e cuidadoso processo de avaliação, que reúne professores de diversas instituições educacionais de várias regiões de nosso país, todos eles com larga experiência no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa. No Guia, as obras são apresentadas em ordem crescente de sua inscrição no PNLD/2011. Cabe ao professor a tarefa de comparar o conteúdo das resenhas e exercer seu insubstituível papel na escolha do livro didático.

3 Guia de Livros Didáticos
O Guia traz as resenhas das 16 coleções aprovadas no PNLD/2011 As resenhas contêm informações que ajudam a escolher o livro didático que seja mais adequado ao trabalho com os alunos e ao projeto político- pedagógico da escola. Expressam uma avaliação de cada coleção, feita por educadores que estão envolvidos com o ensino do 6º ao 9º ano, com base nos critérios publicados pelo Ministério da Educação. Os efeitos positivos do livro didático nas escolas não dependem apenas de uma boa escolha do livro, mas também de um uso adequado desse instrumento em sala de aula.

4 Critérios eliminatórios gerais
respeito à legislação, às diretrizes e às normas oficiais relativas ao ensino fundamental; observância de princípios éticos necessários à construção da cidadania e ao convívio social republicano; coerência e adequação da abordagem teórico-metodológica assumida pela coleção, no que diz respeito à proposta didático-pedagógica explicitada e aos objetivos visados; correção e atualização de conceitos, informações e procedimentos; observância das características e finalidades específicas do manual do professor e adequação da coleção à linha pedagógica nele apresentada; adequação da estrutura editorial e do projeto gráfico aos objetivos didático-pedagógicos da coleção.

5 Critérios eliminatórios específicos
Cabe ao ensino da língua materna, nesse nível de ensino-aprendizagem, aprofundar o processo de inserção, qualificada do aluno na cultura da escrita. Aperfeiçoamento de sua formação como leitor e produtor de textos escritos. Desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita requeridas por esses novos níveis e tipos de letramento. Ampliação da capacidade de reflexão sobre as propriedades e o funcionamento da língua e linguagem. Desenvolvimento das competências e habilidades associadas a usos escolares, formais e/ou públicos da linguagem oral. Proficiência em leitura e escrita no que diz respeito a diferentes gêneros e tipos de textos.

6 A fruição estética e apreciação crítica da produção literária associada à língua portuguesa
Desenvolvimento de atitudes, competências e habilidades envolvidas na compreensão da variedade linguística e diversidade dialetal. Domínio das normas urbanas de prestígio. Prática de análise e reflexão da língua.

7 EIXOS CURRICULARES Leitura Produção de textos escritos Oralidade
Conhecimentos linguísticos

8 TRATAMENTO DIDÁTICO DADO AOS CONTEÚDOS CURRICULARES BÁSICOS
Vivência Transmissão Uso situado Construção/Reflexão

9 Critérios relativos à natureza do material textual O conjunto de textos que um livro didático apresenta é um instrumento privilegiado – às vezes único – de acesso do aluno ao mundo da escrita. Portanto, é imprescindível que a coletânea, respeitado o nível de ensino a que se destina, ofereça ao aprendiz uma amostra o mais possível representativa desse universo.

10

11 Critérios relativos ao trabalho com leitura No trabalho com o texto, em qualquer de suas dimensões (leitura, produção, elaboração de conhecimentos linguísticos), é fundamental a diversidade de estratégias, assim como a máxima amplitude em relação aos vários aspectos envolvidos. As atividades de exploração do texto têm, entre os seus objetivos, o desenvolvimento da proficiência em leitura.

12

13 Critérios relativos ao trabalho com produção de textos No trabalho com o texto, em qualquer de suas dimensões (leitura, produção, elaboração de conhecimentos linguísticos), é fundamental a diversidade de estratégias, assim como a máxima amplitude em relação aos vários aspectos envolvidos. As propostas de produção de texto devem visar ao desenvolvimento da proficiência em escrita

14

15 Critérios relativos ao trabalho com a linguagem oral O aluno chega à escola dominando a linguagem oral, no que diz respeito às demandas de seu convívio social imediato. Ela será o instrumento por meio do qual se efetivará tanto a interação professor-aluno quanto o processo de ensino-aprendizagem. Será com o apoio dessa experiência que o aprendiz desvendará o sistema da escrita e estenderá o domínio da fala para novas situações e contextos, inclusive os mais formais e públicos de uso da linguagem oral. Assim, como objeto de ensino, a linguagem oral tem um papel estratégico: é, ao mesmo tempo, o instrumento de ensino do professor e de aprendizagem do aluno e também apresenta formas públicas (novos gêneros) que o aluno ainda não domina e que deverão ser exploradas.

16

17

18 Critérios relativos ao trabalho com conhecimentos linguísticos No trabalho com o texto, em qualquer de suas dimensões (leitura, produção, elaboração de conhecimentos linguísticos), é fundamental a diversidade de estratégias, assim como a máxima amplitude em relação aos vários aspectos envolvidos. Os conhecimentos linguísticos objetivam levar o aluno a refletir sobre aspectos da língua e da linguagem relevantes tanto para o desenvolvimento da proficiência oral e escrita quanto para a capacidade de análise de fatos de língua e linguagem.

19

20 LÍNGUA PORTUGUESA (6º ao 9º ano) FICHA DE AVALIAÇÃO PRIMEIRA PARTE: IDENTIFICAÇÃO GERAL - DESCRIÇÃO I. Características gerais da coleção

21

22 SEGUNDA PARTE: ANÁLISE AVALIATIVA A
SEGUNDA PARTE: ANÁLISE AVALIATIVA A. ABORDAGEM TEÓRICO-METODOLÓGICA ASSUMIDA PELA COLEÇÃO III. Coletânea de textos usados para a leitura

23

24 IV - LEITURA

25

26 V – PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO

27 VI - ORALIDADE

28 VII – CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS

29

30 VIII - ATIVIDADES

31 No quadro abaixo, os nomes dos quatro eixos de ensino estão abreviados: L = Leitura P = Produção de textos escritos O = Oralidade CL = Conhecimentos Linguísticos

32 B – ADEQUAÇÃO DA COLEÇÃO À LINHA PEDAGÓGICA DECLARADA IX – Manual do Professor

33

34

35 Favorece a aquisição de conhecimentos socialmente relevantes
Promove o desenvolvimento de competências cognitivas, que contribuem para aumentar a autonomia Consolida, amplia, aprofunda e integra os conhecimentos adquiridos Livro Didático aluno Contribui para a formação social e cultural Auxilia na autoavaliação da aprendizagem Desenvolve a capacidade de convivência e de exercício da cidadania Contribui para o processo ensino-aprendizagem

36 Livro Didático professor
Auxilia no planejamento e na gestão das aulas Favorece a aquisição dos conhecimentos, assumindo o papel de texto de referência Livro Didático professor Favorece a formação didático-pedagógica Auxilia na avaliação da aprendizagem do aluno

37 Coleções Selecionadas

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68

69

70

71

72 www.fnde.gov.br Blog de Língua Portuguesa:
Guia dos livro didático


Carregar ppt "PNLD – Programa Nacional do Livro Didático"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google