A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Cursinho Vitoriano – Redação Data: 02/03/2013 Aula 1 Redação nos vestibulares São José do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Cursinho Vitoriano – Redação Data: 02/03/2013 Aula 1 Redação nos vestibulares São José do."— Transcrição da apresentação:

1 Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Cursinho Vitoriano – Redação Data: 02/03/2013 Aula 1 Redação nos vestibulares São José do Rio Preto - SP

2 1. Escrever não é só escrever Escrever exige treino; O nível de conhecimento não garante o bom nível da escrita; Escrever bem pode ser fator determinante para o sucesso em alguns cargos e em certas áreas do conhecimento; Para escrever bem é preciso ler bons livros, jornais e manter-se informado acerca dos acontecimentos do mundo.

3 Escrever deveria ser uma atividade natural e não compulsória: Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do café sentado (pois tomava-se café sentado nos bares, e podia-se conversar horas e horas sem incomodar nem ser incomodado) eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles sacavam também seus escritos e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica (trecho de Para gostar de ler, Carlos Drummond de Andrade).

4 O que é redação para vocês?

5 Escrever é persuadir (tentar convencer). Para produzir uma redação (cuja correção é extremamente subjetiva) é necessário o uso de argumentos fortes e originais. É utilizar o senso crítico e unir coletâneas, criticando-as. Escrever uma redação é fazer com o que o interlocutor compre seu produto, que é sua visão sobre determinado assunto. Redação: produto Argumento: propaganda

6 O que podemos dizer é que a herança escolar de que o aluno deve escrever um texto de no mínimo tantas linhas sobre determinado assunto incomum a ele, faz com que a produção de textos torne-se uma atividade obrigatória, penosa, chata. A escola incentiva a produção de textos e conscientiza os estudantes sobre a sua importância, porém não tem tanto sucesso nesse objetivo. O que é passado pela escola quanto à produção de texto...

7 Como o aluno vê a produção de um texto

8 Como deveria ser... Como o prazer aliado à prática leva à perfeição, o produtor (mesmo não vendo a produção de textos como um exercício prazeroso) deve elaborá-los com alguma frequência, pois é claro que só escreve bem quem escreve sempre ou quase sempre.

9 2. O primeiro passo Para um bom texto: 1) Leitura atenta às orientações sobre o texto a ser construído: A prova de Redação consistirá numa exposição sobre tema atual e de interesse geral, podendo ter caráter dissertativo, descritivo, narrativo, epistolar ou misto. Visa avaliar a capacidade de expressão crítica do candidato, com base em tema proposto. Será corrigida por professores de português do ensino médio e do ensino superior, de acordo com parâmetros previamente estabelecidos. A nota zero na Redação eliminará automaticamente o candidato do Vestibular. A prova de Redação será avaliada, considerando-se: a) Conteúdo – tratamento do tema de forma pessoal e pertinente. b) Estrutura do pensamento e da expressão – sequência lógica; estrutura do parágrafo, coerência e coesão; clareza. c) Uso da norma culta – ortografia, acentuação, pontuação, concordância, regência, colocação, adequação de vocabulário.

10 2) Boas ideias não bastam se o estudante não souber articulá-las; 3) Uma boa letra é muito importante:

11 4) O candidato deve ser atento aos textos que são base para a elaboração de sua redação: Na Unicamp: [...] sua redação será anulada se você: a) fugir ao recorte do tema na proposta escolhida; b) desconsiderar a coletânea; c) não atender ao tipo de proposta escolhida.

12 5) O texto deve ter uma boa estética: Exemplo de texto com problema estético

13 3. O tema 1) A desobediência é de caráter eliminatório; 2) O candidato deve ser crítico; O que a fuga ao tema indica? Que o candidato não entendeu a proposta; Que não leu a proposta; Ou ainda que não sabe falar sobre o assunto.

14 4. O tipo de construção textual Dissertação, tradicionalmente; Se a instituição oferece opção de escolha, o melhor é não se aventurar; Não é permitido mesclar tipos textuais.

15 5. A avaliação Lembretes importantes: 1) Coletânea: conjunto de textos de natureza diversa que serve de subsídio para a sua redação; 2)Tema/Título: normalmente os vestibulares só fornecem o tema e exigem um título;

16 3) Redação em prosa: pelo amor de Deus, texto argumentativo não deve ser escrito em verso:

17 4) Tipo de texto: o candidato deve atender ao tipo solicitado (dissertação, narração, carta, etc.); 5) Linguagem: de acordo com a norma culta da língua portuguesa; 6) Citações: devem ser moderadas e devem manter coesão com o todo;

18 6. Originalidade Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, originalidade é: 1 relativo à origem [...] 1.2 que não existiu, não ocorreu antes, novo [...] 2 que tem caráter próprio. O problema do clichê: 1) em frases: chover no molhado, osso duro de roer, a vida é uma caixinha de surpresas; 2) nas ideias: isso é culpa dos políticos, é por isso que o Brasil não vai pra frente.

19 O que se exige quanto à originalidade: que o candidato tenha sua própria visão de mundo e seja crítico; Atenção: a ousadia deve estar presente na elaboração de um texto, porém, cuidado: não há chances de o aluno ser aprovado se fugir da proposta. Atitudes ousadas que não funcionam: - criticar a proposta; - fazer desenhos.

20 Proposta de Redação Tema: A sociedade brasileira e os conflitos no trânsito Deve apresentar: - título; - no mínimo 10 linhas;


Carregar ppt "Unesp – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Cursinho Vitoriano – Redação Data: 02/03/2013 Aula 1 Redação nos vestibulares São José do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google