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RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL

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Apresentação em tema: "RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Questão que deve ser problematizada e privilegiada: Como levar os alunos com desempenho abaixo do básico para o nível adequado? DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO

2 CLASSIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO DOS NÍVEIS DE PROFICIÊNCIA DO SARESP
CLASSIFICAÇÃO: Insuficiente NÍVEL DE PROFICIÊNCIA: Abaixo do Básico DESCRIÇÃO: Os alunos neste nível demonstram nível insuficiente dos conteúdos, habilidades desejáveis para o ano escolar em que se encontram DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO

3 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO
Sugestões de Trabalho Trabalhar com linguagens que contêm informações diretas, objetivas e curtas em geral Apresentação de temas, metodologias, avaliação mais próximos do concreto que do abstrato Domínio e manejo conceitual é um desafio Análise iconográfica é bem sucedida, por tratar de forma objetiva e explícita os conteúdos Análise simbólica, subliminares ou que demandem determinadas relações de interpretação são muito complexas para esses alunos que frequentam as sala de RI DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO

4 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO
Trabalhar com habilidades de leitura e escrita, de forma que eles possam, gradativamente, desenvolver sua capacidade cognitiva para enfrentar as leituras de textos, de mapas, tabelas, obras de arte, entre outros. Trabalhos com iconografias são importantes indutores de análise. Por exemplo: Quem a produziu? Qual o ano de sua elaboração? Quem é o autor? Que elementos compõem uma dada paisagem? Quais as intencionalidades da versão representada? DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO

5 DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO
Desenvolvimento de leitura de gráficos e mapas – salto qualitativo para autonomia interpretativa, pois mobiliza habilidades de comparação e identificação de semelhanças e diferenças entre proporções. Esse trabalho deverá ser desenvolvido passo a passo, permitindo que os alunos, além de se habituarem às diferentes linguagens no decorrer do processo, tomando consciência das etapas necessárias para a interpretação dos objetos proposto para análise. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JOSÉ BONIFÁCIO


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