A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado. MONOGRAFIA CONCEITO Estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado. MONOGRAFIA CONCEITO Estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo."— Transcrição da apresentação:

1 MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado

2 MONOGRAFIA CONCEITO Estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece à rigorosa metodologia. Estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo e que obedece à rigorosa metodologia. Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas em todos os seus ângulos e aspectos […] Investiga determinado assunto não só em profundidade, mas em todos os seus ângulos e aspectos […] Contribuição importante, original e pessoal para a ciência. Contribuição importante, original e pessoal para a ciência. (MARCONI; LAKATOS, 1990) (MARCONI; LAKATOS, 1990) ETAPAS Definição do tema Definição do tema Levantamento bibliográfico Levantamento bibliográfico Obtenção do material Obtenção do material Leitura do material Leitura do material Fichamento Fichamento Análise do material registrado Análise do material registrado Redação da monografia Redação da monografia

3 ESTRUTURA (1) CAPA Deve conter autoria e título do trabalho, dispostos a critério do autor ou segundo a padronização adotada pela Instituição destinatária. Deve conter autoria e título do trabalho, dispostos a critério do autor ou segundo a padronização adotada pela Instituição destinatária. Pode incluir outros elementos ou dados (é opcional). Pode incluir outros elementos ou dados (é opcional). FOLHA DE ROSTO (na primeira linha no topo da folha, centralizado, com letra um ponto menor que a fonte usada para o título; nome do autor (na primeira linha no topo da folha, centralizado, com letra um ponto menor que a fonte usada para o título; : escrito com fonte maior que a utilizada para o nome do autor, localizada no centro da página O subtítulo, quando houver, deve ser graficamente diferente e separado do título por dois pontos (quando for explicativo) ou por ponto e vírgula (quando se tratar de subtítulo complementar). Título: escrito com fonte maior que a utilizada para o nome do autor, localizada no centro da página O subtítulo, quando houver, deve ser graficamente diferente e separado do título por dois pontos (quando for explicativo) ou por ponto e vírgula (quando se tratar de subtítulo complementar).

4 ESTRUTURA (2) : consiste na explicitação do que se trata o trabalho, mencionando-se o curso, a unidade a que foi apresentado e o grau pretendido. Nota de monografia: consiste na explicitação do que se trata o trabalho, mencionando-se o curso, a unidade a que foi apresentado e o grau pretendido. : após a nota de monografia, indica-se a área de concentração do curso. Área de concentração: após a nota de monografia, indica-se a área de concentração do curso. : colocado após a definição da área de concentração, incluindo a titulação e a instituição a que pertence. Orientador: colocado após a definição da área de concentração, incluindo a titulação e a instituição a que pertence. : local, instituição e data(ano) da entrega, centrado um em cada linha, observando-se a margem vertical inferior. Notas tipográfica: local, instituição e data(ano) da entrega, centrado um em cada linha, observando-se a margem vertical inferior. : ficha catalográfica – localizada na parte inferior da página, deverá ser confeccionada por profissional bibliotecário. Verso da folha de rosto: ficha catalográfica – localizada na parte inferior da página, deverá ser confeccionada por profissional bibliotecário.

5 ESTRUTURA (3) FOLHA DE APROVAÇÃO Deve conter a data de aprovação (defesa), nome completo dos membros da banca examinadora e local para assinatura dos mesmos. Deve conter a data de aprovação (defesa), nome completo dos membros da banca examinadora e local para assinatura dos mesmos. PÁGINAS PRELIMINARES (em páginas separadas) Dedicatória (opcional) Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Epígrafe (opcional) SUMÁRIO Listas Listas RESUMO (informativo) RESUMO (informativo) síntese dos pontos relevantes do texto síntese dos pontos relevantes do texto 500 palavras 500 palavras PALAVRAS-CHAVE (ou unitermos)

6 ESTRUTURA (4) TEXTO Introdução É a última parte a ser escrita; Precisa contemplar: Assunto (âmbito de inserção do tema); Assunto (âmbito de inserção do tema); Tema – apresentação do recorte feito em relação ao assunto; Tema – apresentação do recorte feito em relação ao assunto; Problema (questões e, ou argumentos que demonstrem que o tema abordado se constitui num problema teórico e,ou prático); Problema (questões e, ou argumentos que demonstrem que o tema abordado se constitui num problema teórico e,ou prático); Hipótese(s) – resposta provisória para questão de pesquisa; Hipótese(s) – resposta provisória para questão de pesquisa; Justificativa – argumentos que demonstrem a importância de se tratar deste problema Justificativa – argumentos que demonstrem a importância de se tratar deste problema Objetivos – o que se pretendeu realizar a partir da pesquisa; Objetivos – o que se pretendeu realizar a partir da pesquisa; Metodologia – caminho percorrido para a elaboração da monografia (pesquisa bibliográfica em suas etapas – se for o caso) Metodologia – caminho percorrido para a elaboração da monografia (pesquisa bibliográfica em suas etapas – se for o caso) Plano de exposição – estrutura apresentada pela monografia (explicar a ordem das seções ou capítulos). Plano de exposição – estrutura apresentada pela monografia (explicar a ordem das seções ou capítulos).

7 ESTRUTURA (5) Revisão de Literatura Demonstra o conhecimento da literatura básica sobre o tema, e apresenta o quadro teórico que fundamenta o estudo. Demonstra o conhecimento da literatura básica sobre o tema, e apresenta o quadro teórico que fundamenta o estudo. Material e Métodos (ou Metodologia) Descrição dos caminhos e instrumentos utilizados na pesquisa em todas as suas fases Descrição dos caminhos e instrumentos utilizados na pesquisa em todas as suas fases

8 ESTRUTURA (6) Resultados Apresentação clara e concisa dos resultados alcançados Apresentação clara e concisa dos resultados alcançados Discussão dos Resultados Comparação dos resultados alcançados com a fundamentação teórica construída Comparação dos resultados alcançados com a fundamentação teórica construída

9 ESTRUTURA (7) CONCLUSÃO E,OU CONSIDERAÇÕES FINAIS Constitui-se na resposta à questão de pesquisa. Constitui-se na resposta à questão de pesquisa. O autor manifesta o seu posicionamento frente aos resultados alcançados (comparando-os com os objetivos e hipóteses iniciais). O autor manifesta o seu posicionamento frente aos resultados alcançados (comparando-os com os objetivos e hipóteses iniciais). É vedada a inclusão de dados novos e a citação de outros autores. É vedada a inclusão de dados novos e a citação de outros autores. REFERÊNCIAS Indicar as fontes citadas ao longo do trabalho Indicar as fontes citadas ao longo do trabalho ANEXOS E,OU APÊNDICES

10 OBRIGADA! natfurtado9092 hotmail.com


Carregar ppt "MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado. MONOGRAFIA CONCEITO Estudo sobre um tema específico ou particular, com suficiente valor representativo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google