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COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO

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Apresentação em tema: "COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO
- Em conformidade a NBR – / 2005. - Trata-se de elemento obrigatório. - A palavra “INTRODUÇÃO” deve ser digitada em caixa alta, centralizada sem o indicativo da seção. - A Introdução é a primeira oportunidade em que se deve apresentar o número da página. (Obs: Não é a página 1) - Espacejamento de linha = 1,5.

2 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação
- A ABNT relativo a Introdução de um trabalho acadêmico define: “Parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do Trabalho.” (ABNT, NBR 14724, 2005, p. 6).

3 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação
Fases da Redação da Introdução 1 – Definir do Tema: Nessa fase a redação deve anunciar o tema central do TCC. 2 – Contextualizar o Tema: Nessa fase a redação deve situar o tema do trabalho no espaço e no tempo, ou dentro de um determinado contexto do curso, do mercado ou em áreas de interesses específicos.

4 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação
3 – Indicar o Problema. (Se aplicável??) Fase que permite apresentar uma questão ou um problema que levou ao estudo ou escolha do tema. 4 – Grau de desenvolvimento do tema do TCC. (Se necessário) Fase em que é possível mencionar o grau de desenvolvimento do tema no contexto acadêmico ou mesmo mercadológico.

5 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação
5 – Objetivos e Propósitos do TCC. Fase que permite ao grupo indicar onde e o que se pretende apresentar, demonstrar ou provar com a escolha do tema do TCC, bem como onde se pretende chegar com o desenvolvimento do trabalho. Sugestão: Utilizar as informações do pré-projeto, acaso não tenha ocorrido alteração daquele.

6 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação
6 – Estrutura Lógica do TCC. Fase em que a redação dá uma idéia da estrutura lógica adotada no desenvolvimento do TCC de maneira resumida. Por exemplo: “O trabalho será apresentado iniciando pelos aspectos históricos do tema, abordará a legislação e seus desdobramentos E finalizando as perspectivas de sua utilização”

7 COMO ELABORAR INTRODUÇÃO - Continuação
7 – Fontes de Pesquisas. Nesta fase deve-se anunciar quais as fontes de pesquisas que serão utilizadas, tais como: - Bibliográficas - Rede (internet) - Legislação aplicável. - Manuais - Periódicos - Apostilas - Entrevistas - Notas de aula e demais

8 COMO ELABORAR A INTRODUÇÃO - Continuação
8 – Tempo Verbal. Observar que a Introdução do trabalho é um elemento que antecede o desenvolvimento, ou seja, aparece antes do mesmo, e portanto o tempo verbal correto é o “futuro”. O mesmo não se aplicando por ocasião da Conclusão.

9 COMO ELABORAR A CONCLUSÃO Padronizamos utilizar o termo: “CONSIDERAÇÕES FINAIS”
Redação da Conclusão - Em conformidade a NBR – / 2005. - Trata-se de elemento obrigatório. - É uma seção primária e não precisa ser numerada. - Uma boa redação de conclusão deve ser breve, exata e convincente. - A ABNT relativo a Conclusão de um trabalho acadêmico define: “Parte final do texto, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóte- ses.” (ABNT, NBR 14724, 2005, p. 6).

10 COMO ELABORAR A CONCLUSÃO - Continuação
- A palavra “CONCLUSÃO” ou “CONSIDERAÇÕES FINAIS”deve ser digitada em caixa alta, centralizada , negrito sem o indicativo da seção. - Parte final do texto onde o grupo deverá proporcionar um fechamento da linha de raciocínio ou da estrutura geral adotada no TCC e primordialmente de uma conclusão principal / central do tema abordado. - A Conclusão ou Considerações Finais pode também sugerir uma continuidade, ou mesmo de apontar desdobramentos para o tema escolhido. Sugestão é de que seja feita.


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