A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicações Técnico-científicas Udesc - CCT Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicações Técnico-científicas Udesc - CCT Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicações Técnico-científicas Udesc - CCT Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke.

2 Tipos de trabalhos científicos Tese (Doutorado) Tese (Doutorado) Dissertação (Mestrado) Dissertação (Mestrado) Monografia Monografia (Graduação e Pós-graduação) (Graduação e Pós-graduação) Relatórios Relatórios Artigos Artigos Resenhas e ensaios bibliográficos Resenhas e ensaios bibliográficos

3 Manual Udesc – Terceira edição – Terceira edição.

4 Udesc Para cursos de graduação: Trabalho de conclusão de curso (TCC) e/ou relatório de estágio Para cursos de graduação: Trabalho de conclusão de curso (TCC) e/ou relatório de estágio Para cursos de pós-graduação nível especialização: Trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento Para cursos de pós-graduação nível especialização: Trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento Para cursos de pós-graduação nível mestrado: Dissertação Para cursos de pós-graduação nível mestrado: Dissertação Para cursos de pós-graduação nível doutorado: Tese. Para cursos de pós-graduação nível doutorado: Tese.

5 TCC – Trabalho de conclusão de curso O objetivo é a divulgação dos dados técnicos obtidos e analisados e registrados em caráter permanente, proporcionando a outros pesquisadores, fontes de pesquisas fiéis, capazes de nortear futuros trabalhos de pesquisa e facilitando sua recuperação nos diversos sistemas de informação utilizados. Apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. (ABNT/NBR 14724, 2011)

6 DISSERTAÇÃO: É um estudo científico, com tratamento escrito individual, de um tema bem determinado e limitado, que venha contribuir com relevância à ciência. As dissertações são apresentadas ao final de cursos de mestrado, com grande rigor acadêmico, mas sem a inovação dos trabalhos de tese. Apresenta o resultado de um trabalho de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do aluno. (ABNT/NBR14724, 2011)

7 TESE: As teses são trabalhos científicos mais elaborados e completos. São resultados apresentados como necessidade para conclusão de cursos de doutorado e devem ser constituídas de idéia, fundamento ou proposta original. Apresenta o resultado de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. (ABNT/NBR 14724, 2011)

8 RELATÓRIO DE ESTÁGIO: É a descrição de um processo de aprendizado do qual o aluno participa. Os itens obrigatórios são os mais variados conforme solicitação de cada professor, instituição ou objetivo.

9 Relatório Resultados finais de estudo, pesquisa, estágio, etc. Resultados finais de estudo, pesquisa, estágio, etc. O autor apresenta os instrumentos teóricos e práticos utilizados, os dados coletados, e elabora sugestões e contribuições ao assunto em questão a partir de sua vivência. O autor apresenta os instrumentos teóricos e práticos utilizados, os dados coletados, e elabora sugestões e contribuições ao assunto em questão a partir de sua vivência.

10 Estrutura do relatório Apresentação Apresentação Resumo/Abstract Resumo/Abstract Sumário Sumário Introdução Introdução Metodologia Metodologia Embasamento teórico Embasamento teórico Apresentação e análise de dados Apresentação e análise de dados Interpretação Interpretação Conclusões Conclusões Recomendações e sugestões Recomendações e sugestões Apêndice Apêndice Anexo Anexo Bibliografia Bibliografia

11 Relatório INADEQUADOADEQUADO Depois que eu observei o funcionamento do aparelho... Depois de observarmos o funcionamento do aparelho… Depois de observar o funcionamento do aparelho... Depois de observado o funcionamento do aparelho... Observou-se o funcionamento do aparelho...

12 TADS (Grade Nova) Estágio Curricular Supervisionado I (ECS1004) Estágio Curricular Supervisionado I (ECS1004) Fase: 5ª, CHP = 144, CHTT = 144 Estágio Curricular Supervisionado II (ECS2004) Fase: 6ª, CHP = 144, CHTT = 144 Estágio Curricular Supervisionado II (ECS2004) Fase: 6ª, CHP = 144, CHTT = 144 O Estágio Curricular Supervisionado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas está com 288 horas/aula, que corresponde a 11,94% da carga horária total do curso.

13 Estágio Curricular Supervisionado Desenvolvimento e apresentação de um trabalho prático final de curso na área de computação ou informática que pode ser realizado na própria instituição ou em empresa pública ou privada.

14 Estágio Curricular Supervisionado O acadêmico pode realizar dois estágios separados de 120 horas ou um único estágio de 240 horas (em único semestre); neste segundo caso, o acadêmico se matricula simultaneamente em Estágio Curricular Supervisionado I e II. O acadêmico possui uma orientação de um professor da UDESC (escolha livre) e do supervisor (empresa), sendo o estágio individual.

15 Artigo científico Estudo de natureza científica com extensão reduzida. Estudo de natureza científica com extensão reduzida. Apresenta resultados de pesquisa teórica e/ou empírica. Apresenta resultados de pesquisa teórica e/ou empírica. Consta de: Consta de: Título Título Resumo Resumo Introdução Introdução Desenvolvimento Desenvolvimento Conclusão Conclusão Referências. Referências.

16 Resenha Crítica Síntese crítica de livro ou artigo científico. Síntese crítica de livro ou artigo científico. Expressa um juízo de valor sobre o texto resenhado. Expressa um juízo de valor sobre o texto resenhado. É geralmente produzido por uma pessoa ligada à área. É geralmente produzido por uma pessoa ligada à área. Além da resenha crítica, há também os chamados ensaios bibliográficos, que tratam de mais de um texto da mesma área. Além da resenha crítica, há também os chamados ensaios bibliográficos, que tratam de mais de um texto da mesma área.

17 Estrutura da resenha crítica Título: algumas publicações exigem que seja exatamente o título do texto resenhado. Título: algumas publicações exigem que seja exatamente o título do texto resenhado. Referência bibliográfica Referência bibliográfica Credenciais do autor Credenciais do autor Conhecimento Conhecimento Conclusões do autor Conclusões do autor Quadro de referência: teórica, ideológica,... Quadro de referência: teórica, ideológica,... Apreciação. Apreciação.

18 Trabalho científico – Forma Geral (ABNT) Capa Capa Página de rosto Página de rosto Folha de avaliação Folha de avaliação Dedicatória* Dedicatória* Agradecimentos Agradecimentos Resumo Resumo Listas Listas Ilustrações Ilustrações Tabelas Tabelas Siglas e abreviaturas Siglas e abreviaturas Sumário / Índice Sumário / Índice Introdução Introdução Corpo do trabalho Corpo do trabalho Conclusão Conclusão Referências Referências Glossário* Glossário* Apêndice e anexo Apêndice e anexo Página final e contracapa em branco. Página final e contracapa em branco.

19 Referências bibliográficas: BASTOS, Cleverson Leite e KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. Petrópolis: Vozes, DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1991.


Carregar ppt "Comunicações Técnico-científicas Udesc - CCT Metodologia Científica Prof.ª Kênia Gaedtke."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google