A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROFA. KYLDES BATISTA VICENTE PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I DATA: 10-11-2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROFA. KYLDES BATISTA VICENTE PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I DATA: 10-11-2005."— Transcrição da apresentação:

1

2 PROFA. KYLDES BATISTA VICENTE PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I DATA: AULA 14

3 O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA 1. UNIDADE 2. COERÊNCIA 3. ÊNFASE 4. ESTRUTURA

4 A PRIMEIRA CARACTERÍSTICA DE UM TEXTO COERENTE É TER UNIDADE TEMÁTICA.

5 A SEGUNDA CARACTERÍSTICA DE UM BOM TEXTO É NÃO SER CONTRADITÓRIO, HAVER SEQÜÊNCIA DE IDÉIAS, CONEXÃO ENTRE ELAS.

6 A CONDIÇÃO BÁSICA PARA UM BOM TEXTO É TER UMA IDÉIA CENTRAL A SER DEFENDIDA E A ÊNFASE A ELA SERÁ DEFINIDA CONFORME O ESTILO DO EMISSOR.

7 CORREÇÃO LINGÜÍSTICA. ORGANIZAÇÃO DO TEXTO. PROGRESSÃO DAS IDÉIAS. PRESSUPOSIÇÕES.

8 O PARÁGRAFO É UMA ESTRUTURA SUPERIOR À FRASE, QUE DESENVOLVE, EFICAZMENTE, UMA ÚNICA IDÉIA-NÚCLEO.

9 ETAPAS PRÉVIAS: 1.DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO 2.FIXAÇÃO DO OBJETIVO

10 A RESTRIÇÃO OU DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO É NECESSÁRIA PARA QUE POSSAMOS ORGANIZAR O PARÁGRAFO COM MAIS FACILIDADE.

11 ASSUNTO: VIOLÊNCIA O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA URBANA O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA NAS METRÓPOLES O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA EM PALMAS

12 A FIXAÇÃO CLARA DO OBJETIVO FACILITA A SELEÇÃO E A ORDENAÇÃO DAS IDÉIAS.

13 VIOLÊNCIA EM PALMAS APRESENTAR ALGUMAS CAUSAS DA VIOLÊNCIA EM PALMAS; APONTAR ALGUMAS CONSEQÜÊNCIAS DA VIOLÊNCIA EM PALMAS; INDICAR ALGUNS EXEMPLOS DA VIOLÊNCIA NO TOCANTINS.

14 PARÁGRAFO-PADRÃO TÓPICO FRASAL OU INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO OU TRANSIÇÃO

15 TÓPICO FRASAL FRASES INICIAIS DO PARÁGRAFO QUE TRADUZEM, DE MANEIRA GERAL E SUCINTA, A IDÉIA- TÓPICO, A IDÉIA-NÚCLEO DO PARÁGRAFO.

16 DESENVOLVIMENTO EXPANSÃO DAS IDÉIAS INDICADAS NO TÓPICO FRASAL, A PARTIR DA SELEÇÃO DE ASPECTOS OU DETALHES PARTICULARES QUE DESENVOLVAM A FRASE- NÚCLEO E ORDENA-OS.

17 CONCLUSÃO RETOMAR O OBJETIVO EXPRESSO NA FRASE-NÚCLEO; APRESENTAR CONSEQÜÊNCIAS, IMPLICAÇÕES DAQUILO QUE FOI EXPRESSO NO TÓPICO FRASAL E NO DESENVOLVIMENTO; SUGERIR UMA PERSPECTIVA DE SOLUÇÃO.

18 FIQUE ATENTO!! UNIDADE COERÊNCIA ÊNFASE NA TESE

19 PARÁGRAFO-PADRÃO TÓPICO FRASAL DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO ETAPAS PRÉVIAS DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO FIXAÇÃO DO OBJETIVO

20 O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA EM PALMAS PODE SER COMPARADO AO ÍNDICE DAS GRANDES CAPITAIS. APESAR DE O NÚMERO DE HABITANTES SER INFERIOR AO DAS GRANDES METRÓPOLES, CONSTATAM-SE OS MESMOS PROBLEMAS. COM A ILUSÃO DE UMA CIDADE CHEIA DE OPORTUNIDADES DE EMPREGO, MUITOS MIGRAM, MAS A REALIDADE SE REPETE. ISSO RESULTA EM EXCLUSÃO SOCIAL E, CONSEQÜENTEMENTE, EM VIOLÊNCIA. PORTANTO, NÃO HÁ DISPARIDADE ENTRE OS CRIMES PRATICADOS EM PALMAS COMPARADOS AOS DAS OUTRAS CAPITAIS.


Carregar ppt "PROFA. KYLDES BATISTA VICENTE PROFA. MARISTELA DE SOUZA BORBA WEB-TUTORA: SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO O PARÁGRAFO E A REDAÇÃO JURÍDICA I DATA: 10-11-2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google