A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O texto argumentativo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O texto argumentativo."— Transcrição da apresentação:

1 O texto argumentativo

2

3 O que é argumentar? Argumentar é expressar uma convicção, um ponto de vista, que é desenvolvido e explicado de forma de persuadir o ouvinte/leitor. O texto argumentativo tem como objetivo interferir ou transferir o ponto de vista do leitor relativamente ao mundo que o rodeia. Esse ponto de vista assenta num conjunto de normas ou valores.

4 Características do texto argumentativo
A linguagem tende à impessoalidade; são empregados verbos e pronomes na 3ª pessoa do singular; predomínio da variedade padrão. Mostra maior preocupação com a precisão das informações do que com a expressividade ou a emotividade. É predominante o tempo presente do modo indicativo.

5 Elementos do texto argumentativo
Tema: É o assunto de que se trata o texto. Opinião ou Tese: É o ponto de vista sobre o tema, é a ideia que defendemos. Argumentos: São as razões, os porquês ou as provas apresentadas pelo autor do texto para sustentar a tese. Conclusão: Nela reitera-se a tese inicial salientando-se o que foi dito nainício da argumentação.

6 Estrutura do texto argumentativo
O texto argumentativo, geralmente, divide-se da seguinte forma: 1º parágrafo: introdução (tema e tese); 2º e 3º parágrafos: desenvolvimento (argumentos que explicam e fundamentam a tese); 4º parágrafo: conclusão (reafirmar tese, dar solução viável)

7 Como introduzir um texto argumentativo
Há várias maneiras de iniciar um texto argumentativo. Veja as principais: Formulação de uma tese a partir de uma declaração inicial e dois argumentos. Interrogação acerca do tema, que deve ser respondida durante o desenvolvimento. Exemplo. Citação (sempre entre aspas, se for direta) de uma autoridade no assuno ou de um documento respeitado internacionalmente.`´E recomendada a citação indireta.

8 Como concluir o texto argumentativo
Veja os principais tipos de conclusão do texto argumentativo: Síntese. Agregação de palavra ou frase de sentido mais abrangente. Proposta. Pergunta retórica (já foi respondida anteriormente).

9 Como desenvolver o texto argumentativo
O desenvolvimento é constituído por argumentos que fundamentam a tese. Veja os principais tipos de arguemntos: Comparações. Alusões históricas. Argumentos com provas concretas (dados estatísticos, resultados de pesquisas, etc). Argumentos consensuais (verdades aceitas por todos). Argumentos de autoridade ou de exemplo. Argumentos de presença.

10 Avalie seu texto argumentativo
Observe se seu texto apresenta as três partes essenciais (introdução, desenvolvimento e conclusão); se no desenvolvimento os argumentos fundamentam devidamente o ponto de vista; se a linguagem empregada está adequada ao gênero, ao público e à situação Observe se o tipo de introdução, de argumentos e de conclusão são adequados.

11 Exercite-se! Escolha uma das propostas abaixo e desenvolva-a em um texto argumentativo que tenha entre 20 e 30 linhas. "Até o final do século XX, o mundo mudava a cada século. Hoje, com o avanço da tecnologia, o mundo muda a cada ano. Para onde o mundo está se encaminhando? Que perspectivas podemos ter em relação à política e às relações humanas no século XXI? "Todo mundo conhece o 'jeitinho brasileiro'. Ele ajuda ou prejudica o dia-a-dia dos brasileiros? Vale a pena uma mentirinha para levar certas vantagens?"


Carregar ppt "O texto argumentativo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google