A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA

2 Parte 1 Objetivo- Avaliação diagnóstica das habilidades básicas para o Ciclo I em Língua Portuguesa. Todas as questões de Língua Portuguesa avaliam a capacidade de leitura e interpretação de textos. Algumas habilidades são focadas especificamente como segue: Questão 1- Localizar informação explícita em um texto. Questão 2 – Associar uma palavra ou expressão a seu referente. Questão 3- Identificar a ordem seqüencial dos procedimentos ou fatos. Questão 4- Distinguir fato de opinião. Questão 5- Reconhecer a estrutura do gênero.

3 nº de % denº de erros% de erros questõesacertos dasacertos das das questões questões

4

5 Parte 2 Objetivo: Investigar se o aluno é capaz de: I - Compreender e desenvolver o tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitado; II- Elaborar um texto de acordo com a estrutura padrão; Utilizar os conhecimentos lingüísticos da norma padrão para o texto escrito. III - Organizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimentos dos mecanismos lingüísticos e textuais necessários a construção do texto.

6 O aluno deve ser capaz de 1-Insuficiente2- Razoável3- Bom4-Muito Bom I – Compreender e desenvolver o tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitado. Não compreende o tema solicitado ou desenvolve uma produção rudimentar. Compreende e desenvolve o tema, ainda que a partir de paráfrases. Compreende e desenvolve bem o tema mesmo que apresente um recorte temático. Compreende e desenvolve muito bem o tema. II- Elaborar um texto de acordo com a estrutura padrão; Utilizar os conhecimentos lingüísticos da norma padrão para o texto escrito. Demonstra conhecimento insuficiente da norma padrão para o texto escrito. -apresenta muitas inadequações gramaticais e/ou transgressões na escrita (ortografia, pontuação, organização gráfica). Demonstra conhecimento razoável da norma padrão para o texto escrito. -apresenta algumas inadequações gramaticais ou transgressões na escrita. Demonstra bom conhecimento da norma padrão para o texto escrito. -Sabe utilizar a variante lingüística mesmo apresentando algumas inadequações. Demonstra ótimo conhecimento da norma padrão para o texto escrito. -Sabe utilizar a variante lingüística sem nenhuma inadequação gramatical e ortográfica. III- Organizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimentos dos mecanismos lingüísticos e textuais necessários a construção do texto. -organiza precariamente as partes do texto, apresentando grande dificuldade em registrar os fatos. -Demonstra pequena dificuldade em dar continuidade ou sentido ao texto. Apresenta freqüentes inadequações na utilização dos recursos coesivos. -Organiza bem as partes do texto, embora apresente problemas pontuais nos recursos coesivos -Demonstra domínio dos recursos coesivos utilizando-os de forma adequada e variada.

7 competências 1234 I II III

8


Carregar ppt "SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google