A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold."— Transcrição da apresentação:

1 Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold

2 1) A leitura É impossível escrever bem ser ler bem. A leitura é fundamental para a produção de um bom texto. Lembre-se de que escrever bem não é escrever difícil.

3 2) A escrita Produzir textos é um processo que envolve diferentes etapas: planejar, escrever, revisar e reescrever. A revisão não consiste em corrigir apenas erros ortográficos e gramaticais, mas sim em fazer com que o texto cumpra sua finalidade de comunicação. O que escrever? Para que escrever? Para quem escrever? Assim, ao produzir um texto, é necessário saber cruzar dados, relacioná-los com os conhecimentos que se tem, refletir sobre o tema proposto e, então, organizar as informações selecionadas, observando a estrutura solicitada.

4 3) O gênero textual É comum nos depararmos com diferentes textos escritos para a comunicação de ideias. Há textos que têm por objetivo a emissão de opiniões; outros narram fatos reais ou fictícios; há aqueles que pretendem convencer as pessoas sobre algumas ideias ou simplesmente transmitir ilustrações. Essas características diferentes constituem os gêneros textuais: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo. Por isso, em nosso cotidiano, é importante ler e perceber os diferentes tipos textuais, tais como notícias, romances, editoriais, artigos de opinião e anúncios publicitários.

5 4) A dissertação Dissertar é o mesmo que explanar sobre um determinado assunto. O texto dissertativo está comprometido com a transmissão de conhecimentos. É comum as universidades solicitarem temas polêmicos, que pressupõem a defesa de um ponto de vista e que, às vezes, apresentem soluções. Em todos os momentos da estrutura que a conforma, a dissertação, portanto, caracteriza-se por declarações e justificativas com funções diferentes:

6 Introdução Desenvolvimento Conclusão
É onde você apresenta o tema e especifica em que partas pretende dividir sua argumentação. Desenvolvimento Parágrafo em que você apresenta os argumentos que selecionou, discutindo-os e analisando-os de forma clara. Conclusão É o momento em que você reorganiza, para o leitor, a linha de pensamento que o trabalho desenvolveu, ratificando o ponto de vista sobre o tema.

7 5) O argumento Para argumentar é necessário explicar as causas e as consequências do problema, posicionando-se criticamente e defendendo essa posição com argumentos plausíveis. Os argumentos podem ser fundamentados em valores reconhecidos pela maioria das pessoas e podem ser baseados em citações, em fatos (dados estatísticos, pesquisas, exemplos reais) que compõem uma tese. Dissertar é o mesmo que explanar sobre determinado assunto.

8 6) A gramática Escrever bem exige um trabalho contínuo com as regras gramaticais. Deve-se ter cuidado com os aspectos gráficos, como letra ilegível, rasuras, problemas de ortografia e de acentuação, períodos longos e uso inadequado de conectivos. Lembre-se de que escrever bem não é escrever difícil; utilize sempre a norma culta, a linguagem padrão da língua portuguesa. Corrigir um texto é um processo de releitura, de modificação, de substituição de palavras, de expressões e de frases. É necessário ter clareza e coerência de ideias.


Carregar ppt "Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google