A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE TEXTO. ESTRUTURA DO PENSAMENTO TESEvs.ANTÍTESE= SÍNTESE SÍNTESE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE TEXTO. ESTRUTURA DO PENSAMENTO TESEvs.ANTÍTESE= SÍNTESE SÍNTESE."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE TEXTO

2 ESTRUTURA DO PENSAMENTO TESEvs.ANTÍTESE= SÍNTESE SÍNTESE

3 TESE É UMA COLOCAÇÃO INICIAL, UMA IDÉIA QUE SE APRESENTA, UMA PROPOSIÇÃO. É UMA COLOCAÇÃO INICIAL, UMA IDÉIA QUE SE APRESENTA, UMA PROPOSIÇÃO.

4 ANTÍTESE É A PROPOSIÇÃO CONTRÁRIA À TESE. REVELA UM MECANISMO DE OPOSIÇÃO, É UMA IDEÍA QUE SE CONTRAPÕE À TESE.

5 SÍNTESE É O RESULTADO DO PROCESSO DE TESE E ANTÍTESE E REVELA UMA IDÉIA QUE MANTÉM O QUE HÁ DE CORRETO OU LEGÍTIMO ENTRE AS PROPOSIÇÕES OPOSTAS. A SÍNTESE É A UNIÃO DOS OPOSTOS. É O RESULTADO DO PROCESSO DE TESE E ANTÍTESE E REVELA UMA IDÉIA QUE MANTÉM O QUE HÁ DE CORRETO OU LEGÍTIMO ENTRE AS PROPOSIÇÕES OPOSTAS. A SÍNTESE É A UNIÃO DOS OPOSTOS.

6 INTRODUÇÃO OBJETIVO DO TEXTO: ??? IDÉIA CENTRAL DA INTRODUÇÃO: 1ª IDÉIA 2ª IDÉIA 3ª IDÉIA = 1º PARÁGRAFO 1º PARÁGRAFO

7 DESENVOLVIMENTO IDÉIA-SÍNTESE DO DESENVOLVIMENTO: CAUSA +IDEIA+CONSEQUÊNCIA PARÁGRAFOS: IDÉIAS DA INTRODUÇÃO ACRESCIDAS DE MAIS INFORMAÇÃO.

8 CONCLUSÃO IDÉIA CENTRAL DA CONCLUSÃO: IDEIA CENTRAL + OBJETIVO + OBSERVAÇÕES, SOLUÇÕES, DESDOBRAMENTOS, AVALIAÇÕES, VERIFICAÇÃO DE RESULTADOS ETC.

9 TÓPICO FRASAL SÃO FRASES QUE CARREGAM PROPOSIÇÕES QUE PERMITEM CONTINUIDADE. SÃO FRASES QUE CARREGAM PROPOSIÇÕES QUE PERMITEM CONTINUIDADE.EX.: A prática de esporte deve ser incentivada e amparada pelos órgãos públicos. A prática de esporte deve ser incentivada e amparada pelos órgãos públicos. O trabalho dignifica o homem, mas o homem não deve viver só de trabalho. O trabalho dignifica o homem, mas o homem não deve viver só de trabalho.

10 TIPOS DE TÓPICOS FRASAIS ENUMERAÇÃO ENUMERAÇÃO DESCRIÇÃO DETALHADA DESCRIÇÃO DETALHADA CONFRONTO DE DUAS IDÉIAS CONFRONTO DE DUAS IDÉIAS MOTIVACIONAL (APRESENTA-SE AS RAZÕES QUE COMPROVAM O QUE FOI AFIRMADO). MOTIVACIONAL (APRESENTA-SE AS RAZÕES QUE COMPROVAM O QUE FOI AFIRMADO). ANALÍTICO (DIVISÃO DO TODO EM PARTES). ANALÍTICO (DIVISÃO DO TODO EM PARTES). EXEMPLIFICAÇÃO (ESCLARECIMENTO POR MEIO DE EXEMPLOS) EXEMPLIFICAÇÃO (ESCLARECIMENTO POR MEIO DE EXEMPLOS)


Carregar ppt "PROJETO DE TEXTO. ESTRUTURA DO PENSAMENTO TESEvs.ANTÍTESE= SÍNTESE SÍNTESE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google