A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA."— Transcrição da apresentação:

1 Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA

2 O ARTIGO DE OPINIÃO A todo instante temos de nos posicionar sobre certos temas que circulam socialmente. Por exemplo, a pena de morte é uma saída contra a violência? Uma mulher grávida deve ter o direito de interromper a gravidez de um feto anencéfalo? A televisão deve sofrer algum tipo de controle? Como resposta a essas e outras questões, são publicadas em jornais e revistas ARTIGOS DE OPINIÃO, nos quais o autor expressa um ponto de vista sobre o tema em discussão.

3 CARACTERÍSTICAS DO ARTIGO DE OPINIÃO
Texto argumentativo que difunde opinião sobre um tema polêmico. Circula nos meios de comunicação em geral, por exemplo, jornais, revistas, etc. Tem como estrutura básica uma idéia central (que resume o ponto de vista do autor) e sua fundamentação com base em argumentos, construídos a partir de verdades. Exige a variedade padrão da língua.

4 COMO PRODUZIR O ARTIGO DE OPINIÃO
Use a 1ª pessoa do plural ou a 3ª do singular. (Embora permitido por alguns autores, a maioria recomenda que o aluno não use a 1ª pessoa do singular) Verbos predominantemente no presente do indicativo. Construa períodos curtos, com no máximo duas ou três linhas, evitando orações intercaladas ou ordem inversa desnecessária. Empregue vocabulário escolarizado, evitando termos coloquiais, adjetivação desnecessária, gírias, afirmações extremas e generalizações.

5 CARACTERÍSTICAS DA CARTA ARGUMENTATIVA Texto persuasivo que tem a finalidade de apresentar às autoridades um problema (carta argumentativa de reclamação) ou solicitar a solução de um problema (carta argumentativa de solicitação) Deve ser fundamentada por argumentos. Necessário usar tratamento adequado ao cargo do destinatário. Uso da variante padrão.

6 Vírgula obrigatória após o nome da
COMO PRODUZIR A CARTA ARGUMENTATIVA Na linha 1, na mesma margem que você costuma marcar o parágrafo, escreva local e data. Ex: Fortaleza, 23 de outubro de 2008. Vírgula obrigatória após o nome da localidade, o mês sempre com letra minúscula e o ponto, após o ano, é obrigatório.

7 Deixe a linha 2 em branco Na linha 3, na mesma margem do parágrafo, escreva o vocativo ( todas as palavras do vocativo devem ser iniciadas com letra maiúscula. O vocativo deve ficar todo na mesma linha. No vocativo, o pronome de tratamento deve ser o indicado ao cargo ocupado pelo destinatário. O vocativo não pode conter palavras abreviadas. Ex: Excelentíssimo Senhor Presidente da República (Após o vocativo, coloque uma vírgula). Se a carta for para o presidente, nem mesmo no corpo da carta o aluno pode abreviar o pronome de tratamento) Deixe a linha 4 em branco

8 Na linha 5, marque o parágrafo. Inicie com letra maiúscula.
Toda carta deve ser iniciada por uma frase chamada ‘frase de contato’. Como o próprio nome diz, ela estabelece contato com o destinatário. Ex. Através dos meios de comunicação tomei conhecimento da crescente violência nas escolas brasileiras, por isso tomei a iniciativa de escrever a Vossa Excelência..... As frases de contato no primeiro e no último parágrafo são obrigatórias. Ex. frases de contato para o final da carta : o que você espera, com que urgência as medidas devem ser tomadas, etc.

9 Após a conclusão do corpo da carta, salte uma linha e escreva a despedida (com letra maiúscula) e vírgula. Ex: Atenciosamente, Se a carta for para o presidente, na despedida escreva Respeitosamente, Em hipótese alguma assine a carta. Local e data, vocativo e despedida contam linha escrita. Ao final, você deve contar, no mínimo, vinte linhas escritas.


Carregar ppt "Noções Básicas dos gêneros ARTIGO DE OPINIÃO E CARTA ARGUEMENTATIVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google