A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Em conformidade a NBR – 14.724 / 2005. - Trata-se de elemento obrigatório. - A palavra INTRODUÇÃO deve ser digitada em caixa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Em conformidade a NBR – 14.724 / 2005. - Trata-se de elemento obrigatório. - A palavra INTRODUÇÃO deve ser digitada em caixa."— Transcrição da apresentação:

1 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Em conformidade a NBR – / Trata-se de elemento obrigatório. - A palavra INTRODUÇÃO deve ser digitada em caixa alta, centralizada sem o indicativo da seção. - A Introdução é a primeira oportunidade em que se deve apresentar o número da página. (Obs: Não é a página 1) - Espacejamento de linha = 1,5.

2 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação - A ABNT relativo a Introdução de um trabalho acadêmico define: Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do Trabalho. (ABNT, NBR 14724, 2005, p. 6).

3 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação Fases da Redação da Introdução 1 – Definir do Tema: Nessa fase a redação deve anunciar o tema central do TCC. 2 – Contextualizar o Tema: Nessa fase a redação deve situar o tema do trabalho no espaço e no tempo, ou dentro de um determinado contexto do curso, do mercado ou em áreas de interesses específicos.

4 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação 3 – Indicar o Problema. (Se aplicável??) Fase que permite apresentar uma questão ou um problema que levou ao estudo ou escolha do tema. 4 – Grau de desenvolvimento do tema do TCC. (Se necessário) Fase em que é possível mencionar o grau de desenvolvimento do tema no contexto acadêmico ou mesmo mercadológico.

5 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação 5 – Objetivos e Propósitos do TCC. Fase que permite ao grupo indicar onde e o que se pretende apresentar, demonstrar ou provar com a escolha do tema do TCC, bem como onde se pretende chegar com o desenvolvimento do trabalho. Sugestão: Utilizar as informações do pré-projeto, acaso não tenha ocorrido alteração daquele.

6 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação 6 – Estrutura Lógica do TCC. Fase em que a redação dá uma idéia da estrutura lógica adotada no desenvolvimento do TCC de maneira resumida. Por exemplo: O trabalho será apresentado iniciando pelos aspectos históricos do tema, abordará a legislação e seus desdobramentos.... E finalizando as perspectivas de sua utilização

7 COMO ELABORAR INTRODUÇÃO - Continuação 7 – Fontes de Pesquisas. Nesta fase deve-se anunciar quais as fontes de pesquisas que serão utilizadas, tais como: - Bibliográficas - Rede (internet) - Legislação aplicável. - Manuais - Periódicos - Apostilas - Entrevistas - Notas de aula e demais

8 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação 8 – Tempo Verbal. Observar que a Introdução do trabalho é um elemento que antecede o desenvolvimento, ou seja, aparece antes do mesmo, e portanto o tempo verbal correto é o futuro. O mesmo não se aplicando por ocasião da Conclusão.

9 COMO ELABORAR A CONCLUSÃO Padronizamos utilizar o termo:CONSIDERAÇÕES FINAIS Redação da Conclusão - Em conformidade a NBR – / Trata-se de elemento obrigatório. - É uma seção primária e não precisa ser numerada. - Uma boa redação de conclusão deve ser breve, exata e convincente. - A ABNT relativo a Conclusão de um trabalho acadêmico define: Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóte- ses. (ABNT, NBR 14724, 2005, p. 6).

10 COMO ELABORAR A CONCLUSÃO - Continuação - A palavra CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAISdeve ser digitada em caixa alta, centralizada, negrito sem o indicativo da seção. - Parte final do texto onde o grupo deverá proporcionar um fechamento da linha de raciocínio ou da estrutura geral adotada no TCC e primordialmente de uma conclusão principal / central do tema abordado. - A Conclusão ou Considerações Finais pode também sugerir uma continuidade, ou mesmo de apontar desdobramentos para o tema escolhido. Sugestão é de que seja feita.


Carregar ppt "COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Em conformidade a NBR – 14.724 / 2005. - Trata-se de elemento obrigatório. - A palavra INTRODUÇÃO deve ser digitada em caixa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google