A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MPU -Prova Discursiva-. Segundo o edital: A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá na elaboração de texto, com no máximo 30 linhas, acerca.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MPU -Prova Discursiva-. Segundo o edital: A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá na elaboração de texto, com no máximo 30 linhas, acerca."— Transcrição da apresentação:

1 MPU -Prova Discursiva-

2 Segundo o edital: A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá na elaboração de texto, com no máximo 30 linhas, acerca de temas da atualidade para os cargos de Técnicos e temas específicos para os cargos de Analistas. A prova discursiva tem o objetivo de avaliar o conteúdo - conhecimento do tema, a capacidade de expressão na modalidade escrita e o uso das normas do registro formal culto da Língua Portuguesa.

3 A prova discursiva deverá ser à mão, em letra legível, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A folha de texto definitivo não será substituída por erro de preenchimento do candidato. A folha de texto para a prova de redação não permitirá qualquer identificação do candidato, pela comissão de correção, na parte destinada à dissertação do tema proposto, garantindo assim o sigilo do autor da redação.

4 Regras básicas para produção de textos

5 Apresentação (estética) 1.Alinhe sempre os parágrafos e a margem direita do texto. 2. Faça letra legível e não misture os tipos (cursiva ou de forma). 3.Use somente caneta azul ou preta. 4. Evite rasurar seu texto, incluindo uso de corretivo. 5. Obedeça rigorosamente ao número de linhas estabelecido na proposta. 6.Evite sublinhar ou negritar palavras ou trechos do texto. 7.Não dê um espaçamento excessivo entre letras, palavras e parágrafos.

6 Léxico (vocabulário ) 1. Evite usar gírias, palavras vulgares, expressões coloquiais e estrangeirismos. Use somente a linguagem formal. 2. Evite utilizar algarismos arábicos (Ex.:1,2,3). 3. Fique atento à ortografia. 4. Evite repetir palavras, utilize os sinônimos. 5. Substitua palavras de sentido vazio como coisa e algo por sinônimos mais significativos. 6. Empregue um vocabulário simples e conhecido, sobre o qual você tenha completo domínio de significado.

7 Conteúdo 1.Obedeça rigorosamente à proposta apresentada. 2.Fique atento à coesão textual (ligação entre as frases e entre as ideias). Para isso use bastante os conectivos. 3.Fique atento à coerência textual (não-contradição entre as ideias). 4.Evite o uso de clichês e frases feitas em geral. (Ex: Atualmente, Nos últimos tempos, hoje mais do que nunca, a cada dia que passa, venho por meio desta, sem mais delongas). 5.Evite o uso excessivo do gerúndio (Ex: nós vamos estar fazendo, estar participando). 6.Evite o uso excessivo do termo que. Para evitá-lo, faça frases mais curtas ou substitua o que por pronomes mais específicos como o qual, cujo, para o qual, com o qual, onde. 7.Use o pronome onde somente para se referir a lugares. (Ex: O Brasil, país onde se joga muito o futebol...)

8 8. Evite usar redundâncias e pleonasmos. (Ex: subir para cima, há muitos anos atrás). 9. Evite usar aspas. 10. Nunca se inclua no seu texto. Não use o pronome eu nem conjugue os verbos na primeira pessoa do singular. 11. Nunca comece seu texto com expressões do tipo Na minha opinião..., Eu acho que..., Penso que Procure fazer frases curtas. Períodos longos atrapalham a legibilidade do texto. 13. Não converse com o corretor. (Ex: Quando você pensa em futebol, logo pensa no Brasil...). 14.Evite começar frases com as conjunções e, mas, pois e porém. Elas devem vir em períodos compostos logo depois de uma vírgula. 15.Faça um plano antes de escrever seus textos.


Carregar ppt "MPU -Prova Discursiva-. Segundo o edital: A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá na elaboração de texto, com no máximo 30 linhas, acerca."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google