A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura."— Transcrição da apresentação:

1 O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura

2 Conceito de Parágrafo Parágrafo é uma unidade do discurso. Segundo Garcia (1983, 203), “o parágrafo é uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela”.

3 Tópico Frasal Trata-se de uma frase que em geral encontra-se no início do parágrafo e que apresenta a ideia central a ser discutida neste. É também chamada de “frase nuclear”. Ao tópico frasal agregam-se as ideias secundárias formuladas em outras frases.

4 Estrutura do parágrafo
Como unidade do texto, para sua produção devem ser observados os mesmos procedimentos para a elaboração do texto como um todo. Ele pressupõe formulação e delimitação do assunto, planejamento das ideias e objetivo a ser atingido. (ANDRADE & MEDEIROS, 2006, p. 209). Portanto, um parágrafo, assim como um texto, apresentará em geral um começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão).

5 Formas de Desenvolvimento do Parágrafo
Há diferentes formas pelas quais as ideias podem ser organizadas no parágrafo. Obviamente, essa organização dependerá de como o texto está estruturado no seu conjunto. Porém, o planejamento do texto pressupõe o planejamento de suas unidades, ou seja, cada um dos parágrafos deverá ser pensado de modo a formar um conjunto coeso – o texto.

6 Por exploração de aspectos espaciais
O parágrafo pode ser estruturado através de elementos ligados ao espaço. Ex.: No Brasil, em São Paulo, nesta sala, ao longo do rio, ao redor da cidade, perto do armazém, além das casas etc.

7 Por exploração de aspectos temporais
O parágrafo pode ser orientado segundo o registro dos acontecimentos no tempo: Ex.: No fim dos anos 60, quando a guerra terminou, no momento em que abriu a porta, naquela época etc.

8 Por enumeração de pormenores
A organização do parágrafo pode ser feita através de uma estrutura enumerativa. Ex.: O primeiro..., o segundo..., na primeira etapa..., na fase inicial... etc.

9 Pelo contraste de ideias
A estruturação do parágrafo pode valer-se da exposição de ideias feita através de mecanismos de contraste. Ex.: Por um lado, por outro, antigamente, hoje, em contraste, em oposição, diferentemente, apesar de, embora etc.

10 Por ideias análogas, comparativas
O desenvolvimento do parágrafo pode dar-se através da comparação ou da analogia. Ex.: Igualmente, do mesmo modo, à semelhança de, como etc.

11 Por razões, causa, consequências e efeitos
A exposição de ideias pode ser feita valendo-se da estrutura causa/consequência ou da explicação das razões para determinadas atitudes. Esse tipo de parágrafo é comum em textos dissertativo-argumentativos. Ex.: Em razão de, consequentemente, por isso, portanto, de modo que, por motivo de, então, como resultado, com efeito etc.

12 Por explicitação de ideias
Trata-se do desenvolvimento para definir termos ou explicar expressões usadas. Segundo ANDRADE & MEDEIROS (2006, p. 217), “a ordenação por explicitação das ideias contidas em um parágrafo pode ocorrer de três formas: por definição, por analogia, ou por exemplificação.” Neste caso, há o uso frequente do verbo ser e de expressões como isto é, ou seja, não só, mas também etc.

13 Por resposta a uma interrogação
As interrogações são muito úteis quando se quer chamar a atenção do leitor. Neste caso, o parágrafo pode ser desenvolvido em torno de um questionamento inicial. Ex.: “O que muda no papel do professor? Muda a relação de espaço, tempo e comunicação com os alunos. O tempo de enviar ou receber informações amplia-se para qualquer dia da semana... (MORAN, 2000, p. 50).

14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANDRADE, Maria Margarida de & MEDEIROS, João Bosco. Comunicação em Língua Portuguesa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006. GARCIA, O. M. Comunicação em prosa moderna. 11ª. ed. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1983. MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M. T. e BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus: (Coleção Papirus Educação).


Carregar ppt "O PARÁGRAFO Conceito e Estrutura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google